Navegar para Cima

Notícias

Educadores da Educação Infantil e Anos Inciais participaram de Encontro Formativo

O encontro reuniu 540 educadores maristas em Porto Alegre.
20/03/2019
Educação
O encontro reuniu 540 educadores maristas em Porto Alegre.

​Com olhar atento a aspectos fundamentais do desenvolvimento das crianças, os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista promoveram no último sábado, 16/3, na PUCRS, um grande Encontro Formativo para educadores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Cerca de 540 profissionais que atuam em 21 unidades maristas participaram de um dia inteiro de atividades voltadas à formação continuada de suas respectivas áreas. Representando o Marista Medianeira, 22 educadores estiveram presentes no encontro.

A programação da manhã foi marcada pela palestra Perspectivas atuais nos Estudos da Criança: Implicações Educacionais, ministrada pelo professor e doutor português Manuel Sarmento. Na conferência, que foi seguida de uma roda de conversa com perguntas trazidas dos próprios participantes, Sarmento trouxe aspectos de seus estudos na área de Sociologia, na qual especializou-se em Sociologia da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, exclusão social, trabalho, educação e escola. 

Encontro Form (2).jpg
​O diálogo e a troca de experiências foram marcantes na sequência da programação, que seguiu durante a tarde com a realização de nove oficinas sobre temas como: Espaços Educadores, Documentação Pedagógica, Brincar e a Natureza, Tessituras Literárias, além de relatos de boas práticas sobre projetos didáticos e interdisciplinares. Em todas, os protagonistas foram os próprios grupos das unidades, os quais apresentaram suas vivências e discutiram a possibilidade de ampliação e intercâmbio das ideias.

WhatsApp Image 2019-03-16 at 16.38.49.jpeg

Os educadores do Marista Medianeira expuseram suas experiências através de uma Oficina de Agrupamentos, em que compartilharam o trabalho que realizam através de grupos com as crianças, envolvendo todo o ambiente escolar.

"Gratidão é a palavra que define o encontro, formado por momentos de escuta, partilha e reflexão. Inicialmente, foi muito importante sentir-me acolhida e envolvida com o ambiente que favorece os objetivos da formação.  As palavras do educador Sarmento nos revigoraram e nos inquietaram em busca da qualificação da nossa prática e do nosso olhar pelas infâncias. O encontro e troca com colegas que estão em uma mesma jornada, fortalecem nossa essência docente", destacou nossa professora do Nível 1 da Educação Infantil, Graciete Antunes.​​​