Para nós,
tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a
consciência ética e humana. Dessa forma, incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades, apresentando inúmeras oportunidades de desenvolver e construir um caminho promissor e de
realização pessoal e profissional. CURRÍCULO DIFERENCIADO
Organizado de maneira semestral, o currículo possibilita a melhor estruturação do calendário avaliativo e garante maior tempo para o desenvolvimento e aprofundamento dos conteúdos a serem aprendidos. Além dos componentes curriculares regulares, os estudantes têm a oportunidade de escolher até duas disciplinas optativas por semestre. O espaço de sala de aula também é inovador, tendo sua composição voltada para a interação entre os estudantes e os educadores.
DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA
O exercício da cidadania faz parte do cotidiano escolar. Na sala de aula e em outros ambientes, realizamos debates, leituras, momentos de formação e atividades que incentivam a construção do pensamento crítico e a troca de opiniões. Desse modo, o estudante é incentivado a refletir e propor soluções para demandas sociais, tornando-se consciente de seu papel na sociedade.
FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS
O exercício da cidadania e da solidariedade faz parte do cotidiano escolar e, neste contexto de mundo em que estamos inseridos, ajudar o próximo nunca foi tão necessário. Seja em sala de aula ou em outros ambientes, os estudantes são conduzidos a realizarem debates, leituras, momentos de formação e atividades que incentivam a construção do pensamento crítico e a troca de opiniões. Desse modo, o estudante é incentivado a refletir e propor soluções para demandas sociais, tornando-se consciente de seu papel na sociedade. O Grêmio Estudantil incentiva a formação de lideranças e contempla a realização de atividades culturais, esportivas e comunitárias. Já a Pastoral Juvenil Marista (PJM) trabalha o protagonismo dos jovens por meio da construção da consciência crítica. Há também o nosso Grupo de Voluntariado, que realiza ações solidárias junto à comunidade.
MATERIAL DIDÁTICO INOVADOR
O Sistema Marista de Educação (SME) oferece soluções educacionais exclusivas que favorecem a excelência acadêmica no aprendizado. Além dos materiais didáticos dos componentes curriculares, o sistema oferece materiais complementares, como espaço virtual, banco de redação, organização do material por módulos, conteúdos impressos e digitais, simulados, manual pedagógico, materiais de aprofundamento e com foco no Enem. A partir de 2021, os nossos estudantes dos Anos Finais também passarão a receber um material personalizado feito para o nosso Colégio.
MARISTA MAIS +
O cenário da educação está em evolução constante e tem crescido de forma ainda mais acelerada nesse período atípico. O papel da tecnologia nesse contexto se fortaleceu, expandindo o conceito de sala de aula. Cientes das oportunidades, a Rede Marista criou o Marista Mais+, um projeto complementar ao ensino regular que visa construir ações para aprimorar e intensificar os estudos para as avaliações externas, como Enem e vestibulares, contribuindo com o conhecimento, identidade e projeto de vida de nossos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. A programação conta com episódios em áudio com conteúdos por área do Conhecimento + Redação, lives e webinares temáticos.
NOVO ENSINO MÉDIO
Somos uma instituição que nasceu por e para os jovens, principais interlocutores de nossa missão. Diante desta premissa, em 2022, iniciamos as atividades do novo Ensino Médio Marista. Esta etapa de ensino passou por um processo intenso de transformação e é constituída de uma nova arquitetura curricular. O trabalho de reformulação aconteceu a partir da construção de um currículo inovador com as marcas da nossa tradição marista; da importância de estreitar o diálogo com as juventudes contemporâneas; da busca pela qualidade e garantia de aprendizagens significativas; do ensino para a ação democrática e para a nossa capacidade de dar respostas às necessidades formativas e aos desafios educacionais deste tempo. Os estudantes têm atividades diárias distribuídas em componentes da Formação Geral Básica, que são ao antigos componentes curriculares dentro das áreas do conhecimento; em Itinerários Formativos Comuns, que são núcleos de aprofundamento dos conhecimentos e saberes; e também em Itinerários Formativos Optativos, nos quais podem realizar a escolha de trilhas de aprendizagem que mais tenham o desejo de cursar. Além desta diversidade de experiências, o novo modelo contempla um espaço específico para a discussão e construção do seu Projeto de Vida. Todas estas mudanças foram permeadas pelos seguintes eixos estruturantes: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.
Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em janeiro de 2022, o novo currículo foi implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista é composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.
A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.
Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.
Percursos Investigativos Optativos | 1º e 2º anos EM
Nos Percursos Investigativos Optativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados 6 Percursos Investigativos: Ciências da Saúde e da Vida; Contextos e movimentos do século XXI; Cultura digital; Educação Financeira; Inovação social; e Arte e Design para intervenção social.
Parceria com a PUCRS | 2º ano EM
Acreditamos na inovação como elemento de transformação dos conhecimentos e das experiências escolares, com essa parceria nossos estudantes terão a oportunidade de escolher, conforme suas preferências, duas unidades optativas online entre sete opções disponíveis, visando a ampliação dos seus conhecimentos e possibilitando novas experiências no seu percurso como estudante do Ensino Médio. Para essa etapa, foram determinados sete Unidades Curriculares Optativas: Influenciadores e Marketing Digital, Relações Étnico-raciais, Negócios Digitais, Trabalho Integrado em Saúde, Artes & Linguagens Visuais, Introdução ao Mercado Financeiro e Sustentabilidade.
Quer entender melhor este percurso? Confira no documento abaixo os detalhes de cada Percurso Investigativo Optativo/Unidade Curricular Optativa:
Portfólio IFOS e Unidades Optativas Ensino Médio_ atualizado.pdf