A proposta pedagógica marista contempla a importância do aprendizado ativo e contínuo, premissa que se estende também aos educadores. Diante dessa condição e necessidade, o Colégio Marista Medianeira realiza significativo investimento na qualificação constante de seus educadores, em momentos específicos de formação com a assessoria de profissionais das diferentes áreas do conhecimento. Um exemplo é a parceria do Colégio com a PUCRS, Universidade Marista situada em Porto Alegre, que já realizou diversos momentos formativos junto aos educadores e estudantes.
As ações de formação abordam temáticas relacionadas ao currículo, aos processos de construção da aprendizagem, ao uso da tecnologia e soluções digitais como elemento potencializador do ato de ensinar, à inclusão e à diversidade metodológica e avaliativa, bem como, à compreensão das infâncias, adolescências e juventudes e suas principais necessidades formativas.
“Além dos tempos de aprofundamento conceitual, as formações também contemplam o acompanhamento sistemático dos educadores por parte dos gestores, e a busca por estratégias de desenvolvimento pessoal para todos. A formação a respeito da pedagogia marista e dos valores institucionais também recebe atenção especial em momentos de palestras e retiros, com o intuito de aprimorar a compreensão das pessoas sobre a missão marista de que “educar é uma obra de amor", como dizia o fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat", destaca a Diretora do Marista Medianeira, Cheila Milczarek.
Contemplando este contexto de formação, os educadores do Colégio participaram, nos dias 22 e 23 de julho, da Jornada Pedagógica de encerramento do 2º semestre, com momentos de formação geral e específica, de acordo com os níveis de ensino e áreas do conhecimento. Todos os educadores, divididos em grupos (para que fosse preservado o distanciamento social), participaram da “Formação Marista – da Pandemia à Utopia", com o Coordenador de Pastoral, Cezar Menegat, e a Diretora, Cheila Milczarek, que trouxeram aos educadores reflexões acerca da Espiritualidade e dos Valores Maristas, e sobre os aprendizados que os tempos de pandemia deixaram para a humanidade, reforçando questões sobre solidariedade, sustentabilidade, conexão com a natureza e saúde emocional. Os educadores também participaram, através de uma transmissão online, do Lançamento da Campanha de Matrículas para o ano de 2022, que traz como tema “É Tempo de Ser Marista", reforçando o sentimento de pertencimento e acolhimento das novas famílias ao espaço marista.
Para as professoras da Educação Infantil, a jornada também trouxe o estudo e aprofundamento sobre os registros da criança, com foco no desenho como forma de comunicação e desenvolvimento cognitivo, além de momentos de planejamento do próximo semestre. Para os professores dos Anos Iniciais, o momento foi dedicado para revisão das habilidades e planejamentos, e organização das sequências didáticas. Para os professores dos Anos Finais e Ensino Médio, também houve espaço de planejamento e formação com os Assessores da Gerência Educacional Marista, por área do conhecimento.
Para os Monitores de Aprendizagem e Assistentes de Convivência, foi proporcionado um momento de reflexão junto ao Coordenador de Pastoral, sendo realizada a Dinâmica do Acolhimento. Junto ao grupo, também foram revisados documentos maristas, como o Código de Conduta, além das normas de convivência e competências dos Assistentes e Monitores em consonância ao Projeto Educativo Marista e contexto atual. Para os Monitores e Instrutores de Aprendizagem do Turno Integral, houve o planejamento das atividades para o 2º semestre, encerrando assim, mais um ciclo formativo de aprendizados e novos desafios para os educadores do Colégio Marista Medianeira.