Navegar para Cima

Projetos

Ora leitor, ora escritor

O projeto estimula a leitura e a escrita entre os estudantes

​“A gaveta da alegria, já está cheia de ficar vazia!"

 “Alice – Poderia me dizer, por favor, qual é o caminho para sair daqui?

Gato – Isso depende muito do lugar para onde você quer ir.

Alice – Não me importo muito onde.

Gato – Nesse caso, não importa por qual caminho você vá."

Alice no País das Maravilhas

Com muita alegria, o Colégio Marista Medianeira apresenta seu novo projeto: “Ora leitor, ora escritor", que tem como objetivo encantar os estudantes pela literatura e estimular a leitura, a escrita e a apreciação de todo o universo de possibilidades que envolve o livro literário.

O “Ora leitor, ora escritor" irá contemplar as crianças da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental e contará com as seguintes etapas:

  • Aquisição de obras literárias da autora e escritora gaúcha Léia Cassol, selecionadas e organizadas pelas professoras de acordo com as idades e o ano escolar dos estudantes;

  • Leitura e exploração das obras literárias selecionadas e adquiridas;

  • Conhecimento e interação, pessoalmente, com a autora, por meio da sua visita presencial ao Colégio;

  • Construção de obras literárias pelos próprios estudantes e a sua edição e transformação em livros pela Estante Mágica, parceira do Colégio neste projeto. Após o término do projeto, os estudantes receberão uma unidade do seu próprio livro em formato impresso e digital, para que possam compartilhar com mais pessoas.

Cada etapa do projeto terá o seu detalhamento comunicado às famílias, com o propósito de acompanharem o desenvolvimento das atividades para engajarem-se junto aos estudantes, incentivando, estimulando a imaginação, lendo, curtindo e interagindo com este movimento de valorização da leitura, da literatura, da arte e da cultura.

A primeira etapa, que é a aquisição das obras literárias, será realizada pelo Colégio. Esta dinâmica tem o objetivo de ampliar o acesso a várias obras da autora, diversificando a leitura e o repertório de troca entre os estudantes, em um formato de “ciranda literária" . Após o término do projeto, cada estudante levará um livro da autora para casa, como memória deste momento de exploração, além do livro construído por cada um. Mais informações sobre a aquisição dos livros foram enviadas por e-mail e pela Agenda para as famílias.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Colégio, Rosani Demarco, “o projeto tem como propósito motivar os estudantes para o envolvimento no universo da leitura e da escrita, proporcionando experiências que lhes permitam perceber que ler contribui para a formação de cidadãos críticos e participativos, com competências para opinar e expressar suas ideias e ampliar o conhecimento e a criatividade. Buscaremos também sensibilizar para o despertar no mundo das palavras, fazendo-os ver que podem construir o que gostam, o que querem e o que sonham", destacou.​

Contamos com a participação e envolvimento de todos os estudantes e famílias, pois, sem dúvida, será um importante momento de enriquecimento cultural e de protagonismo das crianças!

Compartilhamos os links das páginas do parceiro do projeto, assim como da página da autora Léia Cassol:

·         Estante Mágica (@estantemagicaoficial) • Fotos e vídeos do Instagram

·         Estante Mágica - Página inicial | Facebook

·         Estante Mágica - YouTube

·         https://www.leiacassol.com/