Níveis de Ensino

Aprender por inteiro é manter o futuro em movimento

​​​​​Aprender por inteiro é manter o futuro em movimento

Para nós, tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana. Dessa forma, incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades, apresentando  inúmeras oportunidades de desenvolver e construir um caminho promissor e de realização pessoal e profissional. ​

CURRÍCULO DIFERENCIADO

Organizado de maneira semestral, o currículo possibilita a melhor estruturação do calendário avaliativo e garante maior tempo para o desenvolvimento e aprofundamento dos conteúdos a serem aprendidos. Além dos componentes curriculares regulares, os estudantes têm a oportunidade de escolher até duas disciplinas optativas por semestre. O espaço de sala de aula também é inovador, tendo sua composição voltada para a interação entre os estudantes e os educadores.

DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA

​O exercício da cidadania faz parte do cotidiano escolar. Na sala de aula e em outros ambientes, realizamos debates, leituras, momentos de formação e atividades que incentivam a construção do pensamento crítico e a troca de opiniões. Desse modo, o estudante é incentivado a refletir e propor soluções para demandas sociais, tornando-se consciente de seu papel na sociedade.

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS

O exercício da cidadania e da solidariedade faz parte do cotidiano escolar e, neste contexto de mundo em que estamos inseridos, ajudar o próximo nunca foi tão necessário. Seja em sala de aula ou em outros ambientes, os estudantes são conduzidos a realizarem debates, leituras, momentos de formação e atividades que incentivam a construção do pensamento crítico e a troca de opiniões. Desse modo, o estudante é incentivado a refletir e propor soluções para demandas sociais, tornando-se consciente de seu papel na sociedade. O Grêmio Estudantil incentiva a formação de lideranças e contempla a realização de atividades culturais, esportivas e comunitárias. Já a Pastoral Juvenil Marista (PJM) trabalha o protagonismo dos jovens por meio da construção da consciência crítica. Há também o nosso Grupo de Voluntariado, que realiza ações solidárias junto à comunidade, como a confecção e doação de máscaras para associações beneficentes.

MATERIAL DIDÁTICO INOVADOR

​O Sistema Marista de Educação (SME) oferece soluções educacionais exclusivas que favorecem a excelência acadêmica no aprendizado. Além dos materiais didáticos dos componentes curriculares, o sistema oferece materiais complementares, como espaço virtual, banco de redação, organização do material por módulos, conteúdos impressos e digitais, simulados, manual pedagógico, materiais de aprofundamento e com foco no Enem. A partir de 2021, os nossos estudantes dos Anos Finais também passarão a receber um material personalizado feito para o nosso Colégio.

MARISTA MAIS +

​O cenário da educação está em evolução constante e tem crescido de forma ainda mais acelerada nesse período atípico. O papel da tecnologia nesse contexto se fortaleceu, expandindo o conceito de sala de aula. Cientes das oportunidades, a Rede Marista criou o Marista Mais+, um projeto complementar ao ensino regular que visa construir ações para aprimorar e intensificar os estudos para as avaliações externas, como Enem e vestibulares, contribuindo com o conhecimento, identidade e projeto de vida de nossos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. A programação conta com episódios em áudio com conteúdos por área do Conhecimento + Redação, lives e webinares temáticos​.

NOVO ENSINO MÉDIO

​Somos uma instituição que nasceu por e para os jovens, principais interlocutores de nossa missão. Diante desta premissa, em 2022, iniciaremos as atividades do novo Ensino Médio Marista. Esta etapa de ensino passou por um processo intenso de transformação e será constituída de uma nova arquitetura curricular. O trabalho de reformulação aconteceu a partir da construção de um currículo inovador com as marcas da nossa tradição marista; da importância de estreitar o diálogo com as juventudes contemporâneas; da busca pela qualidade e garantia de aprendizagens significativas; do ensino para a ação democrática e para a nossa capacidade de dar respostas às necessidades formativas e aos desafios educacionais deste tempo. Os estudantes terão atividades diárias distribuídas em componentes da Formação Geral Básica, que são ao antigos componentes curriculares dentro das áreas do conhecimento; em Itinerários Formativos Comuns, que são núcleos de aprofundamento dos conhecimentos e saberes; e também em Itinerários Formativos Optativos, nos quais poderão realizar a escolha de trilhas de aprendizagem que mais tenham o desejo de cursar. Além desta diversidade de experiências, terão um espaço específico para a discussão e construção do seu Projeto de Vida. Todas estas mudanças serão permeadas pelos seguintes eixos estruturantes: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.​

28239_Ascomk_Campanha 2020 - Materiais Site_botao.png