Navegar para Cima

Notícias

Participe do Ciclo de Palestras "Construindo famílias felizes"

05/04/2021
Parcerias
As palestras acontecerão no formato online e serão realizadas em quatro encontros gratuitos

​​​​​​​​​​​​​​​​Desde 2015, o Colégio Marista Medianeira, com apoio da Associação de Pais e Mestres (Apamem) e em parceria com o Instituto Anima Mundi, uma organização não-governamental atuante em vários estados brasileiros, desenvolve diversos programas de capacitação para famílias e educadores, através de Ciclos de Palestras com temáticas envolvendo educação, família e relações.

Em 2021, para dar continuidade a este projeto, o Colégio convida todas as famílias maristas para participarem do Ciclo de Palestras “Construindo famílias felizes”, organizado em quatro encontros online, e ministrado pelo representante do Instituto Anima Mundi, Keivan Saberin. As palestras serão gratuitas, sempre às 19h30, no link que será disponibilizado pelo Colégio durante a semana de cada encontro. 

Para participar, é necessário se inscrever de forma individual. As inscrições são gratuitas. 

Inscreva-se: Clique aqui para realizar a sua inscrição.

Veja também o cronograma com as datas das palestras e um breve resumo de cada assunto, além do currículo do palestrante:​

Construindo Famílias Felizes


  • 14 de Abril – Crer para ver: Como a imagem que temos de nossos filhos determina seu futuro?

Ao contrário do ditado popular, de que é necessário “ver para crer”, na educação dos filhos é necessário “crer para ver”. Todos os estudos demonstram que o comportamento das crianças é consequência das atitudes dos adultos para com elas. E estas atitudes estão baseadas em convicções imperfeitas, apressadas e, muitas vezes, inadequadas e falsas. Ser capaz de crer nos filhos e nos alunos, em seu futuro, seus potenciais e capacidades, em sua felicidade e nobreza é a melhor forma de ver tais coisas se materializando em suas vidas.  ​

  • ​28 de Abril – O poder do Otimismo na vida de nossos filhos 

Talvez o mais poderoso elemento para o sucesso, a realização e a felicidade seja a capacidade de jamais desistir e de interpretar adequadamente, de maneira positiva e otimista, os revezes da vida. Os estudos demonstram que todos nós desenvolvemos uma “teoria da realidade”, que empregamos para explicar as coisas boas e ruins que nos acontecem. Conforme as explicações interiores que damos a nível de permanência, difusão e personalização das venturas e infortúnios, desenvolvemos hábitos mentais que podem liberar nosso potencial, ou reprimí-lo. Este módulo trata de como o exemplo dos pais, o estilo das críticas recebidas pela criança, e suas experiências de êxito ou fracasso se juntam à sua constituição genética para determinar seu perfil de otimismo ou pessimismo, e o que fazer para lidar com isso. 

  • 12 de Maio – Prevenção e resolução pacífica de conflitos na família 

A educação para a paz é uma das mais importantes áreas do desenvolvimento humano na atualidade. Neste módulo, são apresentados os elementos essenciais da prevenção de conflitos e da resolução pacífica de conflitos, as duas grandes áreas de atuação da educação para a paz. Sempre enfocando a família, a apresentação oferece aos pais uma visão, ao mesmo tempo profunda e prática, de como tornar o dia-a-dia mais harmonioso e feliz. As causas básicas da briga entre os filhos também são analisadas, com dicas objetivas de como lidar com elas.  ​

  • 26 de Maio – A manutenção dos relacionamentos através do Diálogo na Família 

Fazemos manutenção de tudo: carro, casa, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, jardim..... Mas, muitas vezes, esquecemos da vital necessidade de fazermos uma manutenção regular de nossos relacionamentos familiares, profissionais e sociais. Todos os problemas na vida são, em última análise, problemas de relacionamento: consigo mesmo, com o próximo e com o mundo. Neste módulo são apresentadas as bases saudáveis de um bom relacionamento no lar, com os instrumentos essenciais para sua melhoria periódica. A consulta, como tecnologia de decisão e resolução pacífica de conflitos, é apresentada em seus componentes técnicos, ético-comportamentais e espirituais, oferecendo um excelente instrumento para a manutenção regular dos laços familiares. ​

​Currículo do palestrante Keivan Saberin

Keivan Saberin é Consultor em educação e estudioso do relacionamento humano. Há mais de 20 anos vem acumulando experiência na elaboração de projetos e na capacitação para uma Cultura de Paz.  

Seus focos específicos são o relacionamento interpessoal e o desenvolvimento do potencial individual e coletivo.  Participou em diversos seminários no Brasil e no exterior sobre questões relacionadas ao desenvolvimento humano e social, eliminação dos preconceitos e da violência, administração participativa e comportamento infanto-juvenil, coordenando diversos programas de desenvolvimento pessoal e social de adolescentes, enfocando a construção de uma consciência de Cidadania Mundial.  

​​ Texto auxiliar da imagem

Keivan Saberin

É consultor e representante do Instituto Anima Mundi no estado do Rio Grande do Sul. Atua junto a escolas na capacitação de pais e educadores para uma cultura de paz. Junto a empresas, promove a capacitação em liderança ética, melhoria do ambiente de trabalho, relações humanas e superação de crises.