Os benefícios da interdisciplinaridade na prática do Inglês

30/08/2021
Educação
Saiba mais sobre a interdisciplinaridade e internacionalização no Ensino Médio Marista

​​​​​

Vivemos em uma época onde a língua estrangeira se faz presente nos processos de ensino e aprendizagem. Os desafios envolvem as diferentes possibilidades de os estudantes vivenciarem as múltiplas culturas. Neste sentido, é importante lembrar que, ao trabalhar a língua inglesa, não falamos somente de lugares como os Estados Unidos da América, a Inglaterra ou o Canadá, e sim sobre um mundo que busca se comunicar por meio do inglês de maneira global. Sendo assim, emerge cada vez mais o desafio de contribuir para o aprendizado dos estudantes, a criticidade, autonomia e produtividade dentro desta visão coletiva.

Afim de tornar as discussões e a construção do conhecimento da língua inglesa dentro e fora da sala de aula mais significativas e contextualizadas e, ainda, levando em consideração que os estudantes do Colégio Marista Rosário, em sua maioria, já possuem nível linguístico alto, as aulas do componente no Ensino Médio são ministradas 100% em inglês. Os encontros buscam trabalhar as quatro habilidades dentro do idioma: fala, escrita, leitura e compreensão auditiva. Além disso, os professores atuam de modo interdisciplinar, incentivando o protagonismo dos jovens e levando em consideração o mundo em que vivemos, tão diverso e plural no que se diz a respeito à cultura e internacionalização.

Segundo o professor de Língua Inglesa do Ensino Médio, Diego Maciel, a interdisciplinaridade contribui para no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o interativo e atualizado, o que consequentemente colabora para um processo mais fácil e significativo. “Costumo dizer aos estudantes que estudar a língua inglesa vai além de pontos gramaticais. Poder comunicar-se em uma língua estrangeira nos faz ser capaz de analisar, discutir e compreender diferentes aspectos culturais. O aluno que está inserido dentro da aprendizagem de língua inglesa consegue circular ainda mais dentro dos outros componentes curriculares, tendo acesso a pesquisas, artigos e documentos do mundo todo, que são produzidos nesse idioma, gerando uma noção global sobre os tópicos estudados e não somente focando na realidade do nosso país", comenta Diego.

Pensando em aproximar ainda mais o tema de internacionalização aos estudantes, os professores do 2º ano do Ensino Médio Diego (Língua Inglesa), Fernanda Santos e Ricardo Grosso (Educação Física) propuseram um trabalho interdisciplinar, cujo tema foram as novas modalidades que surgiram nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. No trabalho, os alunos abordaram a origem, as técnicas e as curiosidades que envolvem as novas modalidades e, por meio do Aplicativo Sway do Microsoft Office, que facilita a criação e o compartilhamento de relatórios interativos e apresentações, foi possível desenvolver essa atividade de forma integrada.

Segundo os professores de Educação Física do Ensino Médio, Ricardo e Fernanda, cada dupla de estudantes desenvolveu o conteúdo do trabalho com liberdade, criatividade e protagonismo, podendo assim, colocar as suas percepções na construção da apresentação do seu trabalho dentro do Sway. “Por meio da pesquisa proposta pelo componente, os participantes puderam conhecer e aprofundar os seus conhecimentos sobre as modalidades antes mesmo delas estrearem nos Jogos Olímpicos", pontua Ricardo.

Em uma segunda parte, eles tiveram que demonstrar a prática do esporte escolhido, explicando os gestos técnicos e a contextualização. Nesta etapa do trabalho, os estudantes gravaram vídeos explicativos em inglês e, como o objetivo da internacionalização é fazer com que todos sejam capazes de interagir e compreender, também criaram legendas em português para que esse material possa ser acessado por muitos.​

Confira abaixo alguns resultados deste trabalho:

​​​

Quer saber mais sobre interdisciplinaridade e internacionalização no Ensino Médio? Venha conhecer nossa proposta pedagógica e fazer parte da família rosariense!

Conheça o Núcleo de Internacionalização do Colégio Marista Rosário:

O Núcleo de Internacionalização é uma iniciativa que visa proporcionar reflexões e experiências multiculturais para sua comunidade escolar por meio de iniciativas variadas, permanentes e orgânicas, direcionadas aos diferentes públicos. O Núcleo foi lançado em um webinar para educadores e convidados em maio.

Entre as frentes de atuação, estão a metodologia da língua inglesa, intercâmbios, feira de universidades estrangeiras, oficinas, formação entre professores de línguas, além do suporte a estudantes que irão estudar em universidades estrangeiras e do acompanhamento do Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas (Crisd) (e seu evento MUNdo Marista Rosário) e da Way American School.​

Para saber mais, acesse a matéria: Marista Rosário lança Núcleo de Internacionalização.