Nossos espaços

Os ambientes do Colégio Marista Ipanema são planejados para atender aos projetos desenvolvidos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. São espaços de múltiplas vivências e construção de saberes, que propiciam ao estudante ser protagonista de...

​​​​​Os espaços físicos que compõem o ambiente escolar são permeados por significados que contribuem para construção da aprendizagem e para o cultivo de relações saudáveis. O ambiente revela nossa intencionalidade pedagógica: há um currículo em movimento que se manifesta nos espaçotempos e arquiteturas escolares, por onde circulam conteúdos, experiências, aprendizagens, culturas e afetos.

Entendemos os ambientes educativos como de extrema relevância para o sucesso da aprendizagem. Consideramos os espaços arquitetônicos produtos e produtores das relações entre os sujeitos, pois eles agem na educação como um terceiro educador.

O ambiente físico escolar é o local de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. É nesse ambiente que formamos o nosso ser social, através da sociabilização, da construção de conhecimento e de relações, das interações, pelas mudanças sociais e pelas adaptações que sofremos. É na convivência com o outro que o ser humano vai construindo sua aprendizagem, transformando a si e ao meio onde está inserido.

O Projeto Educativo do Brasil Marista destaca que todos os espaços educam e se constituem em lugares de aprender e ensinar de acordo com as intencionalidades da escola e dos sujeitos que nela atuam. As linguagens e as tecnologias constituem-se também em importantes instrumentos de mediação e objetos de pesquisa, investigação e conhecimento. Possibilitando a elaboração/organização do pensamento, a sistematização do conhecimento produzido e a constituição de espaços da pesquisa, da ludicidade, do sorriso e do inusitado.

O ambiente, com ou sem o conhecimento do educador, envia mensagens, e os que aprendem respondem à elas. As crianças e os jovens são verdadeiros protagonistas da sua aprendizagem, na vivência ativa com outras pessoas e com objetos que possibilitam descobertas pessoais num espaço onde será realizado um trabalho individual ou em grupos.

AMPLIAÇÃO DO MARISTA IPANEMA

Tendo em vista o horizonte traçado em nosso Planejamento Estratégico, que nos impulsiona a qualificar ainda mais os serviços oferecidos, buscamos dar um salto em nossa atuação, com o crescimento da instituição. ​

Nosso ousado projeto de ampliação figura como um dos maiores investimentos dos últimos anos dos Colégios Maristas. O principal objetivo é suprir uma demanda de evolução em estrutura física, segurança, excelência pedagógica e atendimento. Nossa escola irá praticamente triplicar de tamanho, qualificando ainda mais o fazer pedagógico diário.

Este grande investimento trará novos espaços para uma educação de excelência na Zona Sul. Serão 23 mil metros de área construída, com 20 novas estruturas (salas, auditórios, restaurante, entre outros ambientes) e capacidade projetada para atender até 1,6 mil estudantes.

Saiba mais sobre nosso projeto de ampliação!​