Navegar para Cima

Notícias

Conheça nosso novo diferencial: Programa Vivências Bilíngues e Multiculturais

30/10/2019
Inovação
O Programa apresenta uma metodologia inovadora e integrada ao jeito Marista de educar

​​​​​​Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos estudantes para as necessidades do mundo, o Marista Medianeira inova e busca qualificar o ensino da Língua Inglesa. Em 2020, o Colégio dará início ao Programa Vivências Bilíngues e Multiculturais, em parceria com a MEF Learning, de Erechim. Tendo a língua estrangeira no currículo, os estudantes são levados a experimentar diversas oportunidades de comunicação para fins autênticos. Essas oportunidades os capacitam a construir e aplicar seus conhecimentos de língua estrangeira moderna em situações acadêmicas e sociais cotidianas. Os estudantes assumem o controle de sua aprendizagem por meio da observação, escutando e ensaiando com os outros, refinando o uso da linguagem e fazendo conexões significativas com o mundo em torno deles. Essa é a principal proposta do novo programa, que será implantando de formas diferentes para os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Para as turmas de 1º a 5º ano, o programa será implantado de maneira curricular, e os estudantes terão sua carga horária semanal de língua inglesa ampliada de 1 para 4 períodos. Já para as turmas de 6º a 9º ano, o programa acontecerá de forma extraclasse e optativa, com oferta de 3 horas semanais de língua inglesa no contraturno escolar.

Para a Diretora do Colégio, Cheila Milczarek, o projeto está alicerçado em pilares importantes do Planejamento Estratégico da Instituição, que busca garantir a inovação e a excelência nas práticas pedagógicas-pastorais para a educação integral. “O programa tem o propósito de aliar o domínio de uma segunda língua ao desenvolvimento de habilidades como a oralidade, a compreensão auditiva, a leitura e a escrita, garantindo o impacto significativo nas demais áreas do conhecimento, concretizando a formação do estudante de maneira articulada e em sua totalidade".

O Programa organiza-se por meio dos eixos estruturantes Comunicação e Interação, Investigação e Conhecimento e Diversidade Cultural, que servem de base para o desenvolvimento da área de linguagens, códigos e suas tecnologias no currículo do Brasil Marista. O Programa apresenta uma metodologia dinâmica, comunicativa, inovadora e integrada ao jeito Marista de educar, em parceria com o MEF Learning, por meio de processos pensados e criados para uma educação cada vez mais bilíngue e multicultural.

De acordo com a professora Aline Fantinel Alves, criadora do Método MEF Kids e do MEF Bilingual Program, as aulas do Programa não desenvolverão apenas as habilidades linguísticas de ouvir, falar, ler e escrever em língua inglesa, mas também contribuirão para potencializar habilidades e competências variadas, por meio do diálogo com as demais áreas do conhecimento, nas chamadas “Vivências Bilíngues e Multiculturais", que representam algo inédito dentro da Rede Marista e nos demais programas de ensino existentes no mercado.

A novidade foi lançada inicialmente aos educadores, às famílias e aos estudantes, para que conhecessem a proposta para o próximo ano. De acordo com a professora da MEF e também do Colégio, Juceliane Faciolli, o método é inovador e dinâmico, utilizando a oralidade como ferramenta principal de trabalho. “Ter a possibilidade de ver nos rostinhos das nossas crianças o prazer de aprender inglês de forma espontânea e divertida, por meio de diversas vivências, torna-se extremamente gratificante. Na aula experimental que dei, pude perceber que o método permite aos alunos usarem a Língua Inglesa em diversas situações, e o entendimento ocorre de uma forma tão natural que eles mesmos se impressionam, é realmente significativo", contou a professora.

Sobre o Programa, Jordana Crestani, mãe da estudante Dafni Crestani, do Nível 3 da Educação Infantil, que ingressará no 1º ano em 2020, fala sobre a sua satisfação com a novidade. “ A Dafni já faz inglês na MEF e estou vibrando com a notícia, pois além de sabermos que o ensino da língua inglesa estará a cargo de uma equipe competente, a parceria com o Marista Medianeira facilitará muito o nosso dia a dia, pois ela terá o inglês que esperamos dentro da escola".

A mãe do estudante Lucas Pineda, do 1º ano do Ensino Fundamental, Elisiane Magnabosco, ressaltou que a família está muito feliz com a nova proposta, que veio ao encontro do que muitos pais buscavam. “É inegável a importância de a criança ter acesso a uma segunda língua, especialmente numa vivência diária, lúdica e natural. E o mais inovador e interessante é a proposta de uma metodologia desenvolvida para a realidade da nossa escola e não algo “pré-fabricado", oriundo de outra metodologia nem sempre ideal para a necessidade de nossos estudantes", destacou Elisiane.

Sobre a empresa parceira: MEF Learning

A MEF Learning trabalha com uma grande variedade de recursos didáticos para motivar e potencializar o aprendizado de seus alunos, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos. As aulas possuem um ambiente alegre, instigante, motivante e adequado para o aprendizado. Todas as atividades pedagógicas e culturais enriquecem o aprendizado, as vivências e as experiências dos alunos, tornando o processo mais prazeroso e efetivo.

Conheça os diferenciais para cada nível de ensino

1º ao 5º ano do Ensino Fundamental:

  • O Programa contempla de forma exclusiva o currículo marista, aliado ao ensino e prática da língua inglesa;

  • Abordagem Comunicativa: a língua inglesa é aplicada à comunicação e às situações diárias;

  • Desenvolvimento do idioma nos seus diversos aspectos: vocabulário, compreensão e produção, tanto oral, quanto escrita;

  • Carga horária ampliada para 4 horas semanais;

  • O ensino da língua inglesa acontece no diálogo com as demais áreas do conhecimento do currículo marista, com a presença de dois professores durante as aulas.

6º ao 9º ano do Ensino Fundamental:

  • Aulas extracurriculares (de forma extraclasse, ou seja, optativas) de 3 horas semanais, divididas em dois momentos de 1h30;

  • A estrutura das aulas é totalmente interativa, fundamentada através de uma abordagem comunicativa e vivenciada a partir de situações diárias, utilizando um método comparativo entre línguas, o qual tem a língua materna como ponto de partida;

  • Comodidade e segurança em realizar a atividade dentro da escola.​