Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Fundamental

Aprender por inteiro é ser cidadão e enfrentar desafios

​​​​​​​​​​​​​​ ​ENSINO FUNDAMENTAL | 1º A 5º ANO

Aprender por inteiro é ser cidadão

É aqui que o estudante aprofunda a construção de seus valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. É o momento de aprofundar a leitura, a escrita, o raciocínio e a pesquisa. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo também os vínculos em família, os laços de solidariedade e o respeito mútuo.

PASTORAL DAS INFÂNCIAS

A Pastoral das Infâncias tem a proposta de promover espaços de vivência em grupo, com o intuito de incentivar o protagonismo infantil e cultivar a espiritualidade. As atividades envolvem a formação de valores humano-cristãos, a participação, a comunicação, a reflexão sobre as experiências de vida, bem como o fortalecimento de laços e o autoconhecimento.

ROBÓTICA EDUCACIONAL

As aulas de Robótica permitem ao estudante construir seu próprio conhecimento, utilizando os recursos tecnológicos e a criatividade. Nas atividades, os grupos são desafiados a resolverem situações-problema por meio de montagens, com peças e materiais de apoio. Já no 5º ano EF, os estudantes participam do Festival Marista de Robótica, no qual realizam pesquisas sobre temas de impacto social.

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Com essa metodologia, desenvolvemos o conteúdo de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática). Os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.

PROGRAMA VIVÊNCIAS BILÍNGUES E MULTICULTURAIS

Tendo como horizonte a formação cada vez mais global de nossos estudantes e as necessidades do mundo, o Marista Medianeira inova e investe na qualidade do ensino de Língua Inglesa. Em 2020, o Colégio deu início ao Programa Vivências Bilíngues e Multiculturais, em parceria com a MEF Learning. ​Tendo a língua estrangeira no currículo, os estudantes são levados a experimentar diversas oportunidades de comunicação para fins autênticos. Essas oportunidades os capacitam a construir e aplicar seus conhecimentos de língua estrangeira moderna em situações acadêmicas e sociais cotidianas. Os estudantes assumem o controle de sua aprendizagem por meio da observação, escutando e ensaiando com os outros, refinando seu uso da linguagem e fazendo conexões significativas com o mundo em torno deles.  A novidade foi implantada nas turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, as quais tiveram sua carga horária semanal de língua inglesa ampliada de 1 para 4 períodos. 

PLATAFORMAS DIGITAIS

Com o intuito de promover a leitura, a pesquisa e potencializar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, estudantes e educadores têm acesso a plataformas digitais, que podem ser acessadas em diversos dispositivos, de qualquer lugar. Elas proporcionam o contato com materiais de leitura e jogos educativos, por meio de um processo inovador.

Nos Anos Iniciais, os recursos tecnológicos potencializam o gosto pela leitura e pela construção de conceitos matemáticos, a partir da utilização das plataformas Elefante Letrado e Matific. Na plataforma de leitura Elefante Letrado, os estudantes têm acesso a uma biblioteca digital, contemplando diferentes gêneros textuais, com acompanhamento no desenvolvimento da competência leitora. Na plataforma Matific, diversos jogos interativos oportunizam aos estudantes o desenvolvimento de habilidades como raciocinar, representar, analisar, comunicar e argumentar matematicamente.

ENSINO FUNDAMENTAL | 6º A 9º ANO


​​ Texto auxiliar da imagem

Anos Finais do Ensino Fundamental

​​









Aprender por inteiro é enfrentar desafios

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar. Por isso, além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Dessa forma o jovem se torna apto e preparado para planejar seu futuro.

CULTURA E CONHECIMENTO

Nosso currículo contempla competências acadêmicas, políticas, tecnológicas e ético estéticas. Os estudantes participam de projetos, viagens de imersão e saídas de campo que ampliam sua bagagem cultural e ainteração com o mundo de diferentes formas, desenvolvendo a autonomia, o protagonismo, a criatividade e o senso crítico.

APRENDIZAGEM NA PRÁTICA

Buscamos desenvolver com nossos estudantes processos de formação integral, considerando cada sujeito em sua totalidade. Assim, promovemos atividades dentro e fora de sala de aula, sequências didáticas e projetos pedagógicos que problematizam os conceitos para significar a aprendizagem.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O incentivo ao desenvolvimento da capacidade analítica ocorre por meio de atividades práticas e questionamentos aprofundados. Além do conteúdo teórico, nossos estudantes também utilizam os Laboratórios para elaborar os projetos científicos, como o Clube de Ciências, promovido em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS. Hoje, os estudantes fazem os projetos em casa, utilizando as plataformas virtuais disponibilizadas pelo Colégio e pela ​Rede Marista para realizarem os encontros, discussões e apresentações de seus projetos junto aos demais colegas e educadores.  ​

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Apostamos na tecnologia aliada ao aprendizado como possibilidade de inovar as práticas em sala de aula. O uso de Ipads, notebooks, tablets, tecnologia touch screen, permite o desenvolvimento de estratégias dinâmicas e diversificadas na construção da aprendizagem, bem como novas formas de estudo e interação.​​​ Nos Anos Finais, também há a utilização de uma plataforma de leitura digital, a Árvore de Livros, em que os estudantes possuem acesso a um vasto acervo literário e na qual realizam leituras tanto vinculadas aos conteúdos/propostas dos educadores em sala de aula, como em outros momentos fora da escola. 

Os estudantes e educadores também possuem acesso ao ambiente Marista Virtual 3.0, que é uma fermenta virtual que complementa o trabalho pedagógico do professor, organizada de acordo com as competências e habilidades de cada nível de ensino. No Marista Virtual 3.0, os estudantes possuem acesso aos materiais utilizados pelos professores em aula, como textos, slides, vídeos, materiais complementares, atividades de revisão, e podem acessar quando e onde quiserem. ​