Turno Integral vivenciou projeto sobre Arquiteturas

06/12/2018
Projetos
Durante o projeto, os estudantes puderam estudar e conhecer diferentes tipos de arquiteturas, além de criarem suas próprias estruturas.

​​​Por meio do projeto “Arquiteturas Fantásticas", os estudantes do Turno Integral puderam estudar e conhecer diferentes tipos de arquiteturas, além de criarem suas próprias estruturas, utilizando materiais diversos, como elementos da natureza e próprios de construções. A temática do projeto surgiu a partir da curiosidade das crianças, em que cada turma escolheu um tipo de arquitetura para pesquisar, como pontes, pirâmides, estádios. “Através de suas criações, as crianças construíram novos conhecimentos e fortaleceram o trabalho em equipe", destacou a Coordenadora do Turno Integral, Talita Bandurka.

Alguns profissionais da área de Arquitetura, Engenharia e História também fizeram parte do projeto, contribuindo de forma significativa na formação das crianças sobre o assunto. Para uma roda de conversa, os estudantes receberam o Engenheiro Elétrico, César Tonin; também ouviram os ensinamentos da Arquiteta da Rede Marista, Camila da Rocha; e tiveram a oportunidade de encontro com o historiador erexinense Enori Chiaparini, que contou sobre a história das arquiteturas que compõe o município ao longo de​ quase 100 anos.

DSC_0634.JPG

Durante a realização do projeto, as oficinas disponibilizadas ao Turno Integral também trabalharam com a temática das “Arquiteturas". Na oficina de Musicalização, as crianças construíram “arquiteturas musicais", criando instrumentos variados, com diferentes formas, tamanhos e sons. Na oficia “Roda Filosófica", os estudantes conversaram e refletiram sobre a ética nas construções e sobre a importância do trabalho em equipe. Junto à oficina de Psicomotricidade, as crianças participaram de jogos cooperativos e circuitos, utilizando elementos e objetos aplicados em construções.

WhatsApp Image 2018-12-04 at 13.09.16.jpeg

Nos “Episódios de Ciências", puderam conhecer e experimentar alguns conceitos da Física nas construções, como equilíbrio (Arquiteturas com cartas de baralho), noções de curvas e velocidade (canos com bolitas), raciocínio lógico, planejamento, formatos e suas diferentes resistências, e a arquitetura na natureza explicada pela Física (como e porque as raízes das árvores e plantas possuem formatos diversos?). Na Oficina de Artes, os estudantes recriaram a obra “Quarto em Arles", do pintor Vicent Van Gogh, através de um desenho ditado; também conheceram mais sobre paletas de cores e sua aplicação nas arquiteturas; e fizeram um desenho por observação do Castelinho, um histórico ponto turístico da nossa cidade, utilizando a técnica de perspectiva e planos.

DSC_0443.JPG

Segundo a Instrutora do Turno Integral que trabalha com os estudantes do 1º ano EF, Daniela Riedel, o projeto “Arquiteturas Fantásticas" surgiu como novidade no início do segundo semestre, contemplando um mundo de curiosidades que as crianças vinham demonstrando interesse. “Trabalhamos diversas arquiteturas, iniciando na nossa escola e conhecendo importantes pontos turísticos do mundo. Foi incrível a interação e o envolvimento das crianças nas pesquisas, como também em todas as situações de aprendizagem propostas. Durante o projeto, arquitetamos perguntas, construímos respostas e finalizamos nossa caminhada cheios de novos saberes", concluiu a Instrutora.​

e (24)n.jpg