É tempo de ser destaque

27/09/2021
Conheça os estudantes selecionados em eventos e projetos científicos

Atenção: Notícia atualizada em 20/12/2021​.

No Marista Graças a Iniciação Científica e a participação em eventos, que estimulem práticas em diversas áreas do conhecimento, são trabalhadas desde o sexto ano dos Anos Finais até o término do Ensino Médio. As proposições desenvolvidas pelos estudantes, sob orientação de educadores, se transformam em experiências que aproximam as curiosidades do cotidiano em diversas práticas. Para isso, encontram-se disponíveis dos alunos diferentes espaços e alternativas para atividades e trabalhos científicos, desenvolvendo a capacidade investigativa e analítica.

O resultado das vivências dos projetos se materializa nas conquistas e reconhecimentos. Por isso, confira abaixo os projetos desenvolvidos por nossos alunos!

​Mostra Marista de Iniciação Científica

​No dia 5/11, mais de 500 estudantes dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista estiveram reunidos virtualmente para a Mostra Marista de Iniciação Científica. Voltado para alunos do 6º ano EF ao Ensino Médio, o evento tem o objetivo de propor momentos de partilhas de aprendizagens sobre Investigação Científica, promovendo espaços para a apresentação de trabalhos científicos produzidos pelos alunos. ​Neste ano, fomos representados com cinco trabalhos! Clique aqui para conhecê-los​.​

Olimpíada Brasileira de Educação Financeira – OBEF

Pelo terceiro ano participamos da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira – OBEF. Nos anos de 2019 e 2020 ​tivemos a representação de estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio, enquanto que em 2021 os estudantes do 1º, 2º e 3º ano foram premiados. A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira  (OBEF) e Olimpíada de Educação Financeira do Rio Grande do Sul (OBEF RS) são ações do Projeto de Extensão Olimpíada Brasileira de Educação Financeira, vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA), da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Conheça nossos destaques!

• Ana Cláudia Boff Jeremias - Ouro

• ​Yasmin Silva Nunes - Prata

• Julia Gonçalves de Medeiros – Prata

• Erik Vieira Suris - Bronze

Espaço Jovem Cientista da PUCRS

O Espaço Jovem Cientista é uma realização do Museu de Ciências e Tecnologia e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS e tem como principal objetivo oportunizar a atuação de alunos e professores da educação básica e incentivar a produção científica, possibilitando a apresentação de pesquisas realizadas em suas escolas. Os projetos de pesquisa a apresentados contemplam as diferentes áreas do conhecimento. Em 2021, temos a alegria de prestigiar que o projeto Reforma de Listas Obrigatórias no Ensino Fundamental II que Despertem o Hábito de Leitura nos Jovens Brasileiros, de nossa ex-estudante Bianca Sarandy Machado Camaratta e Júlia Gonçalves de Medeiros​​, foi agraciado como um dos destaques.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. Na 1ª fase, os alunos do Colégio que tiveram a classificação foram:

• Ana Claudia Boff Jeremias

• Arthur Garcia Castiglia

• Bruna Carolina de Oliveira Correa

• Bruna Maria Santana Felix

• Elion Luz Adamatti Bisotto

• Fernanda Adornes Daudt

• Guilherme Santana Simon

• Julia Gonçalves de Medeiros

• Lara Cabral Rosa

• Luísa de Freitas Cardoso

​XVI Salão UFRGS Jovem

O Salão UFRGS Jovem, evento que integra o Salão UFRGS, é uma atividade de cunho científico, tecnológico e cultural que promove a interlocução entre os alunos da Educação Básica e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a comunidade em geral, a partir da exposi​​​ção​ das pesquisas desenvolvidas no ambiente educacional. Nesta edição, 14 trabalhos foram destaque. Para conhecê-los, clique aqui, selecionando o campo “Escola" e preenchendo na barra de busca “COLEGIO MARISTA GRACAS".

A participação em eventos de cunho científico é uma realidade no Colégio, ocorrendo há alguns anos. Em 2019, nossos alunos participaram de olimpíadas no segmento da história, matemática e educação financeira. Em 2020, ainda que o contexto do distanciamento social fosse uma realidade, tivemos a participação em eventos que trabalhassem na perspectiva da ciência. Clique aqui e saiba mais!​