Incentivar a pesquisa e a produção científica na escola faz com que o estudante aprenda a aplicar o método científico, pense soluções práticas para problemas do cotidiano e desenvolva a habilidade de unir conhecimentos de diferentes áreas, aprendendo através da interdisciplinaridade. Dessa forma, o Colégio Marista Medianeira oportunizou aos estudantes do Ensino Médio a participação no Salão UFRGS Jovem 2023, através da submissão de trabalhos que eles produziram para a Mostra Científica do Colégio.
O Salão UFRGS Jovem, evento que integra o Salão UFRGS e acontece na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, de 6 a 10 de novembro, é uma atividade de cunho científico, tecnológico e cultural que promove a interlocução entre os alunos da Educação Básica e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a comunidade em geral, a partir da exposição das pesquisas desenvolvidas no ambiente educacional, oportunizando a integração entre a universidade e a comunidade escolar e incentivando a investigação científica.
Em um primeiro momento, os professores do Marista Medianeira selecionaram 17 trabalhos que consideraram destaque pela relevância do tema e pela organização e apresentação dos estudantes, para então, inscreverem no Salão UFRGS. Após, 14 destes trabalhos foram aprovados para a publicação nos anais do evento e 3 deles foram selecionados para serem apresentados oralmente. Os estudantes precisavam ter um professor/orientador de sua respectiva Instituição de Ensino e desenvolver o projeto de pesquisa em uma das seguintes áreas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Estes trabalhos fazem parte de uma construção feita pelos estudantes desde o início do ano, dentro da Iniciação Científica do Colégio, em que são desafiados a formarem grupos e desenvolverem um projeto de pesquisa em uma área que tenham afinidade e que possam atender a alguma demanda da comunidade/sociedade.
Os trabalhos do Marista Medianeira selecionados para a apresentação oral no Salão UFRGS Jovem 2023 foram: “Canabidiol: uma nova perspectiva terapêutica no tratamento do Alzheimer", dos estudantes Arthur Antônio Tamagno, Cauã José Pagliari, Guilherme Kasprovicz e Maole Oleksinski Mach, orientados pela professora Tássia Confortin; “Tráfico Internacional de pessoas para fins de exploração sexual", dos estudantes Joanna Sbardelotto Gnoatto, Gabriela Comarella Favero e Andreas Duarte Petry, orientados pela professora Walesca Freitas; e “Musicoterapia como forma de terapia alternativa", dos estudantes Denis Prestes Petry, Emanuele Didoné Martinez, Emily Cazuni Dias e Isabelle Centenaro Zabloski, orientados pela professora Andreia Gorgeski.
“A participação em trabalhos acadêmicos na educação básica proporciona uma introdução valiosa à comunidade científica, expondo os alunos ao processo de condução de pesquisas, coleta de dados, análise e comunicação de resultados, e essas experiências não apenas os preparam para a educação superior, mas também propiciam o contato com vários trabalhos realizados por outros estudantes da educação básica. Um sistema educacional com foco na iniciação científica amplia o acesso ao conhecimento e à pesquisa, democratizando o processo científico. Isso é especialmente importante em um mundo em constante evolução, onde a habilidade de entender, avaliar e aplicar informações científicas é cada vez mais essencial para o sucesso pessoal e profissional", destacou a professora de Física do 9º ano EF ao 2º ano EM e orientadora, Andreia Gorgeski.