Navegar para Cima

Atividades Complementares

Turno Integral Marista

Conheça e saiba como participar

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O Turno Integral do Colégio Marista Medianeira caracteriza-se como espaçotempo de complemento a formação integral, preceito básico do Projeto Educativo Marista.

As propostas de trabalho potencializam o desenvolvimento de habilidades acadêmicas, éticas, estéticas e tecnológicas que promovem a vivência intensa de relações com o outro e com diferentes espaços.

Diante desta perspectiva, para o ano de 2022, a organização das propostas acontecerá através de projetos, bem como, as atividades específicas acontecerão em diferentes oficinas:

  • Oficinas: Atividades Pedagógicas, Psicomotricidade, Integra Nexo, Recreação, Musicalização, Momento Pastoral e Memórias da Infância.

  • O acolhimento dos estudantes é feito a partir das 7h15

  • O lanche acontece às 9h30

  • Almoço (contrato firmado com a Cantina Andreolla)

  • Horários de almoço​: Educação infantil - 11h / 1ºs e 2º anos EF - 11h15 / 3ºs anos EF - 11h30

  • Após o almoço, para quem ficar, haverá a hora do descanso até às 13h

 Há uma lista de materiais específica do Turno Integral disponível no nosso site. ​

O Turno Integral será oferecido aos estudantes do Nível 1 da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental, com a possibilidade de escolher 3 ou 5 dias semanais. 

​Faça parte do Turno Integral do Marista Medianeira!​

Saiba mais sobre as oficinas oferecidas:

Integra Nexo: O objetivo é desenvolver o raciocínio lógico dos estudantes com atividades, jogos e brincadeiras, interligando com a matemática, com a criação e desenvolvimento de projetos e com a produção de materiais e engenhocas.

Psicomotricidade: Tem como objetivo melhorar os movimentos do corpo, a noção de espaço, a coordenação motora, o equilíbrio e também o ritmo. 

Recreação: A recreação é a prática de atividades lúdicas, que envolvem a espontaneidade, a liberdade de expressão, a criatividade, a alegria e o prazer de forma individual ou coletiva. Busca o desenvolvimento integral dos estudantes nos aspectos cognitivos, afetivos, sociais e motores.

Musicalização: Numa abordagem simples, dinâmica e divertida, a oficina busca oferecer recursos para o trabalho com diferentes temas e conteúdos musicais pertinentes às faixas etárias dos segmentos da Educação Infantil e Anos Iniciais. Alguns dos temas e conteúdos que serão abordados na oficina: Jogos e brincadeiras musicais; Desenhando sons e músicas; Sonorização de histórias; Escuta ativa dos sons do ambiente.

O contato com a música na primeira infância contribui para o desenvolvimento infantil em diversos aspectos. Além de ser um momento de socialização, através da música é possível despertar a sensibilidade da criança, bem como proporcionar ações importantes para o seu desenvolvimento intelectual, motor e emocional.

Momento Pastoral: Proporcionar momentos de reflexão e vivências sobre a espiritualidade para compreender a importância do processo de formação integral dos estudantes.​

Memórias da Infância: Resgate dos brinquedos e brincadeiras de antigamente. Ajuda as crianças a aprenderem a se expressar, lidar com os sentimentos, resolver conflitos e respeitar regras. Isso acontece, pois é no brincar que a criança trabalha o de​​senvolvimento emocional, social e cognitivo.​​

Veja na tabela abaixo o Cronograma de Atividades do Turno Integral