Saiba mais sobre a Bimodalidade e sobre o Marista Virtual 3.0

17/02/2021
Saiba como funciona o modelo de aulas presenciais e online

​​​Diante do contexto de Pandemia, que trouxe a condição de afastamento e escalonamento de grupos de estudantes, nós, enquanto Rede Marista, amparados pela legislação educacional nacional e estadual, adotamos, no ano de 2020, a Bimodalidade. Este formato permite a oferta simultânea de atividades pedagógicas de maneira presencial e online.

Para 2021, enquanto a situação pandêmica perdurar e os decretos exigirem e/ou permitirem, continuaremos com as aulas presenciais e com a transmissão virtual, para quem precisar e optar. Para a realização das aulas online, utilizamos a plataforma Teams, e para a realização de atividades, utilizamos a plataforma Marista Virtual 3.0.

Para o atual momento, conseguimos reorganizar os espaços da escola e, com aval jurídico, atenderemos ao distanciamento de 1,5 metros por estudante, o que nos permitirá acolher todos os dias, sem escalonamento, os estudantes da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio, havendo algumas divisões de atividades e de ambientes dentro da própria escola, para que seja possível atender a todos de forma presencial. Ressaltamos que esse sistema de atendimento acontecerá levando em conta as condições do modelo de distanciamento controlado e os decretos emitidos pelo governo do estado e do município, que serão acompanhados semanalmente.

As famílias que optarem pelo não retorno presencial, terão seu atendimento em modalidades online e também através de tarefas e atividades que serão encaminhadas pelo professor, em contato direto com a família, de acordo com o nível de ensino.​

Orientações para estudantes – Presencial

• O uso de máscara é obrigatório e indispensável.

• O distanciamento também deve ser mantido de acordo com o protocolo sanitário do Colégio (1,5m de distanciamento entre as pessoas e 2m de distanciamento no momento do lanche).

• Deverão evitar sons e conversas paralelas, mantendo o foco na aula.

• O educador necessita fazer a mediação entre os estudantes da bimodalidade, e para isso, requer maior tempo de resposta, tanto para os que estarão no presencial, quanto para os que estarão em casa.

Orientações para estudantes – Em casa

• Acesse a sala de aula da sua turma no Teams e deixe o seu microfone mutado e a câmera aberta.

• Abra o microfone nos momentos de questionamento ao educador.

• Fixe a imagem do educador na sua tela.

• Na medida do possível, priorize assistir as aulas no computador.

Veja na imagem e no vídeo abaixo, tutoriais de como acessar a plataforma Marista Virtual 3.0/Moodle:​​

Tutorial Marista Virtual 3.0.jpg

Assista ao vídeo:​​