Navegar para Cima

Notícias

Plataformas de leitura ampliam possibilidades de aprendizagem

10/05/2021
Educação
O incentivo ao hábito de leitura é complementado nas atividades de aula com as ferramentas Árvore de Livros e Elefante Letrado

​Obs: A foto que ilustra esta matéria foi produzida antes da pandemia.

Plataformas de livros digitais são uma possibilidade de constituir, nos ambientes escolares, acervos híbridos. Sabendo disso, oferecemos acesso a tecnologias que complementam o ensino e estimulam a leitura para os estudantes. Assim, serviços digitais como Elefante Letrado e Árvore de Livros fazem parte da rotina escolar e podem ser acessados pelo computador, tablet, notebook e celular por meio de login disponibilizado previamente pelo Colégio.

Além de proporcionarem a ampliação do acervo de produções literárias disponível, eles se destacam como facilitadores do acesso a diferentes materiais de leitura, visto que vários estudantes podem conferir os materiais simultaneamente e realizar leituras no seu tempo. O uso dessas ferramentas permite a ampliação de espaços, tempos, suportes e estratégias de mediação para a leitura no ambiente virtual, resultando em um enriquecimento de projetos voltados à formação do leitor e diversificação das práticas de leitura.

Elefante Letrado: incentivo à leitura desde cedo

A plataforma Elefante Letrado complementa o incentivo à leitura por meio de um ambiente lúdico e interativo, com obras de autores consagrados e diferentes gêneros literários. Além disso, proporciona atividades diferenciadas como jogos didáticos, livros com ilustrações, audiolivros, leitura oral e a opção de gravar as leituras. Ela também permite que o educador acompanhe o desempenho do aluno e da turma através de relatórios apresentados pela própria ferramenta. Dessa forma, a Elefante Letrado possibilita um ambiente diversificado e dinâmico, que contribui e motiva a leitura das crianças dos Anos Iniciais e complementa o trabalho do professor.

Com a pandemia, seguindo os decretos de prevenção ao novo coronavírus, o acesso a biblioteca ficou restrito, sendo assim, o uso do acervo virtual da ferramenta teve ainda maior evidência. Entre as ações promovidas pelo nosso Colégio nesse período, está a liberação da plataforma também para os Estudantes do Nível 3 da Educação Infantil, para que possam acessá-la em casa, com o auxílio das famílias e, de forma gradual, divertida e estimulante, serem inseridos no mundo da leitura, além de compartilharem momentos de contação de histórias com seus familiares.

Árvore de Livros: espaço de leitura para todos

A plataforma de livros Elefante Letrado contempla o ensino dos Anos Iniciais, enquanto a Árvore de Livros é utilizada para todos os níveis da Educação Básica, especialmente Anos Finais e Ensino Médio. Dessa forma, ela pode ser vista como uma extensão virtual da biblioteca. Além de os estudantes terem livre acesso às obras disponíveis, também há a possibilidade de realizarem atividades interativas, leituras simultâneas pela turma e projetos de leitura. Outro aspecto importante é organização do acervo, que é feita por temáticas, facilitando, assim, a busca direcionada em projetos que tenham sido elaborados para as aulas.

Nossos estudantes do Ensino Médio, além de contarem com materiais de estudo exclusivos e ações preparatórias para vestibulares e Enem, podem acompanhar as leituras obrigatórias através da plataforma. A Árvore de Livros ainda apresenta uma assessoria própria para elaboração de atividades, debates e dicas sobre as obras. A atualização sobre assuntos atuais também é possibilitada pela plataforma, pois ela possui assinatura virtual de jornais e revistas.

Para incentivar o acesso e a leitura pela plataforma, mensalmente, o Colégio realiza uma ação de reconhecimento aos maiores leitores daquele período, ou seja, aqueles que mais leram dentro do mês​. A premiação é entregue aos estudantes, por nível de ensino, e aos educadores. Aos 3 primeiros colocados são entregues medalhas de reconhecimento.

Educadores e colaboradores têm acesso ao serviço, a partir de login cedido. Com isso, é possível realizar momentos interativos e de fortalecimento da leitura com eles.  Familiares que queiram utilizar a plataforma podem fazê-lo por meio da mesma conta disponibilizada ao estudante.