COMO FUNCIONA?
Os estudantes da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental têm a oportunidade de se matricular, conforme a necessidade da família, no Turno Integral. A matrícula pode ser realizada para no mínimo dois e no máximo cinco dias na semana.
Com o objetivo de qualificar o atendimento aos estudantes, em 2024 as turmas dividem-se em:
Turno I – Educação Infantil – Manhã
Turno II – 1º anos E.F. – Manhã
Turno III – 2º anos E.F. – Manhã
Turno IV – 1 º, 2 º e 3º anos E.F. – Manhã
Turno V – 3º ao 5º anos E.F. – Manhã
Turno VI – 1º ao 3º anos E.F. - Tarde
Turno VII – 4º ao 6º anos E.F. – Tarde
ATIVIDADES
A rotina diária inclui orientação ao tema de casa e realização de trabalhos escolares, alimentação, horário de descanso e oficinas.
Confira aqui o guia com o cronograma das turmas de 2024 do turno integral
ALIMENTAÇÃO
A alimentação das crianças é acompanhada pelos educadores, que as orientam e incentivam a hábitos saudáveis, observando as necessidades individuais. Os cardápios de almoço e lanche são formulados pela Cantina do Marista Ipanema, com a supervisão de uma nutricionista responsável. Ambos são enviados mensalmente pela agenda estudantil e disponibilizados também no site do Colégio. A contratação e o pagamento do serviço de alimentação são realizados diretamente com a Cantina do Colégio.
Em 2024, o café da manhã será oferecido em dois horários: das 8h30 às 9h, para os turnos 1, 2 e 3, e das 9h30 às 10h para os turnos 4 e 5. Já o almoço das turmas do turno integral será das 11h15 até 12h45. Para o turno da tarde o lanche das 15h50 às 16h15. Nesses horários, a Cantina terá um espaço preestabelecido para uso do Turno Integral. A alimentação fora dos horários estabelecidos fica sob responsabilidade da família do estudante.
Em caso de restrição alimentar, problemas de saúde ou qualquer outra informação importante sobre a rotina do estudante, as famílias devem informar à equipe da Cantina do Colégio.
O Turno Integral é realizado no turno inverso e é dividido em oficinas ministradas por instrutores, que buscam inserir práticas diferenciadas na rotina.
Confira as oficinas desenvolvidas:
Amiguinhos de Champagnat
A partir da acolhida Marista, a oficina propicia momentos de troca e vivências que construam junto com as crianças valores importantes para o desenvolvimento de seu projeto de vida. A partir da realidade e do contexto infantil, são abordados temas variados, por meio de diálogo, momentos de convivência, dinâmicas e socialização.
Full-time english
A oficina de língua inglesa (Full-time english) promove vivências com o inglês que perpassam as 4 habilidades da língua (compreender pela escuta, ler, falar e escrever). Através de uma abordagem multicultural, visa oportunizar espaços de aprendizagens em que as crianças possam construir experiências com a mediação dos educadores envolvidos no processo de aprendizagem. Ao buscar conexões com as diferentes áreas do conhecimento e através de diferentes recursos e tecnologias, o Full-time English dialogará com os estudantes de forma lúdica, despertando curiosidade e interesse, e consequentemente proporcionará aos estudantes o aprimoramento do aprendizado de língua inglesa.
Hábitos de estudo
Diariamente, é disponibilizado um horário específico para auxílio ao tema, organização de materiais, incentivo à leitura e pesquisa. A orientação aos trabalhos e tarefas favorece a formação de um estudo sistemático de qualidade e busca desenvolver hábitos de estudos, que fortaleçam toda sua trajetória.
Jogos lúdicos
A oficina garante tempo e espaço para jogos de tabuleiro e brincadeiras que auxiliam o desenvolvimento do pensamento e de estratégias e amplia o repertório, reestruturando a forma de pensar e interagir com a realidade. A criança também articula estratégias individuais e em grupo, convivendo em situações diferentes que os jogos proporcionam.
Movimento corporal
Está diretamente ligada aos processos de aprendizagens afetivas, emocionais, sociais, expressivas e interpretativas que são constituídas ao longo da vida do estudante. Proporciona um repertório rico de jogos e movimentos que desenvolve a expressividade e a mobilidade de cada criança, aliado ao trabalho cooperativo e ao brincar.
Música
A música é entendida como modo de experimentação do mundo. Através dela, a criança se apropria de valores, significações e símbolos, que fazem parte de sua vida e de diferentes culturas. A musicalidade convida ao movimento, ao sentir, ao vibrar, ao explorar com o corpo diferentes objetos, favorecendo a construção da imagem corporal do estudante.
Oficina Mão na massa
Oficinas semanais com atividades de culinária e artesanato, que ocorrem a cada 15 dias, de maneira intercalada. Essa oficina tem como objetivo incentivar o trabalho em grupo e a cooperação. Permite ao estudante colocar a “mão na massa”, oportunizando a pesquisa e a leitura de receitas e o desenvolvimento de trabalhos manuais.
Oficina da imaginação
Desenvolvida através da expressão corporal a oficina propõe dinamismo em sua prática, ofertando aos estudantes possibilidades de momentos de empatia, sociabilidade, interatividade e companheirismo. A atividade é conduzida através da arte teatral de forma lúdica e pedagógica.
Desafios da Robótica
Os objetivos desta oficina são integrar os estudantes aos meios tecnológicos e informatizados, trabalhar os diversos recursos disponíveis nos espaços tecnológicos e aprofundar a ludicidade a partir de jogos e desafios. Por meio de sites lúdicos e pedagógicos, aplicativos, jogos e materiais de robótica, são realizadas produções individuais e coletivas.
Desafios do Pensamento Computacional
Esta oficina visa um direcionamento dos estudantes. O pensamento computacional busca uma capacidade criativa, crítica e estratégica de usar os fundamentos da computação nas mais diversas áreas do conhecimento com a finalidade de resolver problemas de uma maneira individual ou colaborativa.
Estúdio de Ciências da Natureza
A oficina de ciências da natureza do turno integral, tem como objetivo estimular habilidades científicas assim como motivar o saber científico através de metodologias ativas, desenvolvendo atividades mais lúdicas e que estejam inseridas na realidade de cada aluno. Dessa forma os alunos presentes na sala de aula se sentem parte da atividade, onde eles também sugerem o que gostariam de desenvolver no dia. Muitas das atividades realizadas no laboratório tem como embasamento os "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” elaborado pela ONU (Nações Unidas Brasil) esse projeto contém objetivos que visam tornar um Brasil melhor, despertando assim o sentimento de comunidade.