Atividades Complementares

Pastoral Juvenil Marista

Liderança e Cidadania

​​A Pastoral Juvenil Marista é a organização de grupos juvenis dentro das escolas e dos centros sociais maristas. Um espaço de participação de adolescentes e jovens onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Oferece às juventudes vivência grupal, pois acredita e valoriza a dimensão associativa na vida dos adolescentes e jovens. É um espaço onde se experiência a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da solidariedade e espiritualidade marista.

Recreio PJM 3.JPG

Dentro da experiência grupal, o jovem é chamado a ser parte atuante da história. É incentivado a construir um futuro pessoal e coletivo, sendo agente de mudança social a partir do seu protagonismo.

O incentivo a construir um futuro pessoal e coletivo desafia o adolescente e jovem a fazer parte de um grupo da Pastoral Juvenil Marista por opção, pois é dessa decisão livre que decorre a coerência de todo o processo de seu protagonismo.

Para fazer parte do grupo de jovens do colégio, procure o Serviço de Pastoral Escolar.

Sua abrangência

Atualmente, a PJM está presente em 24 unidades da Rede Marista. No total, são 1.848 participantes com idades que variam de 12 a 29 anos. Eles/as estão divididos/as em 110 grupos. Cada grupo é acompanhado por um/a ou dois/duas jovens chamados/as de Animadores/as, somando cerca de 180, que dinamizam a vivência grupal e o processo da PJM na Rede Marista.

O acompanhamento do processo de educação e amadurecimento na fé dos/as adolescentes e jovens da PJM se dá através de Assessores/as, cerca de 32 colaboradores/as maristas que integram o Serviço de Pastoral de cada unidade.

Em nível de rede, também contribui com esse processo a Equipe Provincial, que acompanha a PJM de todas as unidades. É composta por membros da Coordenação de Pastoral, por Irmãos Maristas e por dois/duas jovens que são eleitos/as anualmente, totalizando sete pessoas.​​