Na manhã do dia 5 de fevereiro, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, na presença da comunidade escolar e de representantes do Marista Brasil, tomou posse como novo Diretor do Colégio Marista Medianeira, Danuzio Brandelero, que atuará junto a atual Vice-diretora, Lizandra Passini, dando continuidade ao compromisso de excelência educativa e aos valores que guiam a missão marista de educar e evangelizar crianças e jovens.
Danuzio é graduado em Pedagogia pela Faculdade Municipal de Palhoça, com especializações em Gestão Escolar, Gestão de Processos Pastorais e Gestão Executiva Educacional pela PUCPR, além de MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Anhanguera. Com mais de 15 anos de experiência no ambiente educacional Marista, já atuou como coordenador pedagógico e de pastoral e, nos últimos anos, esteve à frente da direção do Marista Escola Social São José, em Santa Catarina.
No início da Cerimônia de Posse, houve um momento de cultivo da espiritualidade, guiado pelo Coordenador de Pastoral do Colégio, Cezar Menegat, que falou sobre a trajetória de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, e relacionou a função do gestor e os seus futuros desafios aos que Champagnat também enfrentou para que sua missão tivesse sucesso e solidez. Cezar acolheu o novo Diretor e desejou sucesso nesta nova etapa de sua vida, além de lembrar que, em 2025, o Marista Medianeira celebra 90 anos de existência e, por isso, sua entrada no Colégio é também sinônimo de um novo ciclo de alegria e de renovação da esperança na Educação.
Após, a ex-diretora do Colégio, Cheila Milczarek, também falou aos presentes, relembrando sua trajetória de 12 anos dentro do Colégio e destacando os momentos de desafio e de superação na construção de um espaço que hoje é referência em educação integral e em processos inovadores no município de Erechim. "Através da qualificação constante dos processos internos e dos nossos educadores, potencializamos todas as áreas do nosso querido Marista Medianeira, e tudo isso, graças ao comprometimento das pessoas envolvidas neste processo. As pessoas fizeram e fazem a diferença neste espaço!" Cheila também agradeceu e homenageou a Vice-diretora, Lizandra, com a qual compartilhou a missão de estar à frente da gestão do colégio.
A celebração seguiu com a entrega de uma flor à ex-diretora pelo Irmão Marista Canísio Puhl, presença viva da evangelização e do carisma marista no colégio.
Na sequência, Luciano Centenaro, Diretor da Regional Porto Alegre do Marista Brasil parabenizou o novo Diretor, Danuzio, e agradeceu toda a dedicação da ex-diretora Cheila e da Vice-diretora Lizandra, durante toda a sua caminhada na Direção da escola. Luciano destacou que o Marista Medianeira, o Marista Ipanema, colégio o qual Cheila assumirá a direção, e o Marista Escola Social São José, espaço do qual Danuzio era Diretor, têm todos o mesmo propósito: evangelizar crianças e jovens através da educação e manter vivo o legado de São Marcelino Champagnat, portanto, o trabalho deles continua sendo importante em qualquer espaço de missão a que forem designados, pois estar à serviço é o maior propósito de um gestor.
Após, Luciano entregou ao novo Diretor do Marista Medianeira o "Pin das 3 violetas", símbolo que representa as virtudes legadas por São Marcelino Champagnat: a simplicidade, a humildade e a modéstia, virtudes que se esperam de todos os gestores e educadores maristas.
Em sua fala, o novo Diretor, Danuzio, agradeceu a acolhida que recebeu da comunidade escolar do Marista Medianeira e afirmou que todos são importantes dentro do colégio, desde o porteiro que recebe as famílias, até o gestor, que organiza e gerencia os processos e pessoas. "Fico muito feliz em ver que hoje estão aqui representantes da nossa Associação de Pais e Mestres e do nosso Grêmio Estudantil, pois isso significa que confiam em nosso trabalho. Os nossos estudantes e famílias são o nosso bem mais precioso, pois tudo o que pensamos e fazemos na escola é para que eles se sintam amados, ouvidos, sejam protagonistas e tenham uma educação transformadora".
Para finalizar o momento de Posse, o Padre Clair Favreto, Pároco da Catedral São José, realizou um momento de bênçãos à nova Direção e aos presentes, ressaltando que uma escola em pastoral é muito importante e se diferencia das demais na construção de uma sociedade mais humana e fraterna.