COMO FUNCIONA?
Os estudantes da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental têm a oportunidade de se matricular, conforme a necessidade da família, no Turno Integral. A matrícula pode ser realizada para no mínimo dois e no máximo cinco dias na semana.
Com o objetivo de qualificar o atendimento aos estudantes, as turmas dividem-se em:
- Turno Integral I – Manhã: Educação Infantil
- Turno Integral II – Manhã: 1º ano do Ensino Fundamental
- Turno Integral III – Manhã: 1º e 2º ano do Ensino Fundamental
- Turno Integral IV – Manhã: 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental
- Turno Integral V – Tarde: 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
- Turno Integral VI – Tarde: 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental
ATIVIDADES
A rotina diária inclui orientação ao tema de casa e realização de trabalhos escolares, alimentação, horário de descanso e oficinas.
Confira o cronograma do turno integral:
Guia Turno Integral 2022.pdf
ALIMENTAÇÃO
A alimentação das crianças é acompanhada pelos educadores, que as orientam e incentivam a hábitos saudáveis, observando as necessidades individuais. Os cardápios de almoço e lanche são formulados pela Cantina do Marista Ipanema, com a supervisão de uma nutricionista responsável. Ambos são enviados mensalmente pela agenda estudantil e disponibilizados também no site do Colégio. A contratação e o pagamento do serviço de alimentação são realizados diretamente com a Cantina do Colégio.
Pela manhã, o lanche é oferecido das 8h30 às 9h, e o almoço das 11h às 12h. Já pela tarde, a hora do almoço é do 12h20 à 13h25, e o lanche é oferecido das 16h40 às 17h10. Nesses horários, a Cantina é reservada para uso exclusivo do Turno Integral. A alimentação fora dos horários estabelecidos fica sob responsabilidade dos pais/responsáveis do estudante.
Em caso de restrição alimentar, problemas de saúde ou qualquer outra informação importante sobre a rotina do estudante, as famílias devem informar à equipe da Cantina do Colégio.
Confira o cardárpio do mês do Turno Integral:
cardápio almoço maio 2022.pdf
O Turno Integral é realizado no turno inverso e é dividido em oficinas ministradas por instrutores, que buscam inserir práticas diferenciadas na rotina.
Confira as oficinas desenvolvidas:
Amiguinhos de Champagnat
A partir da acolhida Marista, a oficina propicia momentos de troca e vivências que construam junto com as crianças valores importantes para o desenvolvimento de seu projeto de vida. A partir da realidade e do contexto infantil, são abordados temas variados, por meio de diálogo, momentos de convivência, dinâmicas e socialização.
Desenvolve a comunicação e a expressão através da linguagem oral e escrita dando voz mediante a diferentes recursos expressivos: confecção de livros de história, ilustrações, cartas, convites, receitas e entrevistas, considerando várias áreas do conhecimento. Favorece a diversidade de produções, ampliando o repertório simbólico, imagético e letrado.
Hábitos de estudo
Diariamente, é disponibilizado um horário específico para auxílio ao tema, organização de materiais, incentivo à leitura e pesquisa. A orientação aos trabalhos e tarefas favorece a formação de um estudo sistemático de qualidade e busca desenvolver hábitos de estudos, que fortaleçam toda sua trajetória.
Jogos lúdicos
A oficina garante tempo e espaço para jogos de tabuleiro e brincadeiras que auxiliam o desenvolvimento do pensamento e de estratégias e amplia o repertório, reestruturando a forma de pensar e interagir com a realidade. A criança também articula estratégias individuais e em grupo, convivendo em situações diferentes que os jogos proporcionam.
Momento literário
Desenvolve o contato com a poesia, leitura de jornais, livros, folhetos, literatura, contos, revista em quadrinhos, curiosidades, ampliando o repertório e a leitura de mundo. A oficina proporciona a construção de referências básicas, estabelecendo relações imaginativas expressas no pensamento, na oralidade e no próprio corpo.
Movimento corporal
Está diretamente ligada aos processos de aprendizagens afetivas, emocionais, sociais, expressivas e interpretativas que são constituídas ao longo da vida do estudante. Proporciona um repertório rico de jogos e movimentos que desenvolve a expressividade e a mobilidade de cada criança, aliado ao trabalho cooperativo e ao brincar.
Música
A música é entendida como modo de experimentação do mundo. Através dela, a criança se apropria de valores, significações e símbolos, que fazem parte de sua vida e de diferentes culturas. A musicalidade convida ao movimento, ao sentir, ao vibrar, ao explorar com o corpo diferentes objetos, favorecendo a construção da imagem corporal do estudante.
Oficina Digital
Os objetivos desta oficina são integrar os estudantes aos meios tecnológicos e informatizados; trabalhar os diversos recursos disponíveis nos espaços tecnológicos e aprofundar a ludicidade, a partirde jogos e desafios. Por meio de sites lúdicos e pedagógicos, aplicativos, jogos e materiais de Robótica, são realizadas produções individuais e coletivas.
Oficina Mão na massa
Oficinas semanais com atividades de culinária e artesanato, que ocorrem a cada 15 dias, de maneira intercalada. Essa oficina tem como objetivo incentivar o trabalho em grupo e a cooperação. Permite ao estudante colocar a “mão na massa”, oportunizando a pesquisa e a leitura de receitas e o desenvolvimento de trabalhos manuais.