Navegar para Cima

Notícias

Colégio promoveu Semana da Arte e da Literatura

26/04/2019
Cultura
A atividade foi inspirada na Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura.

​​​Para celebrar e vivenciar a Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura, que aconteceu de 17 a 24/4, o Colégio Marista Medianeira promoveu a Semana da Arte e da Literatura. 

De 22 a 26/4, os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio participaram de diversas atividades e propostas que envolveram arte e literatura. O convite para que vivenciassem uma semana dedicada a essa temática foi feito através de poesias, declamadas pelas Assistentes de Biblioteca do Colégio. 

DSC_0006.JPG
 

Após o convite feito, os estudantes realizaram a construção de um poema coletivo, dentro de cada turma, com o tema "Meu mundo perfeito". Cada estudante escreveu uma frase sobre o que seria para si "um mundo perfeito" e, posteriormente, a turma e os professores organizaram as frases para que formassem uma poesia. 

DSC_0227.JPG
 

Os estudantes e educadores também puderem prestigiar as apresentações das turmas da Extraclasse de Teatro do Colégio. Os artistas das turmas infantis apresentaram pequenas esquetes cômicas, fazendo com que a plateia se divertisse e se encantasse com a interpretação dos palhacinhos. Já os artistas maiores, entraram nas salas de aula junto com o instrutor, declamando e encenando o poema "Estatuto do Homem", do poeta brasileiro Amadeu Thiago de Mello, trazendo à tona emoção e reflexão acerca da liberdade, do amor e da vida.

DSC_039.JPG
 

Algumas turmas também participaram de uma "Caça ao tesouro literário", sendo instigadas a encontrarem trechos de um dos textos da escritora Tatiana Belinky, e reconstruindo a obra com o grande grupo. 

Para finalizar a semana dedicada à arte e à Literatura, os estudantes colocaram a criatividade no papel e fizeram parte da atividade "Arte por toda parte". Utilizando materiais como tinta, pincel, esponja, caneta, lápis, botões, cola e lã, eles foram convidados a representarem, através da arte, componentes da área do conhecimento que mais gostavam, e o resultado foi ​diverso: desde desenhos sobre o universo e sobre os símbolos da ciência e da matemática, até pinturas que representavam a abstração dos sentimentos ou a simplicidade do olhar curioso das crianças.

DSC_0737.JPG