Navegar para Cima

Infraestrutura

Estúdio de Linguagens - Cartas de Champagnat

​Como forma de se comunicar e cuidar dos demais, Marcelino Champagnat, ao longo de sua vida, escreveu algumas centenas de cartas, dentre as quais se conservaram 341. Ainda podemos incluir cartas perdidas e/ou esquecidas e inúmeros rascunhos que foram encontrados, na sua grande maioria, dentro de livros de contabilidade tanto da Casa de L’Hermitage quanto das escolas maristas, pois, em sua época, as páginas em branco dos cadernos de anotações serviam de rascunho.

Nas cartas escritas a Irmãos, familiares, amigos e cidadãos, destaca-se a importância dada por Marcelino ao cuidado com a saúde e seu empenho em buscar a proteção da vida e a orientação espiritual aos Irmãos. Várias cartas são de cunho pedagógico e administrativo, como vemos na citação a seguir, da correspondência enviada ao Irmão Barthélemy. Em todos os escritos, é possível perceber a ternura e o coração de pai que moviam Champagnat no olhar e no cuidado para com todos. 

 “Ânimo, meu caro amigo, veja como seu trabalho é precioso diante de Deus. Grandes santos e homens notáveis se ufanavam por estarem desempenhando uma tarefa tão preciosa aos olhos de Deus e de Maria”. Nesse trecho, é possível perceber também seu carisma, apoio e incentivo para a evangelização e difusão da missão Marista. ​

​​