Navegar para Cima

Notícias

Diálogo e escuta: a importância dos grupos de Pastoral na rotina dos estudantes

17/12/2020
Espiritualidade
Confira os relatos de alguns Animadores da PJM e da PMI do nosso Colégio

​​​​Em um ano em que foi preciso renovar a esperança e a fé de forma ainda mais constante, sem dúvida, os grupos da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e da Pastoral Marista das Infâncias (PMI) do Colégio Marista Medianeira foram importantes espaços de diálogo, de renovação da espiritualidade, de amparo nos momentos difíceis e também de incentivo ao protagonismo dos estudantes, mesmo que de forma remota. 

A Pastoral Juvenil Marista e a Pastoral Marista das Infâncias são grupos infanto-juvenis e juvenis que proporcionam um espaço de participação de crianças e adolescentes dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Para o Agente de Pastoral do Marista Medianeira, Luiz de Almeida Neto, o trabalho dos grupos de PJM e PMI durante a quarentena foi mais voltado ao apoio psicológico para os estudantes. “Nos encontros, compartilhamos momentos de fala, de escuta e de interação. Também trabalhamos a espiritualidade, através da interiorização e do olhar para si; e a solidariedade, onde olhamos para o outro e conseguimos ajudar com algumas ações específicas.”

Veja alguns relatos dos Animadores dos grupos de PJM e PMI do Colégio, em que contam a importância dos encontros durante a pandemia, e quais os aprendizados que levam deste tempo. 

Bernardo Tonin – 2º ano EM (Animador da PJM): “Este foi um ano atípico, porém, não diferente daqueles que eu já tinha vivenciado na PJM, pois representou um ano de muito aprendizado e de valores. Aprendi como ser um animador melhor, mais alegre, e adquiri ainda mais conhecimento, mesmo com os encontros sendo de forma online.”

Carolina Menegatti – 2º ano EM (Animadora da PJM): “2020 foi um ano de muita superação, ressignificação e desafios, mas tudo isso só reforçou a importância da PJM na minha vida e do meu amor pelo serviço. Aprendi o valor de estarmos sempre unidos e de não assumirmos nada totalmente sozinhos; a importância de se comunicar e ter pessoas engajadas com o mesmo propósito ao seu lado. Aprendi também a importância de não perder a nossa essência, mesmo diante das adversidades.”

Eduarda Della Bonna – 1º ano EM (Animadora da PMI): “Além de ter sido muito desafiador, por ser o meu primeiro ano como Animadora da PMI, foi um ano de superação e muitas conquistas. Me fez gostar ainda mais de estar inserida neste meio, do qual fiquei muito orgulhosa de fazer parte e onde espero continuar no ano que vem. Aprendi a desenvolver e melhorar aspectos como liderança, superação, motivação, positividade, comunicação e relacionamento.”

Júlia Muller – 2º ano EM (Animadora da PJM): “Este foi um ano de grandes dificuldades, mas também de muito aprendizado e de vivenciarmos novas formas de ensinar a mística para os participantes. Neste ano, além de valorizar muito o contato com o outro, aprendi diferentes maneiras de como a gente pode abordar alguns assuntos de forma mais criativa.”

Letícia Schmitz – 3º ano EM (Animadora da PJM): “Para mim, 2020 significou mudança, adaptação e descoberta num processo de autoconhecimento. Aprendi que nem sempre temos o controle sobre tudo e que tudo bem estar complicado, às vezes.”

Marcela Wieczicowski – 1º ano EM (Animadora da PMI): “Este ano representou uma nova fase, em que iniciei como Animadora da PMI, além de fazer parte da PJM. Aprendi a ter mais paciência, a compreender mais o próximo e a conseguir me expressar melhor.”