Navegar para Cima

Serviços

Turno Integral

Nosso Turno Integral atende crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais no turno inverso, com possibilidade de matrícula de 2 a 5 dias semanais.

​​​​O Turno Integral do Colégio Marista Champagnat tem como objetivo proporcionar experiências e aprendizagens que promovam o desenvolvimento integral dos estudantes. A proposta é voltada para quem está matriculado da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. A partir da metodologia de projetos, os estudantes se tornam protagonistas ao sugerir temas para investigação que despertem a curiosidade e a construção de novos conhecimentos, desenvolvendo a aprendizagem e ampliando seu repertório artístico e cultural.

As atividades promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, relacionais, socioafetivas, culturais, tecnológicas, além do cuidado com uma alimentação saudável, orientação para hábitos de estudo, formação para valores e lazer. ​


​Matrícula Flexível

O estudante que frequenta o turno regular em nosso Colégio tem a oportunidade de vivenciar, conforme a necessidade da família, a proposta do Turno Integral. A contratação desse serviço pode ser de, no mínimo, dois e, no máximo, cinco dias na semana. A matrícula deve ser realizada de forma online, por meio do Marista Virtual App. Os novos estudantes poderão fazer a sua diretamente na Secretaria do Colégio. O processo deverá ser realizado entre o dia 1º e 10 de cada mês.​

Alimentação

A alimentação das crianças é acompanhada pelos educadores, que as orientam e incentivam a hábitos saudáveis, observando as necessidades individuais. Os cardápios de almoço e lanche são formulados pela Cantina Seventeen, com a supervisão de uma nutricionista responsável. O lanche acontece pela manhã, das 8h30 às 9h, e à tarde, das 15h30 às 16h, e cada estudante pode trazer a sua alimentação ou contratar o serviço da Cantina. O almoço é servido das 11h30 às 13h no refeitório do Turno Integral e é organizado pela Cantina do Colégio. Em caso de restrição alimentar, problemas de saúde ou qualquer outra informação importante sobre a rotina do estudante, as famílias devem informar a equipe responsável pelo Turno Integral. As informações referentes a valores, bem como a contratação desses serviços devem ser realizadas diretamente com a Cantina, seja de forma ou presencial ou via WhatsApp: (51) 99331-7562.

Equipe 

O Turno Integral é acompanhado por uma equipe composta pela Coordenação do Turno Integral, Coordenação Pedagógica, Coordenação de Turno e Orientação Educacional. As atividades são desenvolvidas por Monitores de Aprendizagem e Instrutores Especializados.

Atividades desenvolvidas

Projeto BrincArte (segundas e sextas-feiras) - A partir de temas de interesse e curiosidade dos estudantes, são desenvolvidas atividades que buscam investigar, criar e interagir com os múltiplos saberes, através do filtro da arte e da brincadeira. Proporciona momentos de diversão, podendo acontecer em diversos espaços do Colégio. Por meio das brincadeiras, dos jogos, da imaginação e da interação com o outro, é possível despertar nas crianças o prazer para o brincar criativo, tornando-as mais confiantes e criativas.​ 

Corpo e Movimento (quinta-feira) - Desenvolve a autonomia, a cooperação, a criatividade, a sensibilidade e o autoconhecimento, proporcionando às crianças a percepção do seu corpo. A partir de jogos teatrais e dinâmicas corporais, é estabelecida uma relação consigo próprio, com o outro e com o meio em que estão inseridos.

Everyday English - ​​A partir de encontros diários, os estudantes do Turno Integral desenvolvem a Língua Inglesa em um contexto lúdico e divertido, visando ampliar o repertório cultural, bem como a oralidade, leitura e escrita. As atividades contribuem para o desenvolvimento dos projetos interdisciplinares de cada turma, abrindo novos horizontes.

Hábitos de Estudo - Diariamente, é disponibilizado um horário específico para o auxílio ao tema. Além de ajudar o estudante na resolução das atividades solicitadas no turno regular, esse momento possibilita desenvolver técnicas de estudos que o ajude a construir sua autonomia, com proatividade. 

Mãos na Massa - A partir da culinária e do artesanato, desenvolve a habilidade de trabalhar em grupo e a cooperação. O estudante fará experiência com os múltiplos ingredientes e materiais diversos de maneira prazerosa, divertida e coletiva. A oficina contemplará conhecimentos sobre nutrição e experiências sensorial motivando os estudantes para o hábito de uma alimentação saudável. A oficina ocorre uma vez por mês.

Pastoral das Infâncias - A partir dos valores Maristas os encontros proporcionam momentos de experiências, diálogos e escutas sobre espiritualidade, cuidado de si, do outro e do mundo. Com uma linguagem infantil e simbologia própria os estudantes desenvolverão o cultivo da interioridade identificando a presença do sagrado na vida cotidiana. Esse momento ocorre uma vez ao mês, dependendo da manifestação e autorização dos pais e/ou responsáveis.

Psicomotricidade (terças-feiras) - Desenvolve as interações cognitivas e sensório-motoras do estudante, visando à sua compreensão das capacidades de ser, estar e se expressar, por meio de jogos e atividades diversificadas.​

Ritmos e Sons (quartas-feiras) - Esta oficina procura desenvolver a percepção musical, através da busca de sons com o corpo e diversos objetos. As atividades tem como objetivo, ainda, estimular a sensibilidade musical, aumentar a concentração e o raciocínio lógico. 

Organização das Turmas


​​​Manhã​
​Turma M1 
Educação Infantil - Nível 1, 2 e 3​
​​Turma M2
1º ano EF
Turma M3​
​2º ano EF​


​Turma M4 
3º, 4º e 5º ano EF
Tarde
​​Turma T1
1º e 2º ano EF​
​​Turma T2
3º, 4º e 5º ano EF​​
​​