Navegar para Cima

Notícias

Robótica do Colégio é vice-campeã em competição nacional

30/05/2022
Inovação
A equipe “Cavalo Vendado” representou o Colégio e o município de Erechim no First Tech Challenge – Festival Sesi de Robótica, em São Paulo

​​​​​​​O último final de semana foi de conquistas para a Robótica do Colégio Marista Medianeira. A equipe “Cavalo Vendado", formada por estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio, representou o Colégio e o município de Erechim no Festival Sesi de Robótica 2021/2022, promovido no Brasil pelo Diretório Nacional do SESI, e idealizado e desenvolvido pela FIRST - For Inspiration and Recognition of Science and Technology.

O festival aconteceu em São Paulo/SP, de 27 a 29/5, e os nossos estudantes conquistaram o 2º Lugar a nível nacional na “Premiação Geral – Modalidade Arena", dentre outras 44 equipes participantes, que avaliou a equipe que melhor desenvolveu o seu robô na arena. A equipe do Colégio também venceu na categoria “Prêmio Controle", pelo segundo ano consecutivo, concedido ao grupo que demonstrou ter um pensamento inovador na hora de resolver desafios do jogo, através da utilização de sensores e software para aumentar a funcionalidade do robô, como a operação autônoma. No Festival, de forma geral, os estudantes são desafiados a projetarem, programarem e construírem robôs capazes de realizar tarefas.

Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio, membro da equipe “Cavalo Vendado", Brenda Zago, participar do First Tech Challenge foi uma de suas experiências mais grandiosas e valiosas. “Foi um momento de muita integração entre a nossa equipe e com as demais equipes participantes, todas conectadas pelo desejo da vitória, sim, mas além disso, pela busca de novas experiências e novas vivências. Essa competição foi um marco muito importante na minha trajetória escolar, que termina no final deste ano, pois irei concluir o 3º ano do Ensino Médio, mas, sem dúvidas, vai ficar gravada na minha memória e eu vou querer vivenciar novamente."

Menção Honrosa

​Após o retorno da equipe a Erechim, os nossos estudantes e professores da Robótica foram homenageados pelo Prefeito Municipal, Paulo Polis, que entregou a Diretora do Colégio, Cheila Milczarek, e ao professor responsável pela Robótica Educacional no Colégio, Necleto Pansera Jr., uma Menção Honrosa pela participação e resultados conquistados no Festival Sesi de Robótica - FTC 2022. 

​​ Texto auxiliar da imagem

Equipe Cavalo Vendado junto ao Prefeito de Erechim, recebendo a Menção Honrosa

Em sua fala, o prefeito parabenizou a equipe, e disse que todos são inspiração para os demais estudantes do nosso município. "O trabalho que vocês realizam em equipe é sensacional! Não basta apenas ter talento, é preciso de muito trabalho, e vocês mostraram que a dedicação traz resultados. Que as nossas crianças e jovens das escolas da rede pública de Erechim, que agora possuem acesso à robótica, possam se inspirar na equipe Cavalo Vendado! Que juntos, possamos compartilhar conhecimentos e fazer essa rede de inovação e incentivo à tecnologia crescer cada vez mais", destacou Paulo Polis. 

​​ Texto auxiliar da imagem

Prefeito de Erechim falou sobre a importância da conquista da equipe para o município

O professor de Robótica do Colégio e mentor da equipe, Necleto Pansera Jr., falou sobre a trajetória da robótica dentro do Marista Medianeira, ressaltando o processo de evolução que aconteceu desde a sua implantação, e contou como foi a participação da equipe no Festival Sesi de Robótica. Os estudantes puderam demonstrar como o robô construído por eles funciona, e explicaram como ele foi projetado e construído, além de falarem sobre suas funções dentro da equipe. 

​​ Texto auxiliar da imagem

Momento de demonstração do robô

Após a homenagem, as famílias dos membros da equipe organizaram uma carreata surpresa, momento em que a emoção, a integração e o reconhecimento se fizeram presentes novamente.

Sobre a Robótica no Marista Medianeira
No Marista Medianeira, através das aulas de Robótica, os estudantes desenvolvem o raciocínio lógico, a criatividade e constroem seu próprio conhecimento utilizando recursos tecnológicos. Durante as atividades, os estudantes são desafiados a resolverem situações-problema por meio da projeção e montagem de maquetes, robôs, drones, além de construírem aprendizados na área da programação. Eles são incentivados a utilizarem os conhecimentos adquiridos na Robótica para criar soluções para problemas reais e participam de diversas competições que incentivam o espirito de equipe e a liderança.  Além do Festival Marista de Robótica, que envolve todos os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, a equipe de Robótica do Marista Medianeira, “Cavalo Vendado", também participa de outros eventos, competições e festivais regionais, nacionais e internacionais, como o First Tech Challenge.​