Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, uma proposta pedagógica que contempla todas as dimensões do ser humano. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.
Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.
Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.
Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.
PROJETO EDUCATIVO
“Se fosse apenas para ensinar as ciências humanas aos jovens, não haveria necessidade de Irmãos: bastariam os demais professores. Se pretendêssemos ministrar apenas a instrução religiosa, limitar-nos-íamos a ser simples catequistas. O nosso objetivo, contudo, é mais abrangente. Queremos educar as crianças, isto é, instruí-las sobre os seus deveres, ensinar-lhes como praticá-los, infundir-lhes o espírito e os sentimentos do cristianismo, os hábitos religiosos, as virtudes do cristão e do bom cidadão. Para tanto, é preciso que sejamos educadores, vivamos no meio das crianças e que elas permaneçam muito tempo conosco.”
São Marcelino Champagnat
Essas palavras do nosso fundador expressam a abordagem educativa marista, que é pautada pela formação integral, pela cultura da solidariedade e da paz, pela afetividade e pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender e construir conhecimento. Nossas práticas pedagógicas são embasadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista, estruturado a partir de um processo reflexivo, dialógico e dinâmico, com o objetivo de:
subsidiar a comunidade educativa (gestores, educadores, estudantes e famílias) para o alinhamento de conceitos
desenvolver intencionalidades e demais aspectos presentes em nosso jeito de educar
garantir princípios institucionais na ação pedagógico-pastoral
promover uma educação de qualidade, intercultural e evangelizadora
consolidar a atuação em rede de todos os Colégios Maristas no País
O estudante, da Educação Infantil ao Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar situações-problema e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica e de construção do projeto de vida.
MATRIZES CURRICULARES
Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista.
Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.
Ao longo do ano letivo, os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.
DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados e se expressa.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacionam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.
Os planejamentos pedagógicos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.
Somos Maristas: Mentes atuais, corações atemporais!
Acreditamos na educação desenvolvida por meio de diálogo e confiança, segurança e afeto, somados aos valores e conhecimentos técnicos e acadêmicos. A proposta educacional marista alia a formação humano-cristã à constante necessidade de inovação para atender às exigências da atualidade. Por meio de práticas pedagógicas de qualidade, com tradição reconhecida nacional e internacionalmente, contribuímos para a construção de um mundo mais humano e fraterno.
Aprender Brincando
Em nossa proposta pedagógica, acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo ao seu redor. A interação com materiais lúdicos e pedagógicos proporciona a experiência do afeto, da construção de regras de convivência, da autonomia e do protagonismo infantil. As crianças são conduzidas pelas propostas e atividades elaboradas pelas educadoras para este novo tempo, com um olhar ainda mais sensível e acolhedor.
Pedagogia de Projetos
A Pedagogia de Projetos envolve a escuta e a
participação das crianças nas escolhas dos temas das atividades e dos projetos.
Também estimula a criatividade, a resolução de problemas e o prazer da
descoberta. Dessa forma, possibilita a imersão em vivências desafiadoras desde
cedo, constituindo o primeiro passo para a construção da autonomia e do
protagonismo.
Inglês na Educação Infantil
A partir de 2024, houve a ampliação de carga horária da Língua Inglesa no
currículo da Educação Infantil. Das 25h/aula semanais desenvolvidas com os estudantes, 5 horas são ministradas em língua inglesa, integradas à
rotina das crianças, aos seus projetos investigativos e às diversas experiências
de aprendizagem que eles vivenciam. A professora de língua inglesa trabalha em conjunto com a professora regente
da turma, planejando as situações de aprendizagem, construindo propostas e
instigando as crianças a despertarem, cada vez mais a curiosidade e gosto
por aprender uma segunda língua.
Plataformas Digitais
Com o intuito de promover a leitura, a pesquisa
e potencializar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, estudantes e
educadores têm acesso a uma gama de plataformas digitais, que podem ser
acessadas em diversos dispositivos, de qualquer lugar. Essas plataformas estão
sendo ferramentas diferenciadas e muito importantes para a realização das aulas
e atividades remotas, quando assim necessário. Elas proporcionam o contato com materiais de leitura, jogos educativos, canais
de interação, além de ambientes
estruturados para que as atividades, trabalhos, conteúdos e suas devolutivas
possam ser publicados e compartilhados entre professores e estudantes, por meio
de um processo em constante inovação. São as plataformas: Elefante
Letrado, Matific, Árvore de Livros, Microsoft Teams e todos os aplicativos do pacote
Office 365, além das múltiplas possibilidades trazidas pelo ambiente Marista
Virtual 3.0.
Projeto Cultivando Leitores
Para incentivar cada vez mais a leitura entre os estudantes e suas famílias, contamos com o projeto “Cultivando Leitores”, que é uma parceria do
Marista Brasil com a Editora FTD Educação. Neste projeto, todas as famílias dos
colégios Maristas do Brasil unem-se em uma grande ação de apreciação,
encantamento e desenvolvimento do gosto de ler e valorizar a literatura. Para
este projeto, foi necessária a aquisição das obras literárias pelas famílias, com as
quais os estudantes trabalharão ao longo do ano.
Programa de Internacionalização
Atento às demandas formativas da contemporaneidade, o nosso Colégio novamente
investe na inovação e na qualificação das práticas pedagógicas. O
entendimento claro e consistente de que, pensar e projetar a escola e a formação
dos estudantes requer compreender a necessidade de uma educação para a
cidadania global e para a qualificação para o mundo do trabalho é base dos
estudos e aprofundamentos dos educadores, gerando mudanças nos
pensamentos e nas formas de atuação. Neste sentido, lançamos em 2024 o Programa de Internacionalização, que contempla os estudantes
da Educação Infantil ao Ensino Médio de diferentes formas.
O programa tem o objetivo de despertar no estudante a consciência de diferentes
espaços, povos, línguas e culturas, em vista da construção do conhecimento de
forma abrangente e integrada, formando seres mais preparados para enfrentar o
mundo e seus desafios, sendo mais críticos e conscientes de seu papel nos
âmbitos local e global. A proposta do programa contempla a construção de
janelas para o mundo, com uma visão educadora de respeito e convivência
intercultural, através da realização de intercâmbios, viagens de estudo
internacionais, participação de olimpíadas do conhecimento em outros países,
além de atividades que envolvem diretamente o ensino da língua inglesa.
Neste sentido, para 2024, houve a substituição da instituição parceira no
programa de educação bilíngue que o nosso Colégio desenvolve, onde passamos a contar
com o assessoramento da Casa Thomas Jeferson, com seu programa Casa
Thomas Bilíngue for Schools, tanto para as aulas do currículo de todos os níveis
de ensino, como para a Atividade Extraclasse de Língua Inglesa, dentro do curso
Medi English Evolution (para os estudantes do Nível 3 da Educação Infantil ao
Ensino Médio).
A Casa Thomas Jeferson é um Centro Binacional (Brasil-Estados Unidos)
reconhecido pela Embaixada dos Estados Unidos como centro de excelência no
ensino de inglês e na promoção da cultura americana em todo o território
nacional. Ensina há seis décadas, desenvolvendo profissionais e promovendo
eventos culturais. Mais de 500 mil alunos e gerações inteiras já passaram pela
instituição. A Thomas tem, atualmente, seis unidades próprias em Brasília e
Uberlândia. Além disso, possui 250 professores que atendem mais de 15 mil
alunos em uma ampla rede de escolas e empresas parceiras, públicas e privadas,
em vários estados do país. Também está no ambiente online, levando o melhor
ensino de inglês EAD para todos os estados.
Formação e atuação de Lideranças
O exercício da cidadania e da solidariedade faz
parte do cotidiano escolar e, neste contexto de mundo em que estamos inseridos,
ajudar o próximo nunca foi tão necessário. Seja em sala de aula ou em outros
ambientes, os estudantes são conduzidos a realizarem debates, leituras,
momentos de formação e atividades que incentivam a construção do pensamento
crítico e a troca de opiniões. Desse modo, o estudante é incentivado a refletir
e propor soluções para demandas sociais, tornando-se consciente de seu papel na
sociedade. O Grêmio Estudantil incentiva a formação de lideranças e contempla a
realização de atividades culturais, esportivas e comunitárias. Já a Pastoral
Juvenil Marista (PJM) e a Pastoral Marista das Infâncias (PMI) trabalham o
protagonismo das crianças e jovens por meio da construção da consciência
crítica. Há também o nosso Grupo de Voluntariado, que realiza ações solidárias
junto à comunidade, como Campanhas de doação de alimentos e agasalhos.
Formação de Educadores
A proposta pedagógica marista contempla a
importância do aprendizado ativo e constante, premissa que se estende também
aos nossos educadores. Diante dessa condição e necessidade, realizamos significativo investimento na qualificação constante de nossos educadores, em momentos específicos de formação com a assessoria de
profissionais das diferentes áreas, inclusive da PUCRS, a Universidade
Marista. As ações de formação abordam temáticas relacionadas ao currículo, aos
processos de construção da aprendizagem, ao uso da tecnologia e soluções
digitais como elemento potencializador do ato de ensinar, à inclusão e à diversidade
metodológica e avaliativa, bem como, à compreensão das infâncias, adolescências
e juventudes e suas principais necessidades formativas. Além dos tempos de
aprofundamento conceitual, as formações também contemplam o acompanhamento
sistemático dos educadores por parte dos gestores e a busca por estratégias de
desenvolvimento pessoal para todos. A formação a respeito da pedagogia marista
e dos valores institucionais também recebe atenção especial em momentos de
palestras e retiros, com o intuito de aprimorar a compreensão das pessoas sobre
a missão marista de que “educar é uma obra de amor”!
Iniciação Científica
O incentivo ao desenvolvimento da capacidade
analítica ocorre por meio de atividades práticas e questionamentos
aprofundados. Além do conteúdo teórico, nossos estudantes também utilizam os
Laboratórios para elaborar os projetos científicos, como o Clube de
Ciências, promovido em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS. Os
estudantes também realizam, anualmente, projetos de Iniciação Científica, que
são elaborados durante todo o ano, em grupos, e passam pela avaliação dos
educadores ao serem apresentados em uma banca. Através do exercício da pesquisa científica, o
estudante é inserido em uma situação de aprendizagem que desenvolve
habilidades na busca e no uso de informação, como também, promove a
reflexão, o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento. Participar
da Iniciação Científica na escola torna o estudante capaz de construir problematizações,
hipóteses e soluções para problemas reais, através de diferentes
atividades que promovam a pesquisa e a inovação.
Novas Plataformas para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Estuda.com: É uma plataforma de estudo que oferece uma abordagem completa
para quem deseja se preparar para o Enem e outros vestibulares. Com mais de
180 mil questões, ferramentas de estatísticas, prática de redação e mais de 1.100
videoaulas, a Estuda.com é referência no cenário educacional. É uma plataforma
dinâmica, que possibilita a realização de simulados; permite que os professores
podem provas e correções dentro de sua estrutura e possui alguns diferenciais,
sendo eles:- Plano de Estudo IndividualAtravés da inteligência artificial, o estudante pode trilhar sua jornada com um
cronograma personalizado. Caso tenha feito o ENEM em algum ano, pode inserir
suas notas e estudar do jeito certo, no tempo certo, focando no que precisa
melhorar para garantir sua aprovação.
- DUDA - Tutora Virtual
A Duda é a Inteligência Artificial da Estuda.com que ajuda a tirar dúvidas em
conteúdos e permite questionar o motivo de algo que o estudante errou. Tudo
isso em qualquer momento do dia.
Pontue: É uma plataforma de correção online que oferece ferramentas
poderosas para escolas aprimorarem o ensino da escrita. Com mais de 180 mil
questões, 400 atividades e exercícios, e mais de 1.100 videoaulas, a Pontue é
referência no cenário educacional. Ela permite o envio de textos digitados ou
fotografados, gestão das entregas dos alunos em tempo real e marcações
coloridas com emojis para comentários dos professores. Além disso, oferece
correção de redações com personalização, gráficos de desempenho e simulados
online. A Pontue potencializa a aprendizagem da escrita do Ensino Fundamental
ao Pré-vestibular!