Somos uma instituição que nasceu por e para os jovens, principais interlocutores de nossa missão. O diálogo com as juventudes e seus vários modos de ser e estar no mundo é fundamental, pois os constitui como sujeitos de direito, atuantes no seu tempo e em sintonia com as demandas do século XXI.
O protagonismo juvenil é essencialmente importante por meio do reconhecimento do estudante como um ser que conhece, que produz conhecimento, que vive e tem vontades, que se comunica, que é um ser social e político, que trabalha e se diverte e, ao mesmo tempo, comtempla o transcendente. Por essa razão, a Rede Marista é comprometida com o enriquecimento das trajetórias juvenis, na ampliação de seus repertórios, na leitura de mundo nas quatro áreas do conhecimento, por meio da pesquisa, de práticas inovadoras, coletivas e corresponsáveis na promoção de uma sociedade mais justa e fraterna. Acreditamos no potencial de escuta e diálogo junto aos estudantes e, para isso, contamos com práticas curriculares que oportunizam a participação e o protagonismo.
A educação marista prima pela formação integral, pela cultura da solidariedade e da paz, pelo entendimento de que todo sujeito tem potencial para aprender e construir conhecimento. Entre os princípios do Projeto Educativo Marista está a promoção da educação de qualidade intercultural, compreendendo que “o protagonismo infanto-juvenil como forma de posicionamento no mundo possibilita que os sujeitos se assumam como capazes de conduzir processos individuais e coletivos”, destaca o documento.
Atribui-se o conceito de protagonismo juvenil ao pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa. Nessa concepção, acredita-se no potencial dos adolescentes para gerar mudanças significativas nos locais em que estão inseridos. A partir dessa perspectiva, o ato de participar para os jovens consiste no envolvimento em processos de discussão, decisões e efetivação de ações, tendo em vista o desenvolvimento da criatividade e poder de transformação, conforme aborda o especialista.
Para contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando suas singularidades e o olhar voltado a construção de seus projetos de vida, o Colégio Marista Medianeira proporciona atividades que potencializam o protagonismo juvenil. Em recente pesquisa, divulgada pela União Marista do Brasil (Umbrasil), sobre a percepção dos jovens dos colégios maristas de todo o país acerca do Ensino Médio, 74% dos estudantes concordaram que a escola oportuniza o protagonismo e a participação. Entre os espaços de representação surgiram Grêmio Estudantil, Pastoral Juvenil Marista (PJM) e Voluntariado.
Experiências que transformam
No Marista Medianeira, os estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio podem experienciar novas possibilidades que desenvolvam a responsabilidade, preocupação social e ambiental, liderança e criatividade, através de práticas curriculares. Destacamos, a seguir, algumas delas:
Grêmio Estudantil: incentiva a formação de lideranças e contempla a realização de atividades culturais, esportivas e comunitárias.
Grupo de Voluntariado: fomenta nos jovens o espírito de empatia e iniciativa, oportunizando a realização de ações solidárias junto à comunidade.
Intercâmbio Marista: através de viagens a outros países, os estudantes não somente ampliam seus conhecimentos em Língua Inglesa, como também, desenvolvem sua autonomia e conquistam espaços de liderança e de fala dentro dos grupos dos quais fazem parte.
Líderes e Vice-Líderes das turmas: constroem a liderança de forma compartilhada com a turma, auxiliando os professores em atividades da rotina escolar e desenvolvendo o trabalho em equipe, juntamente com a missão de representarem e serem os porta-vozes das ideias do grupo.
Pastoral Juvenil Marista: trabalha o protagonismo dos jovens por meio da espiritualidade, da socialização, do diálogo e da construção da consciência crítica.
Ainda não faz parte da família marista e quer saber mais sobre o Colégio? Inscreva-se no site e agende um atendimento.