Colégio Marista Medianeira inaugura nova Biblioteca

23/05/2022
Educação
Investir em projetos de vida e em conhecimento faz parte da proposta pedagógica da Rede Marista, por isso, o Colégio entregou à comunidade escolar mais um espaço potencializador de aprendizado

​​​​​​​​Em 2020, o Colégio Marista Medianeira deu início a um sonho, que foi progressivamente construído e alicerçado nas bases dos valores maristas, e concluído e partilhado com a comunidade escolar em 2022: a nova Biblioteca do Colégio, nomeada de “Biblioteca São Marcelino Champagnat", em homenagem ao fundador do Instituto Marista.

A cerimônia de inauguração aconteceu em 20 de maio, dia em que os maristas celebram o nascimento Champagnat, e contou com a presença de autoridades civis e religiosas, dentre elas, o Bispo da Diocese de Erechim, Dom Adimir Mazali; a Secretária de Educação e ex-educadora Marista, Verenice Lipisch, representando o Prefeito de Erechim, Paulo Polis; e o Presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Dal Zotto. O evento também contou com a presença de representantes da Estrutura Executiva dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, representantes da Associação de Pais e Mestres e do Grêmio Estudantil do Colégio, órgãos de imprensa do município, educadores e do Grupo Musical composto por estudantes, que fez a abertura do evento.

Em sua fala, a Diretora do Colégio, Cheila Daniane Marianof Milczarek, destacou o sentimento de gratidão pela entrega do novo espaço. “Todos aqui presentes são especiais para este lugar, e representam grandes forças para a construção de caminhos e estratégias educacionais que contribuem com a formação de seres humanos éticos, responsáveis e empáticos." Cheila também destacou o compromisso que a comunidade escolar tem em utilizar a Biblioteca para potencializar os processos educativos. “Como educadores que somos, nossa função é assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes; é batalhar para que possam crescer e se desenvolver em ambientes saudáveis, cercados de acolhimento, confiança e zelo. Que suas experiências na coletividade possam encorajá-los a crescer com alegria, com fé e com desejo de sonhar e atuar por um mundo melhor".

​​ Texto auxiliar da imagem

O evento reuniu cerca de 120 convidados

A cerimônia seguiu com o descerramento da placa de inauguração, momento que contou com a participação da Diretora do Colégio, Cheila Milczarek; da Vice-Diretora, Lizandra Passini; da Coordenadora de Bibliotecas da Rede Marista, Patrícia Saldanha; do Irmão Marista Canísio Puhl; e do Bispo Dom Adimir Mazali.

Após este momento, aconteceram os pronunciamentos da Bibliotecária do Colégio, Fernanda Inhaia; a reprodução de uma mensagem gravada em vídeo pelo Superintendente dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Rogério Anele; e de depoimentos em áudio de alguns estudantes do Colégio sobre a importância do espaço da Biblioteca. Também houve a declamação de um poema feito pela estudante do 3º ano do Ensino Médio, Luise Basso Richetti; e a fala e benção do Bispo Dom Adimir, que destacou “a importância da biblioteca como espaço de busca da sabedoria humana e também da sabedoria divina, sendo o conhecimento uma das principais formas de evolução do ser humano."​

​​ Texto auxiliar da imagem

Momento do descerramento da placa de Inauguração da Biblioteca São Marcelino Champagnat

A Secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipisch, em conversa com a Assessoria de Comunicação do Colégio, destacou que “o espaço de uma biblioteca é um espaço de encontro com o saber, tanto cultural, como intelectual." “Estar aqui hoje, neste evento, é um prazer, pois além de ter sido educadora marista, eu fiz parte do início desse projeto. Poder ver este espaço hoje, potencializado por livros e pessoas, só mostra o crescimento do Colégio Marista Medianeira em estrutura e em oportunidades de aprendizagem ofertadas aos ​estudantes, seus principais protagonistas", afirmou.

Ao final da cerimônia, os presentes puderam contemplar os espaços da nova Biblioteca, que conta com uma infraestrutura moderna e diferenciada de Biblioteca Central e de Biblioteca Infantil, além de um espaço de área coberta que proporciona a interação em atividades lúdicas, culturais e na prática de esportes. Os convidados também receberam um marca-páginas personalizado como lembrança da inauguração, que encerrou com um coquetel de confraternização.