Pastoral Escolar

Vivências, espiritualização e formações

​​​​​​​​​​Evangelizar pela integração da fé, cultura e vida, despertando para a solidariedade, o compromisso com a transformação social e a vivência de valores com base na proposta educativa marista é foco do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Pastoral Escolar (SPE). O setor desenvolve uma evangelização dinâmica e autêntica, numa perspectiva interdisciplinar comprometida com a vida na solidariedade. É o responsável pelo cultivo da atitude pastoral, atuando de forma integrada com a equipe gestora, envolvendo todos/as os/as interlocutores/as e serviços na construção e vivência de um currículo evangelizador.​ Além disso, o SPE incentiva e acompanha grupos de formação e vivência, como a Pastoral Juvenil Marista (PJM), a Pastoral das Infâncias (PMI) e o Voluntariado Marista, todos realizados, atualmente, de forma remota, dando continuidade ao processo de convivência grupal de crianças e jovens.

Pastoral Juvenil Marista

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) é um espaço privilegiado de vivência grupal, afirmando nosso compromisso fundante de acompanhar adolescentes e jovens. Atualmente, a PJM do Colégio Marista Medianeira é composta por 5 grupos que abrangem o 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Nos grupos, os estudantes possuem espaço de escuta e diálogo sobre os mais diversos assuntos, além de desenvolverem dinâmicas para interação e cultivo da fé.

Pastoral das Infâncias

Assim como a PJM, a Pastoral das Infâncias (PMI) propicia um espaço de convivência grupal para crianças, abrangendo 3 grupos do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental. A PMI busca desenvolver nas crianças o papel de protagonistas e o posicionamento em interpretar o mundo sob sua própria ótica. Com brincadeiras, dinâmicas e diálogos, os estudantes aprofundam sua personalidade, criticidade e prática da fé, essenciais para o desenvolvimento humano.

Voluntariado

O Voluntariado Marista promove a formação de adolescentes e jovens através de atividades solidárias e voluntárias junto a instituições da nossa comunidade. O grupo de Voluntariado do Colégio Marista Medianeira atende duas instituições de Erechim: a Obra Santa Marta, no bairro Progresso, e a Associação Beneficente Recriando a Vida, no bairro Presidente Vargas, locais onde desenvolve o Projeto LeiturAÇÃO, que consiste em garantir às crianças e adolescentes o acesso à leitura e ao livro por meio da mediação de leitura, como também às famílias de diferentes localidades e aos funcionários (colaboradores) de diferentes segmentos profissionais de Erechim. O acesso ao livro e à leitura acontece através das mochilas carregadas de livros de literatura geral (brasileira e estrangeira), infantil, infanto-juvenil, revistas e gibis, que são levadas até esses locais, onde o grupo realiza as mediações de leitura.