Navegar para Cima

Notícias

Conhecimento construído a partir da prática interdisciplinar

21/12/2020
Educação
Estudantes do Colégio Marista Medianeira realizaram pesquisas e criaram projetos unindo a História e a Matemática

​​​​​Trabalhar a interdisciplinaridade e explorar as áreas do conhecimento de forma complementar, enriquecem ainda mais as experiências e o aprendizado dos estudantes dentro do espaço escolar. Dessa forma, os professores do Colégio Marista Medianeira desenvolvem semestralmente atividades de Prática Interdisciplinar, que objetivam fazer com que o estudante relacione conceitos, pesquise, amplie o seu repertório de habilidades e competências e entregue produtos ou soluções cada vez mais funcionais para os problemas propostos pelo educador. Além disso, o estudante desenvolve de forma ainda mais efetiva e prazerosa a criatividade e consegue contextualizar e aplicar melhor os conteúdos aprendidos na escola em sua vida cotidiana.

Dentro desta proposta, os professores de Matemática e História, Eliézer Balbinot e Natália Vanelli, desenvolveram junto aos estudantes do 8º ano uma Prática Interdisciplinar de análise histórica e de conceitos matemáticos sobre os patrimônios históricos de Erechim, sendo um deles, o Colégio Marista Medianeira. De acordo com a professora Natália, mesmo sendo uma cidade centenária, Erechim não ressalva a importância de seus patrimônios históricos, bem como, pouco divulga a história de cada um. “Com base nisso, propomos aos estudantes que pesquisassem a respeito da história de cada patrimônio da nossa cidade, como também, que explorassem a Matemática presente em tais patrimônios, através de instrumentos criados a partir de conhecimentos matemáticos desenvolvidos na escola", explicam os educadores.

Em um primeiro momento, os estudantes foram divididos em grupos, para que cada grupo pesquisasse sobre um patrimônio histórico. Após, desenvolveram a pesquisa, com ênfase nas etnias presentes no contexto histórico do monumento. Dando continuidade ao trabalho, os estudantes passaram para a etapa de explorar a matemática do monumento, desenvolvendo noções de área, perímetro e conceitos geométricos. Para finalizar, cada grupo construiu uma maquete do patrimônio pesquisado dentro do software Minecraft, um jogo de blocos que permite elaborar desde simples construções, até projetos mais complexos, como residenciais, parques, locais históricos. É um recurso tecnológico disponibilizado aos estudantes do Colégio Marista Medianeira que desenvolve o aprendizado lógico, matemático, de programação, de noções aeroespaciais, além de estimular a criatividade, a inovação e as noções de cooperação e comunidade entre os estudantes.

Cada grupo entregou como produto da atividade, um vídeo de apresentação com a sua maquete criada no Minecraft. Veja como ficou o vídeo do projeto do estudante Julio Sabka e do seu grupo, que fizeram a maquete do Colégio Marista Medianeira:

​