Navegar para Cima

Notícias

Plataforma Matific complementa o ensino de matemática nas aulas

06/05/2021
Educação
Com atividades interativas e possibilidade de acompanhamento de estudantes, a plataforma contribui para o desenvolvimento de habilidades matemáticas

​Foto: Estudante Maria Valentina Bottini, que conquistou o 5º Lugar a nível nacional nas Olimpíadas Matific 2021, entre as turmas de 3º ano EF

Matemática é essencial na vida dos estudantes, afinal ela contribui para o raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e está presente em outras áreas do conhecimento. Compreendendo a importância da disciplina e buscando formas interativas e tecnológicas para as aulas, utilizamos a plataforma Matific, uma ferramenta com atividades diferenciadas que permite o acompanhamento do progresso de cada estudante.

Por meio de atividades baseadas em exemplos reais e centrada no estudante, a plataforma possibilita maior interação e compreensão de conceitos. O ambiente virtual permite o aprendizado através de tentativas, alcançando, dessa forma, aprendizagens no seu tempo. Assim, representa uma forma de realizar atividades desafiadoras e interessantes e participar de competições saudáveis com os colegas. A Matific pode ser utilizada em diferentes dispositivos – computador, tablet, smartphone, notebook, etc. – através do login previamente disponibilizado pelo educador da turma.

A ferramenta atende, majoritariamente, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para os educadores, a Matific complementa o ensino com atividades diversas, proporciona conexão entre conceitos novos com habilidades já aprendidas e, principalmente, uma visão do progresso de cada estudante. Durante o período de pandemia, o seu uso foi ampliado, oportunizando aos professores acrescentar as tarefas da Matific em seus planejamentos, garantindo, assim, a intencionalidade pedagógica e o desenvolvimento de competências de Matemática.

No mês de abril deste ano, os nossos estudantes participaram das Olimpíadas Matific, uma das maiores competições de matemática online, em que disputaram com estudantes de escolas de todo o Brasil. E como resultado, nossa estudante Maria Valentina Bottini, do 3° ano EF, conquistou o 5° lugar a nível nacional entre as turmas de terceiro ano, e a nossa turma 133 ficou em 10° lugar a nível nacional entre as turmas de terceiro ano.