Navegar para Cima

Notícias

Personagens ganham vida durante aulas de Português, Literatura e Produção Textual

08/06/2021
Educação
Compartilhar conhecimento de uma forma divertida e interativa faz parte das aulas da professora Flavia Krug

​​​​​​​​​Dentro do contexto de sala de aula, seja ele presencial ou virtual, o educador necessita, cada vez mais, não somente repassar o conteúdo de forma mecânica e repetitiva, mas sim, usar recursos para se comunicar melhor com o estudante e de forma mais afetiva. A ação de compartilhar conhecimento pode e deve estar atrelada a momentos de bem-estar, de construção de vínculos e de troca mútua de aprendizados. Dessa forma, a professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual do Ensino Médio do Colégio Marista Medianeira, Flavia Krug, viu na arte uma forma de engajar ainda mais os estudantes, além de ajudá-los a compreender o conteúdo de maneira mais leve e efetiva. Durante aulas, a professora dá vida a diversos personagens, alguns reais, conhecidos e já consagrados pelas pessoas, outros, carinhosamente criados apenas para interagir com os estudantes. O projeto iniciou durante as aulas online e segue na modalidade presencial, com todos os cuidados sanitários necessários.

De acordo com a professora Flavia, é indispensável que diversos outros tipos de linguagem estejam presentes nas aulas, especialmente de Literatura e Língua Portuguesa. “Leitura em voz alta, expressividade corporal, visual e sonora, além do contato com personagens são elementos que agregam consideravelmente, por exemplo, na compreensão e na interpretação de texto. Ao mantermos familiaridade com a riqueza cênica, aguçamos a sensibilidade, a capacidade de interagir, tal como a percepção acerca do que está em torno de nós. Neste sentido, atividades assim viabilizam ao estudante a liberdade da imaginação, empatia pelo outro e a vivência de aventuras que lhe permitem correr riscos e viajar sem sair do lugar...", destacou a professora.

Diversos personagens já visitaram as turmas para partilhar conhecimento, foram eles: “Misss Brucha", Vó Flavia e sua netinha, “Priminha Maluquinha" (Inspirada em “O Menino Maluquinho"), “Arraiá Literário", Samara, da obra cinematográfica “O chamado", “Aula do contra – DJ Frávia", “Amérilin Nãomowrreu" (Inspirada em Marilyn Monroe - ícone da beleza americana), entre outros.​

​​ Texto auxiliar da imagem

Versão de "Amérilin Nãomowrreu" da professora Flavia durante uma das aulas online​


Para a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Bruna Gottardo, as aulas de Língua Portuguesa têm se tornado cada vez mais divertidas. “A profª Flávia vem trazendo personagens e interpretando eles de um jeito que nos leva a prestarmos mais atenção, além de desenvolver nossa criatividade e incentivar nossos sentidos e emoções.  Com certeza, as aulas têm ajudado a distrair um pouco nossas cabeças e aprender muito de formas diferentes".

O estudante Caetano de Souza, do 1º ano do Ensino Médio, disse que acha os personagens da profª Flávia muito criativos e essenciais. “Eles alegram nossas aulas com muito conhecimento, saindo do tradicional e repetitivo ritmo da escola. A ideia é muito bem pensada, pois os personagens sempre agregam alguma coisa na nossa manhã e ao conteúdo que estamos estudando. Nas aulas diferentes, temos vontade de participar e entrar na brincadeira, sempre transformando nossa aula em um ambiente mais leve, divertido e até cômico. Dando um "gás" nos estudos e vontade de aprender mais e mais", afirmou o estudante.

“Do ponto de vista pessoal, é fabuloso perceber, nos olhos e sorrisos dos estudantes, a satisfação e o encantamento pelas peraltices da professora-personagem! Gratificante, satisfatório, enaltecedor são alguns dos adjetivos que posso ressaltar, porém o que conta, de fato, é a o aprendizado dos estudantes e a alegria interior dessa professora que, às vezes, se emociona", finalizou Flavia.