Mostra Científica e Mostra da Cultura Infantil 2019

29/10/2019
Os dois eventos reuniram um público de aproximadamente 1000 pessoas

​​​​​​Ciência, tecnologia e inovação, juntamente com brincadeiras, partilha e afeto fizeram parte de dois eventos que aconteceram no Colégio no sábado, dia 26 de outubro, com a presenças das nossas famílias e da comunidade: a Mostra Científica e a Mostra da Cultura Infantil.

Mostra Científica​

A Mostra Científica, que acontece anualmente no Colégio, reuniu cerca de 600 pessoas, que visitaram e prestigiaram o trabalho de 360 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Foram 88 trabalhos apresentados, contemplando as seguintes áreas do conhecimento: Universo da Ciência e suas Tecnologias; Sociedade e suas relações; e Ciência à serviço da vida.​​

Etapas pré-mostra

Os estudantes que participaram da Mostra iniciaram suas investigações no início do Ano Letivo, passando por diversas etapas, como escolha do tema, elaboração do projeto a partir de referencial teórico, apresentação para uma banca avaliadora, desenvolvimento e aplicação da pesquisa e apresentação dos resultados na Mostra Científica. A próxima e última etapa será a elaboração de um artigo sobre todo o processo que envolveu a pesquisa, incluindo os resultados obtidos.

"A Mostra Científica é um espaço potente em que os estudantes perguntam, refletem, analisam e reconstroem conhecimentos. É o "despertar" e o "fortalecer" do espírito investigativo, promotor das descobertas. A cada ano, reconhecemos nos estudantes o avanço na sistematização de informações através das problematizações, questionamentos e levantamento de hipóteses que acontecem durante o processo, que é orientado e fomentado pelos professores. Dentro dos 3 eixos de pesquisa propostos, os estudantes apresentaram trabalhos muito ricos e relevantes para o ambiente escolar e também para a comunidade ", afirma a coordenadora pedagógico dos Anos Finais e Ensino Médio, Talita Bandurka.

Durante o evento, o público teve a oportunidade de participar de uma votação para eleger os melhores trabalhos da Mostra, juntamente com a avaliação dos professores orientadores. A votação foi feita através da disponibilização de um link e QR Code, para que as pessoas pudessem participar utilizando seus próprios dispositivos móveis.

Após a Mostra, foram apresentados os trabalhos mais votados pelo público, divididos nas categorias 1: 6ºs anos / 2: 7ºs e 8ºs anos / e 3: 9º anos e Ensino Médio. Foram eles:

Categoria 1: 6ºs anos

- 1º lugar: Mitologia Nórdica

- 2º lugar: Veganismo: Um novo modo de viver

- 3º lugar: Usina Eólica

Categoria 2: 7ºs e 8ºs anos

- 1º lugar: Traumas psicológicos causados pela 1ª Guerra Mundial

- 2º lugar: O lado obscuro dos alimentos industrializados

- 3º lugar: Próteses Ortopédicas: evolução e tecnologia​​

Categoria 3: 9º ano e Ensino Médio

- 1º lugar: Cromoterapia inserida na psicopedagogia

- 2º lugar: Representação LGBT em filmes e séries

- 3º lugar: Ansiedade na adolescência​

- 4º lugar: Taxa de inflação no Brasil​

Mostra da Cultura Infantil

A Mostra da Cultura Infantil, que aconteceu pela primeira vez no Colégio, teve como objetivo compartilhar com as famílias as trajetórias e saberes construídos pelas crianças na jornada escolar, através de projetos que permitiram investigar, inventar e criar, fazendo uso das diferentes linguagens.

As famílias foram convidadas a “compartrilharem” espaços para brincar, desenhar, construir, bordar e vivenciar a cultura infantil. De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Rosani Demarco, "a Mostra foi um momento de sensibilização para a infância, pois como diz a pedagoga Tais Romero, "a infância é um tempo para ser vivido devagar: olhar devagar, escutar devagar e se demorar nos detalhes."​​

Texto auxiliar da imagem

Famílias prestigiaram os trabalhos das crianças

Segundo a professora do Nível 3 da Educação Infantil, Jaqueline Bebber, a mostra foi pensada com muito carinho, com o intuído de valorizar e partilhar o processo vivido pelas crianças. "É encantador ver os estudantes tomando para si tudo o que vivem na sala de aula e, do seu jeito, partilharem com quem tanto amam. O brilho no olho e a alegria em ver suas construções contempladas pelos adultos engrandeceu de maneira muito significativa o fazer diário de todos nós", finalizou.