Sob à luz da temática “A natureza nos inspira na missão de educar", de 7 a 11 de fevereiro, os educadores do Colégio Marista Medianeira participaram da Jornada Pedagógica 2022/1, que contemplou momentos formativos coletivos e por nível de ensino.
No primeiro dia da Jornada, o grupo de educadores participou da acolhida inicial e reflexão realizadas pela Equipe Diretiva e Pastoral, momento dedicado a falar sobre a necessidade de conexão com a natureza e com o outro, além da abordagem da renovação e crescimento pessoal.
Durante o segundo dia, os professores dos Anos Finais e Ensino Médio, participaram de uma ocasião formativa com o Assessor da Tríade Educacional, de São Paulo/SP, Leandro Holanda, que abordou sobre “O papel da escola no contexto da cultura digital". Este momento aconteceu de maneira híbrida, com os educadores do colégio presencialmente e com o professor Leandro de forma online, unindo a interação física e virtual como experiência potente para o desenvolvimento acadêmico e humano.
No terceiro dia de Jornada, o momento foi de inspiração e contato com a natureza. Os educadores vivenciaram diferentes propostas de autoconhecimento em um ambiente externo ao Colégio. O espaço e o tempo foram dedicados para que o grupo refletisse sobre o sentido da vida, ressignificasse encontros e convivesse. Também foi realizado um trabalho individual de reconstrução de histórias pessoais, com a partilha em pequenos grupos.
No quarto dia, os educadores participaram de um painel com a neuropediatra Drª Juliane Sauter Dalbem, com a psiquiatra Drª Muriel Iandra Kubiak, e com a neuropsicologia Débora Haupenthal, sobre os contextos neurológicos e neuropsicológicos que estimulam o desenvolvimento dos estudantes da Educação Inclusiva. As falas esclareceram aspectos e conceitos importantes a respeito da dinâmica que permeia o ato de aprender, em todos os sujeitos. As convidadas destacaram que conhecimento do funcionamento cerebral e do impacto dos fatores externos e dos estímulos para que os estudantes possam ter sucesso em sua caminhada, não só acadêmica, mas de melhoria da qualidade de vida, das relações e da convivência saudável e feliz tanto na escola, como na sociedade, são fundamentais para todas as pessoas. Também ressaltaram a importância do olhar acolhedor, atento e sensível às crianças, adolescentes e jovens, reforçando a proposta da Educação Integral Marista.
E para fechar o ciclo de estudos da semana, o último dia de formação seguiu com a temática “A educação emocional no contexto escolar: desenvolvimento integral do ser humano e da ética nas relações humanas", abordada pela professora Dr. Adriana Loss, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A professora Adriana reforçou temáticas importantes para a atuação docente, entre elas: o Cuidar e Educar – Ensinar; Orientar para a ética nas relações; Formar para a cidadania crítica e comprometida com a vida em sociedade; Para cuidar do outro preciso cuidar de mim –A ESCUTA ATENTA - Processos autoformativos e a necessidade da Postura didático-pedagógica – ESCUTA que vê; o OLHAR que escuta. Salientou a relação estreita entre emoção e cognição e a não dissociação delas quando falamos em integralidade dos sujeitos. Contou com a contribuição de seus orientados de mestrado, o professor Mestre em Educação, Jonas Bertolassi, e a professora da Educação Infantil do nosso Colégio, Rosangela Dalagnol, também Mestre em Educação.
Além das discussões e aprendizagens relacionadas a esta gama de temáticas, a semana proporcionou aos professores e demais educadores momentos de oração e de cultivo da espiritualidade e diferentes itinerários de planejamento e formação sobre o uso de plataformas digitais e de novas ferramentas de ensino e aprendizagem, bem como, de organização das rotinas para o ano de 2022.
“Todos os momentos formativos objetivaram um maior conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional, além de um reconhecimento das histórias de vida do nosso grupo de educadores, a fim de garantir o aprimoramento da prática educativa e levar adiante os ideais de São Marcelino Champagnat", destacou o Coordenador de Pastoral do Clolégio, Cezar Menegat.