Navegar para Cima

Notícias

Conheça mais sobre os diferenciais do nosso Colégio

03/07/2020
Educação
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Educar bem para o bem. Assim é a e​​ducação marista traduzida na prática, ​uma proposta pedagógica que contempla todas as dimensões do ser humano​​. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias. 

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.​

Tudo isso possibilita que o estudante​ marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e sol​idário, exercer a cid​adania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

​​​​​PROJETO EDUCATIVO​

​“Se fosse apenas para ensinar as ciências humanas aos jovens, não haveria necessidade de Irmãos: bastariam os demais professores. Se pretendêssemos ministrar apenas a instrução religiosa, limitar-nos-íamos a ser simples catequistas. O nosso objetivo, contudo, é mais abrangente. Queremos educar as crianças, isto é, instruí-las sobre os seus deveres, ensinar-lhes como praticá-los, infundir-lhes o espírito e os sentimentos do cristianismo, os hábitos re​​ligiosos, as virtudes do cristão e do bom cidadão. Para tanto, é preciso que sejamos educadores, vivamos no meio das crianças e que elas permaneçam muito tempo conosco.”​

São Marceli​no Champagnat

Essas palavras do nosso fundador expressam a abordage​m educativa marista, que é pautada pela formação integral, pela cultura da solidariedade e da paz, pela afetividade e pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender e construir conhecimento. Nossas práticas pedagógicas são embasadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista, estruturado a partir de um processo reflexivo, dialógico e dinâmico, com o objetivo de: 

  • subsidiar a comunidade educativa (gestores, ​educadores, estudantes e famílias) para o alinhamento de conceitos

  • desenvolver intencionalidades e demais aspectos presentes em nosso jeito de educar​

  • garantir princípios institucionais na ação pedagógico-pastoral

  • promover uma educação de qualidade, intercultural e evangelizadora

  • ​consolidar a atuação em rede de todos os Colégios Maristas no País​

O estudante, da Educação Infantil ao Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem e protagonista do seu ​saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar situações-problema e de trabalhar em equipe. Nesse s​entido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica e de construção do projeto de vida.​

MATRIZES CURRICULARES

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista.

Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.

Ao longo do ano letivo, os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​​​​


​DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL 

​​Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados​ e se expressa.​

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.

Os planejamentos pedagógicos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​


Somos Maristas: Mentes atuais, corações atemporais!

​Acreditamos na educação desenvolvida por meio de diálogo e confiança, segurança e afeto, somados aos valores e conhecimentos técnicos e acadêmicos. A proposta educacional marista alia a formação humano-cristã à constante necessidade de inovação para atender às exigências da atualidade. Por meio de práticas pedagógicas de qualidade, com tradição reconhecida nacional e internacionalmente, contribuímos para a construção de um mundo mais humano e fraterno.


Aprender Brincando

​​ Texto auxiliar da imagem

Em nossa proposta pedagógica, acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo ao seu redor. A interação com materiais lúdicos e pedagógicos proporciona a experiência do afeto, da construção de regras de convivência, da autonomia e do protagonismo infantil. As crianças são conduzidas pelas propostas e atividades elaboradas pelas educadoras para este novo tempo, com um olhar ainda mais sensível e acolhedor.​


Pedagogia de Projetos

​​ Texto auxiliar da imagem ​​

A Pedagogia de Projetos envolve a escuta e a participação das crianças nas escolhas dos temas das atividades e dos projetos. Também estimula a criatividade, a resolução de problemas e o prazer da descoberta. Dessa forma, possibilita a imersão em vivências desafiadoras desde cedo, constituindo o primeiro passo para a construção da autonomia e do protagonismo.​ 

Inglês na Educação Infantil


​​ Texto auxiliar da imagem


​A partir de 2024, houve a ampliação de carga horária da Língua Inglesa no currículo da Educação Infantil. Das 25h/aula semanais desenvolvidas com os estudantes, 5 horas são ministradas em língua inglesa, integradas à rotina das crianças, aos seus projetos investigativos e às diversas experiências de aprendizagem que eles vivenciam. A professora de língua inglesa trabalha em conjunto com a professora regente da turma, planejando as situações de aprendizagem, construindo propostas e instigando as crianças a despertarem, cada vez mais a curiosidade e gosto por aprender uma segunda língua.


Plataformas Digitais

​​ Texto auxiliar da imagem


Com o intuito de promover a leitura, a pesquisa e potencializar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, estudantes e educadores têm acesso a uma gama de plataformas digitais, que podem ser acessadas em diversos dispositivos, de qualquer lugar. Essas plataformas estão sendo ferramentas diferenciadas e muito importantes para a realização das aulas e atividades remotas, quando assim necessário. Elas proporcionam o contato com materiais de leitura, jogos educativos, canais de interação, além de ambientes estruturados para que as atividades, trabalhos, conteúdos e suas devolutivas possam ser publicados e compartilhados entre professores e estudantes, por meio de um processo em constante inovação. São as plataformas: Elefante Letrado, Matific, Árvore de Livros, Microsoft Teams e todos os aplicativos do pacote Office 365, além das múltiplas possibilidades trazidas pelo ambiente Marista Virtual 3.0.


Projeto Cultivando Leitores


​​ Texto auxiliar da imagem


​Para incentivar cada vez mais a leitura entre os estudantes e suas famílias, contamos com o projeto “Cultivando Leitores”, que é uma parceria do Marista Brasil com a Editora FTD Educação. Neste projeto, todas as famílias dos colégios Maristas do Brasil unem-se em uma grande ação de apreciação, encantamento e desenvolvimento do gosto de ler e valorizar a literatura. Para este projeto, foi necessária a aquisição das obras literárias pelas famílias, com as quais os estudantes trabalharão ao longo do ano.


Programa de Internacionalização


​​ Texto auxiliar da imagem


Atento às demandas formativas da contemporaneidade, o nosso Colégio novamente investe na inovação e na qualificação das práticas pedagógicas. O entendimento claro e consistente de que, pensar e projetar a escola e a formação dos estudantes requer compreender a necessidade de uma educação para a cidadania global e para a qualificação para o mundo do trabalho é base dos estudos e aprofundamentos dos educadores, gerando mudanças nos pensamentos e nas formas de atuação. Neste sentido, lançamos em 2024 o Programa de Internacionalização, que contempla os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio de diferentes formas.

O programa tem o objetivo de despertar no estudante a consciência de diferentes espaços, povos, línguas e culturas, em vista da construção do conhecimento de forma abrangente e integrada, formando seres mais preparados para enfrentar o mundo e seus desafios, sendo mais críticos e conscientes de seu papel nos âmbitos local e global. A proposta do programa contempla a construção de janelas para o mundo, com uma visão educadora de respeito e convivência intercultural, através da realização de intercâmbios, viagens de estudo internacionais, participação de olimpíadas do conhecimento em outros países, além de atividades que envolvem diretamente o ensino da língua inglesa.

Neste sentido, para 2024, houve a substituição da instituição parceira no programa de educação bilíngue que o nosso Colégio desenvolve, onde passamos a contar com o assessoramento da Casa Thomas Jeferson, com seu programa Casa Thomas Bilíngue for Schools, tanto para as aulas do currículo de todos os níveis de ensino, como para a Atividade Extraclasse de Língua Inglesa, dentro do curso Medi English Evolution (para os estudantes do Nível 3 da Educação Infantil ao Ensino Médio).

A Casa Thomas Jeferson é um Centro Binacional (Brasil-Estados Unidos) reconhecido pela Embaixada dos Estados Unidos como centro de excelência no ensino de inglês e na promoção da cultura americana em todo o território nacional. Ensina há seis décadas, desenvolvendo profissionais e promovendo eventos culturais. Mais de 500 mil alunos e gerações inteiras já passaram pela instituição. A Thomas tem, atualmente, seis unidades próprias em Brasília e Uberlândia. Além disso, possui 250 professores que atendem mais de 15 mil alunos em uma ampla rede de escolas e empresas parceiras, públicas e privadas, em vários estados do país. Também está no ambiente online, levando o melhor ensino de inglês EAD para todos os estados.

Formação e atuação de Lideranças

Texto auxiliar da imagem

O exercício da cidadania e da solidariedade faz parte do cotidiano escolar e, neste contexto de mundo em que estamos inseridos, ajudar o próximo nunca foi tão necessário. Seja em sala de aula ou em outros ambientes, os estudantes são conduzidos a realizarem debates, leituras, momentos de formação e atividades que incentivam a construção do pensamento crítico e a troca de opiniões. Desse modo, o estudante é incentivado a refletir e propor soluções para demandas sociais, tornando-se consciente de seu papel na sociedade. O Grêmio Estudantil incentiva a formação de lideranças e contempla a realização de atividades culturais, esportivas e comunitárias. Já a Pastoral Juvenil Marista (PJM) e a Pastoral Marista das Infâncias (PMI) trabalham o protagonismo das crianças e jovens por meio da construção da consciência crítica. Há também o nosso Grupo de Voluntariado, que realiza ações solidárias junto à comunidade, como Campanhas de doação de alimentos e agasalhos.

Formação de Educadores


​​ Texto auxiliar da imagem


A proposta pedagógica marista contempla a importância do aprendizado ativo e constante, premissa que se estende também aos nossos educadores. Diante dessa condição e necessidade, realizamos significativo investimento na qualificação constante de nossos educadores, em momentos específicos de formação com a assessoria de profissionais das diferentes áreas, inclusive da PUCRS, a Universidade Marista. As ações de formação abordam temáticas relacionadas ao currículo, aos processos de construção da aprendizagem, ao uso da tecnologia e soluções digitais como elemento potencializador do ato de ensinar, à inclusão e à diversidade metodológica e avaliativa, bem como, à compreensão das infâncias, adolescências e juventudes e suas principais necessidades formativas. Além dos tempos de aprofundamento conceitual, as formações também contemplam o acompanhamento sistemático dos educadores por parte dos gestores e a busca por estratégias de desenvolvimento pessoal para todos. A formação a respeito da pedagogia marista e dos valores institucionais também recebe atenção especial em momentos de palestras e retiros, com o intuito de aprimorar a compreensão das pessoas sobre a missão marista de que “educar é uma obra de amor”!

Iniciação Científica


​​ Texto auxiliar da imagem


O incentivo ao desenvolvimento da capacidade analítica ocorre por meio de atividades práticas e questionamentos aprofundados. Além do conteúdo teórico, nossos estudantes também utilizam os Laboratórios para elaborar os projetos científicos, como o Clube de Ciências, promovido em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS. Os estudantes também realizam, anualmente, projetos de Iniciação Científica, que são elaborados durante todo o ano, em grupos, e passam pela avaliação dos educadores ao serem apresentados em uma banca. ​Através do exercício da pesquisa científica, o estudante é inserido em uma situação de aprendizagem que desenvolve habilidades na busca e no uso de informação, como também, promove a reflexão, o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento. Participar da Iniciação Científica na escola torna o estudante capaz de ​construir problematizações, hipóteses e soluções para problemas reais, através de diferentes atividades que promovam a pesquisa e a inovação. 

Novas Plataformas para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio

​​ Texto auxiliar da imagem


Estuda.com: É uma plataforma de estudo que oferece uma abordagem completa para quem deseja se preparar para o Enem e outros vestibulares. Com mais de 180 mil questões, ferramentas de estatísticas, prática de redação e mais de 1.100 videoaulas, a Estuda.com é referência no cenário educacional. É uma plataforma dinâmica, que possibilita a realização de simulados; permite que os professores podem provas e correções dentro de sua estrutura e possui alguns diferenciais, sendo eles:
- Plano de Estudo Individual

Através da inteligência artificial, o estudante pode trilhar sua jornada com um cronograma personalizado. Caso tenha feito o ENEM em algum ano, pode inserir suas notas e estudar do jeito certo, no tempo certo, focando no que precisa melhorar para garantir sua aprovação.

- DUDA - Tutora Virtual
A Duda é a Inteligência Artificial da Estuda.com que ajuda a tirar dúvidas em conteúdos e permite questionar o motivo de algo que o estudante errou. Tudo isso em qualquer momento do dia.

Pontue: É uma plataforma de correção online que oferece ferramentas poderosas para escolas aprimorarem o ensino da escrita. Com mais de 180 mil questões, 400 atividades e exercícios, e mais de 1.100 videoaulas, a Pontue é referência no cenário educacional. Ela permite o envio de textos digitados ou fotografados, gestão das entregas dos alunos em tempo real e marcações coloridas com emojis para comentários dos professores. Além disso, oferece correção de redações com personalização, gráficos de desempenho e simulados online. A Pontue potencializa a aprendizagem da escrita do Ensino Fundamental ao Pré-vestibular!