Navegar para Cima

Notícias

Dia dos Avós: os benefícios da convivência entre gerações

26/07/2021
Educação
Confira o desafio entre avô, mãe e estudante sobre a vida escolar

​​Mais do que um ambiente de aprendizagem, a escola é o lugar onde crianças, jovens, educadores e famílias convivem e trocam experiências. Também é um espaço marcado pelas memórias de diferentes épocas. Ao longo de 117 anos de história, nosso Colégio acolheu muitas gerações e ainda hoje encontramos famílias em que avôs, pais e estudantes compartilham a mesma vivência: a educação integral marista.​

O mundo vive um momento social com novas configurações familiares e a longevidade altera antigos papéis. O vínculo entre avós e netos, por exemplo, é cada vez mais forte e traz muitos benefícios. Chamados carinhosamente de pais com açúcar, os avós estão mais ativos e participativos na vida dos netos. “Em todas as fases da vida uma relação entre avós e netos deve ser uma relação saudável, regada por muito amor e respeito com aquele mimo especial que somente eles, mestres nisso, conseguem transmitir", afirma a orientadora educacional Sylvianne de Oliveira. Muitos relacionam essa fase com ter a oportunidade de amar seu filho(a) pela segunda vez, de ter uma nova chance de participar dos momentos da infância em família.

No Marista Rosário, também são realizadas atividades que estimulam o encontro de gerações, como o projeto Chá de Memórias do 3º ano EF, que convida os avós dos estudantes a contarem como era Porto Alegre em seus tempos de juventude.​​

​​Saiba mais sobre o Chá de Memórias

Confira os benefícios dessa relação:

Por Sylvianne de Oliveira

• A oportunidade de aprender com seus ensinamentos assegurados

• A criação das melhores memórias afetivas de nossa infância e para quem tem sorte ao longo da sua vida adulta

• Eles vivem uma paternidade em outro momento, sem cobranças, não tendo o medo de errar

• O exemplo dos ensinamentos que as pessoas mais velhas podem oportunizar com suas experiências

• Trabalhar com alguns dos sentimentos mais ricos em afeto, regado de amor​

Na infância:

Conforme, Sylvianne, já existem estudos que comprovam que a convivência dos avós com as crianças tem um efeito positivo em suas vidas devido ao amor e apoio de seus ensinamentos. “Cultivar essa relação saudável pode trazer benefícios relevantes, aumentando sua autoestima e inteligência emocional. A convivência entre essas gerações é uma forma de experiências e conhecimento, além de muita brincadeira, leituras, culinária, carinho e afeto", afirma.​

Na adolescência:

Uma fase que podemos fortalecer os laços, oferecendo amor, segurança e experiências. Reforçando as histórias para que sirvam de modelos nas dúvidas e angústias que nossos jovens compartilham com a família.​

Desafio das gerações

Para perceber as diferenças e semelhanças das experiências entre gerações, convidamos o avô e a mãe da estudante Isadora G., do 4º ano EF, Gledison e Roberta, a responderem o mesmo questionário com perguntas sobre a vida escolar. Confira as respostas!

Avô Gledison

Como era a estrutura do Colégio?

Praticamente a mesma estrutura da atual em relação ao prédio A. Antes, no lugar do estacionamento e do prédio B, existia um campo de areia e um ginásio de esportes.

Como os professores ensinavam?

Os professores davam suas aulas de maneiras catedráticas, sem muita interação entre os professores e os alunos. Nós só copiávamos o que estava no quadro negro.

Como você costumava estudar, quais eram seus principais instrumentos de estudo?

O estudo era feito com o material copiado em aula e em livros que cada aluno deveria ter adquirido no início do ano letivo.

Do que você mais gostava de brincar no Colégio?

Quando tínhamos "recreio", íamos conversar nos bancos da praça ao lado do Colégio Marista Rosário, Praça Dom Sebastião. Brincadeiras eram nossos jogos de futebol no campo ou no ginásio de esportes.

Do que você mais gostava no Colégio?

Éramos todos iguais, não se pensava em diferença de classe social. Esta maneira de ver a vida era tranquila e, afinal, éramos jovens de 16, 17 anos e já tínhamos nossos assuntos de adultos, meninas, faculdades e futuras profissões.

Qual foi o seu maior aprendizado no Marista Rosário?

Sempre estudei em escola católica e no Marista Rosário o Ensino Religioso foi fundamental para aprofundamento da fé católica, algo que mantenho até hoje e que juntamente com minha esposa, ensinamos aos nossos filhos.

Mãe Roberta

Como era a estrutura do Colégio?

Todos estudavam no atual Prédio A. As aulas de Educação Física eram feitas nas 5 quadras de esporte ou no campo de areia, chamado de “Campão", onde os guris jogavam futebol. Para ir até lá, descíamos as escadas do pátio central e passávamos por baixo da rua e chegávamos no campo de areia e em frente na atual quadra 1. Em frente ao bar, que ficava em frente à sala dos professores, havia e ainda há os troféus ganhos pelos alunos em competições esportivas. Havia uma sala com projetor para os professores colocarem filmes para assistirmos. No final da minha vida escolar, foram colocadas televisões em todas as salas. Também existia uma sala com diversas máquinas de escrever, onde fazíamos aulas de mecanografia ou digitação.

Como os professores ensinavam?

Os professores eram bem acessíveis, esclareciam as nossas dúvidas quando perguntados, mas eram também exigentes quanto aos temas, trabalhos, provas e disciplina. Utilizavam principalmente livros didáticos e copiavam a matéria no quadro negro (na verdade era verde) e utilizavam giz.

Como você costumava estudar, quais eram seus principais instrumentos de estudo? Usava livros e caderno basicamente. Quando precisava fazer trabalhos, pesquisava em enciclopédias ou em livros da Biblioteca.

Do que você mais gostava de brincar no Colégio?

Fui para o Colégio com 10 anos. Adorava as aulas de Educação Física e jogar vôlei com a equipe do Colégio. No horário do recreio, ou ficava nos corredores do colégio ou ia para a Praça Dom Sebastião. A porta para lá era aberta somente nesse horário e depois fechada.

Do que você mais gostava no Colégio?

Conversar com os meus amigos, participar as gincanas do Colégio, fazer as aulas de Educação Física e jogar vôlei.

Qual foi o seu maior aprendizado no Marista Rosário?

Respeitar a todas as pessoas e ser solidária para quem precisa de auxílio de qualquer ordem.​

Estudante Isadora

Como é a estrutura do Colégio?

As aulas acontecem no prédio A. No prédio B, tem o estacionamento e a Educação Infantil. No prédio C, ficam as quadras de esporte.

Como os professores ensinam?

Os professores utilizam livros, computadores e escrevem no quadro branco. Desde 2020, os professores também dão aula online. Como você costuma estudar, quais são seus principais instrumentos de estudo. Com livros, caderno, internet, computador e celular.

Do que você mais gosta de brincar no Colégio?

Eu gosto de brincar no recreio com as minhas amigas!

Do que você mais gosta no Colégio?

Da Biblioteca, porque podemos ler vários tipos de livros e brincar na casa da árvore, que fica no meio do lugar.

Qual foi o seu maior aprendizado no Marista Rosário?

A fazer amizades verdadeiras, pois temos que respeitar as outras pessoas, respeitando as diferenças. O importante significado da amizade são as brincadeiras e a diversão.​

Origem do Dia dos Avós

O Dia Mundial dos Avós é celebrado em 26 de julho em homenagem à Santa Ana e São Joaquim. Os pais da Virgem Maria, avós de Jesus Cristo, são considerados os padroeiros de todos os avós pela Igreja Católica.

No dia 26 de julho de 1584, os avós de Jesus Cristo foram canonizados pelo Papa Gregório VIII canonizou. Por isso, a escolha da data para a celebração.