Navegar para Cima

Notícias

O cultivo da Espiritualidade na Formação Integral

10/03/2022
Espiritualidade
Prática está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos valores humanos

​​​No cerne da educação marista, ensinada diariamente em nossos Colégios e Unidades Sociais, está a formação integral. Preparamos os estudantes e educandos para serem cidadãos exemplares, pautados pela ética, empatia e consciência e para que tenham protagonismo sobre o seu próprio conhecimento. Esse desenvolvimento baliza nossa abordagem pedagógica e remete a um itinerário que integra as diversas dimensões que constituem o indivíduo.

Dentro dessa perspectiva, está o cultivo da espiritualidade em nossos espaços de missão. “Na concepção marista, não existe uma vida integral que não considere a dimensão da espiritualidade", pontua o supervisor de pastoral das Unidades Sociais, Luís Carlos Dalla Rosa.

A espiritualidade é um dos nossos valores institucionais. Mariana e apostólica, ela é a força que dá sentido às nossas vidas e nos inspira a enxergar o mundo com esperança. O cultivo, por sua vez, visa não apenas fortalecer a dimensão de sagrado, objetiva o fortalecimento de um projeto de vida. “Nossa espiritualidade marista está vinculada à antropologia cristã, mas o seu cultivo precisa acolher outras perspectivas", reflete o supervisor de pastoral dos Colégios, Luiz Carlos Selbach. O indivíduo volta o olhar para dentro, no horizonte da existência, relacionando o passado, o presente, as convicções, as decisões e os posicionamentos éticos e morais, na busca por orientações em termos de futuro.

No Colégio Marista Medianeira, o cultivo da espiritualidade acontece através dos grupos de Pastoral Juvenil Marista e Pastoral das Infâncias, que trabalham especificamente essa temática, como também, por meio de práticas pedagógicas que referendam a formação integral de todos os estudantes. “Através de momentos de reflexão com a comunidade, nossos educadores e estudantes são incentivados a realizarem experiências pessoais de encontro consigo mesmo, com o outro e com a natureza, como forma de sentirem a presença de Deus, resultando em práticas cotidianas que trazem maior sensibilidade e cuidado. O cultivo da espiritualidade garante, e garantirá, a formação de sujeitos conscientes de sua missão no mundo e responsáveis pela consolidação de práticas que gerem relações de justiça e solidariedade, caminho para a paz universal", afirma o coordenador de Pastoral do Colégio, Cezar Menegat. ​