Navegar para Cima

Notícias

Boas práticas para a utilização do Microsoft Teams

13/05/2021
Inovação
Confira dicas para otimizar o uso da plataforma e também para melhorar o convívio durante as aulas online

​A pandemia intensificou a necessidade de realização das atividades domiciliares e a plataforma Microsoft Teams se tornou uma das principais aliadas de educadores, estudantes e famílias. Com ela é possível reunir conversas, atividades e conteúdos em um único aplicativo. Essa ferramenta contribui para que educadores criem aulas criativas e interativas, e os alunos conectem-se aos seus colegas a partir de salas de aulas colaborativas e grupos de estudos.

A plataforma também permite a realização de webinars, formações, reuniões, enfim, qualquer atividade que envolva videochamadas.

Nossa instituição conta com uma parceria com a Microsoft, o que faz com que tenhamos acesso ilimitado e gratuito a todas as plataformas do pacote Microsoft Office, entre elas o Teams. Isso garante uma série de benefícios, como segurança, acessibilidade, interatividade e portabilidade. Essa parceria também dá direito a 15 licenças da Microsoft por usuário para todos os nossos estudantes e educadores – cinco para desktop, cinco para smartphone e cinco para tablets.

Apesar das vantagens do Teams, ele não está imune a eventuais instabilidades, principalmente pelo uso frequente e massivo de videochamadas. Alguns fatores que podem causar esses problemas são a conexão de internet local, ter versões mais antigas do app instaladas e atualizações de rotina da própria Microsoft para melhorar o sistema. Também é importante que familiares e estudantes estejam atentos para os requisitos mínimos para o funcionamento da plataforma, já que aparelhos eletrônicos defasados podem não rodar o Teams corretamente.

Para verificar os requisitos mínimos para o uso do Teams em dispositivos móveis e nos sistemas Windows, Mac e Linux, recomendamos o acesso a esta página oficial da Microsoft. Lá estão todas as especificações necessárias para o bom funcionamento da plataforma. ​

Dicas para as aulas online

Para aproveitar as funcionalidades do Teams da melhor maneira, separamos algumas dicas para tornar as relações com os colegas, mesmo a distância, ainda melhores:

Por Mariana Arieta, Orientadora Educacional dos 1º e 2º anos EF

  • O Teams conta com a funcionalidade Levante a mão. Durante a aula, clique no desenho da mão e aguarde a sua vez de falar. Depois de falar, lembre-se de clicar novamente e baixar a mão.

  • Se puder, ligue a câmera. Ligar a câmera nas aulas online é uma ação importante para melhorar a experiência dos estudantes e do professor, pois diminui a sensação de solidão. Ver o rosto dos demais colegas de turma torna o processo de aprendizagem remoto mais pessoal, descontraído e confortável.

  • Enquanto estiver configurando seu vídeo e áudio antes de ingressar em uma reunião, você pode selecionar um Filtro de plano de fundo. Está logo abaixo da imagem de vídeo. Suas opções de plano de fundo serão exibidas à direita.

  • Respeite o tempo da aula. Se for preciso: levante-se, alongue-se, vá ao banheiro e depois volte para a aula.

  • Durante a aula, utilize o chat apenas para tratar de assuntos relacionados à aula.

  • Para ajudar na sua concentração, utilize o chat privado apenas fora do horário de aula. ​