Pastoral Escolar

Vivências, espiritualização e formações

​​​​​​​​​​Evangelizar pela integração da fé, cultura e vida, despertando para a solidariedade, o compromisso com a transformação social e a vivência de valores com base na proposta educativa marista é foco do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Pastoral Escolar (SPE). O setor desenvolve uma evangelização dinâmica e autêntica, numa perspectiva interdisciplinar comprometida com a vida na solidariedade. É o responsável pelo cultivo da atitude pastoral, atuando de forma integrada com a equipe gestora, envolvendo todos/as os/as interlocutores/as e serviços na construção e vivência de um currículo evangelizador.​ Além disso, o SPE incentiva e acompanha grupos de formação e vivência, como a Pastoral Juvenil Marista (PJM), a Pastoral das Infâncias (PMI) e o Voluntariado Marista, todos realizados, atualmente, de forma remota, dando continuidade ao processo de convivência grupal de crianças e jovens.

Pastoral Juvenil Marista

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) é um espaço privilegiado de vivência grupal, afirmando nosso compromisso fundante de acompanhar adolescentes e jovens. Atualmente, a PJM do Colégio Marista Medianeira é composta por 5 grupos que abrangem o 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Nos grupos, os estudantes possuem espaço de escuta e diálogo sobre os mais diversos assuntos, além de desenvolverem dinâmicas para interação e cultivo da fé, tão importantes para nós neste período pandêmico.

​​ Texto auxiliar da imagem

Grupo Alma - Pastoral Juvenil Marista

Pastoral das Infâncias

Assim como a PJM, a Pastoral das Infâncias (PMI) propicia um espaço de convivência grupal para crianças, abrangendo 3 grupos do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental. A PMI busca desenvolver nas crianças o papel de protagonistas e o posicionamento em interpretar o mundo sob sua própria ótica. Com brincadeiras, dinâmicas e diálogos, os estudantes aprofundam sua personalidade, criticidade e prática da fé, essenciais para o desenvolvimento humano.

Voluntariado

O Voluntariado Marista promove a formação de adolescentes e jovens através de atividades solidárias e voluntárias junto a instituições da nossa comunidade. O grupo de Voluntariado do Colégio Marista Medianeira atende duas instituições de Erechim: a Obra Santa Marta, no bairro Progresso, e a Associação Beneficente Recriando a Vida, no bairro Presidente Vargas, locais onde desenvolve o Projeto LeiturAÇÃO, que consiste em garantir às crianças e adolescentes o acesso à leitura e ao livro por meio da mediação de leitura, como também às famílias de diferentes localidades e aos funcionários (colaboradores) de diferentes segmentos profissionais de Erechim. O acesso ao livro e à leitura acontece através das mochilas carregadas de livros de literatura geral (brasileira e estrangeira), infantil, infanto-juvenil, revistas e gibis, que são levadas até esses locais, onde o grupo realiza as mediações de leitura. Neste ano de 2021, o grupo conta com 18 voluntários divididos em dois grupos de atuação. Mesmo não podendo acontecer de forma presencial, os projetos têm sido desenvolvidos de maneira remota, para dar continuidade ao atendimento ao público das instituições.

Veja abaixo o texto e o vídeo referentes à Campanha da Fraternidade 2021:

Visualizador de Páginas