Navegar para Cima

Notícias

Estudantes contam experiência do Intercâmbio Marista 2020

27/02/2020
Projetos
Seis estudantes do 3º ano EM do Colégio e a Vice-diretora participaram da viagem

​​O mês de janeiro de 2020 foi especial para seis dos nossos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, Déborah Radeski, Gabriel Bortoli, Letícia Schmitz, Pedro Terlan, Rafaela Bernieri e Vicente Lorenzon, e para a nossa Vice-diretora, Lizandra Passini, que participaram da 10º edição do Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes, rumo a Austrália e Nova Zelândia. Em meio ao verão da Oceania, os jovens aproveitaram uma programação repleta de estudo, atividades culturais e de integração com a natureza.

A passagem pela Austrália reservou aos jovens diversos momentos de exercício da autonomia. Na acomodação da delegação, no Palazzo Colonnades, havia estrutura completa, como cozinha, máquina de levar louça e roupa. Dessa forma, os intercambistas foram incentivados a comprar, armazenar e preparar a própria comida. 

A estadia em terras australianas trouxe importantes lições a respeito da natureza e sustentabilidade, já que o grupo pode desfrutar com segurança e tranquilidade locais como a Praia de Surfers Paradise e as famosas cavernas fluorescentes, que internamente lembram um céu estrelado.​

Ao norte da Nova Zelândia, o grupo pode conhecer Rotorua, cidade famosa no país por sua atividade geotermal e lagos coloridos. Por lá, visitaram os lagos no Kuirau Park e uma aldeia onde é realizado o show de dança Maori, típica dos nativos neozelandeses.

Texto auxiliar da imagem

Grupo de estudantes que representou o Marista Medianeira no Intercâmbio 2020

Muitos aprendizados foram experienciados pelo grupo e os nossos estudantes relataram um pouco do que viveram e do que irão guardar na memória e no coração! ​Veja os depoimentos:

Déborah Radeski: “O intercâmbio para mim foi um momento de constante aprendizado. Cada experiência que vivemos lá nos fez amadurecer, como ficar no quarto com pessoas que possuíam jeitos/ manias e culturas diferentes, por exemplo. Ter feito parte desse intercâmbio foi, sem dúvida, uma das melhores experiências da minha vida! Me ajudou a sair da zona de conforto, ampliando minha ideia de mundo e proporcionando um grande crescimento pessoal."

Gabriel Bortoli: "A minha experiência no intercâmbio foi sensacional, conheci pessoas de muitos lugares diferentes, do Brasil e de outros países. Tive um colega do Japão que, no último dia de intercâmbio, me deu um presente com uma espécie de peão que ele fez e uma moeda da sorte japonesa. Além de eu ter conhecido lugares lindos e diferentes, conviver com a cultura de outro país foi algo único."

Letícia Schmitz: “A experiência vivenciada no Intercâmbio Marista pode ser resumida em uma palavra: crescimento. O choque cultural que vivemos nos provou tudo que sempre aprendemos sobre respeito e tolerância. Até mesmo os “problemas" que tivemos (que foram quase inexistentes), são lembrados com carinho e alegria, pois todos os momentos foram de muito aprendizado. Essa foi a melhor experiência da minha vida e volto a lembrar daquele mês todos os dias."

Pedro Terlan: “O intercâmbio foi uma experiência única e incrível. Conhecemos novas pessoas, culturas e lugares, ampliando nossa visão de mundo, criando novos laços e reforçando aqueles que já existiam, tudo isso com muita diversão."

Rafaela Bernieri: “A ideia de ir para outro país, no início, parecia incrível. Depois de um tempo, quando tudo foi se resolvendo e a ideia foi se tornando um fato, o nervosismo, o medo e as perguntas apareceram: "Como que vai ser um mês sozinha?", "E a cultura? As pessoas, os lugares, a comida...? Será que eu vou me acostumar?". Já na primeira semana todas os medos foram embora, o fato de estarmos com outras pessoas da nossa idade ajudou muito e rendeu muitas amizades que, com certeza, foi a melhor parte. O intercâmbio me trouxe muito aprendizado, não só no inglês, mas principalmente me ensinou em como lidar com os outros e com as diferenças."

Vicente Lorenzon: “Para mim, o intercâmbio foi uma experiência incrível, que me proporcionou lembranças inesquecíveis e muitos aprendizados, devido à exposição a diferentes culturas, costumes e pessoas, e isso me ajudou a me tornar uma pessoa melhor e mais madura."

​Lizandra Passini: "Participar do Intercâmbio Marista da Nova Zelândia e Austrália foi uma experiência indescritível. Além da oportunidade de estudar o inglês, a imersão na cultura destes países e a convivência diária com os jovens  foi muito significativa, criando laços que serão lembrados para sempre. Os passeios, as paisagens, os lugares paradisíacos que tivemos a oportunidade de conhecer , tudo contribuiu como espaço de aprendizagem para todos os participantes. Viajar e conhecer novas culturas nos completa!"​