É tempo de ser destaque

27/09/2021
RECONHECIMENTO
Conheça os estudantes selecionados em eventos e projetos científicos

​No Marista Graças a Iniciação Científica e a participação em eventos, que estimulem práticas em diversas áreas do conhecimento, são trabalhadas desde o sexto ano dos Anos Finais até o término do Ensino Médio. As proposições desenvolvidas pelos estudantes, sob orientação de educadores, se transformam em experiências que aproximam as curiosidades do cotidiano em diversas práticas. Para isso, encontram-se disponíveis dos alunos diferentes espaços e alternativas para atividades e trabalhos científicos, desenvolvendo a capacidade investigativa e analítica.

O resultado das vivências dos projetos se materializa nas conquistas e reconhecimentos. Por isso, confira abaixo os projetos desenvolvidos por nossos alunos!

Espaço Jovem Cientista da PUCRS

O Espaço Jovem Cientista é uma realização do Museu de Ciências e Tecnologia e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS e tem como principal objetivo oportunizar a atuação de alunos e professores da educação básica e incentivar a produção científica, possibilitando a apresentação de pesquisas realizadas em suas escolas. Os projetos de pesquisa a apresentados contemplam as diferentes áreas do conhecimento. Em 2021, temos a alegria de prestigiar que o projeto Reforma de Listas Obrigatórias no Ensino Fundamental II que Despertem o Hábito de Leitura nos Jovens Brasileiros, de nossa ex-estudante Bianca Sarandy Machado Camaratta e Júlia Gonçalves de Medeiros​​, foi agraciado como um dos destaques.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. Na 1ª fase, os alunos do Colégio que tiveram a classificação foram:

• Ana Claudia Boff Jeremias
  • Arthur Garcia Castiglia
  • Bruna Carolina de Oliveira Correa
  • Bruna Maria Santana Felix
  • Elion Luz Adamatti Bisotto
  • Fernanda Adornes Daudt
  • Guilherme Santana Simon
  • Julia Gonçalves de Medeiros
  • Lara Cabral Rosa
  • Luísa de Freitas Cardoso

​XVI Salão UFRGS Jovem

O Salão UFRGS Jovem, evento que integra o Salão UFRGS, é uma atividade de cunho científico, tecnológico e cultural que promove a interlocução entre os alunos da Educação Básica e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a comunidade em geral, a partir da exposi​​​ção​ das pesquisas desenvolvidas no ambiente educacional. Nesta edição, 14 trabalhos foram destaque. Para conhecê-los, clique aqui, selecionando o campo “Escola" e preenchendo na barra de busca “COLEGIO MARISTA GRACAS".

A participação em eventos de cunho científico é uma realidade no Colégio, ocorrendo há alguns anos. Em 2019, nossos alunos participaram de olimpíadas no segmento da história, matemática e educação financeira. Em 2020, ainda que o contexto do distanciamento social fosse uma realidade, tivemos a participação em eventos que trabalhassem na perspectiva da ciência. Clique aqui e saiba mais!​