Artigo produzido pela nossa estudante do 2º ano do Ensino Médio, Giulia Martinazzo
O que você entende por saúde? Muitos acreditam que ter saúde se traduz em manter o organismo sem problemas, longe de doenças ou com seus exames dentro da média. Mas, levando isso para o lado da saúde emocional, surge um questionamento: conseguimos ficar totalmente longe de problemas? Nossa mente se mantém em estatísticas padrões? Os problemas fazem parte da vida, e os padrões não foram feitos para uma mente pensante como a dos seres humanos. Percebe-se que a nossa saúde emocional sofre mais riscos do que a nossa saúde física, mas, mesmo assim, acredito que você, leitor, não se alimenta bem para manter em dia sua saúde emocional, e sim, o seu físico. Nosso cuidado com a saúde emocional é extremamente necessário, para termos uma boa qualidade de vida e também uma boa saúde física. Muitas doenças do corpo são consequências de como lidamos com as nossas emoções.
Mas sobre o cuidado com a saúde emocional, ele se equipara a sanidade? Quantas vezes, repassando nossos afazeres, falamos com nós mesmos, cantarolamos aquela música, ou falamos e gritamos sozinhos... Talvez essas ações não representam o que conhecemos por sanidade, mas podem auxiliar na nossa saúde emocional. Manter uma organização para não nos entregarmos a ansiedade, aproveitar momentos para manter a mente livre de arrependimentos de algo que não vivemos e nos permitir sentir. Todos esses são cuidados com nosso emocional.
Me vejo no dever de refletir sobre saúde emocional em meio a pandemia. Que esse período de isolamento está prejudicando muito de nossa saúde emocional, acredito que você já saiba. Quero falar sobre atitudes importantes para o cuidado com a mente nesse período. Chore, sorria, gargalhe, grite e aproveite. Muitos querem esquecer desse período quando ele passar, mas devo lhe falar que sua mente não é capaz de apagar coisas importantes. Esse tempo vai passar, mas o que aconteceu nesse período não tem como ser apagado. Então, cuide do seu corpo e da sua mente. Se abstenha de discussões e se alimente de coisas boas para manter sua saúde física e emocional em equilíbrio.
Saiba mais sobre o tema das "emoções em tempos de pandemia" na matéria e vídeo que produzimos com depoimentos de especialistas.
Acesse: Como lidar e aprender com as emoções em tempos de pandemia