Navegar para Cima

Notícias

Colégio lança nova edição do anuário Ecos Rosariense

22/03/2020
Institucional
Tradicional publicação registra memórias da vida escolar. Confira a edição de 2019

​​​​​​​​​​​​​​​​As pessoas costumam lembrar com saudade dos tempos de colégio e os registros dos melhores momentos desta fase garantem recordações para toda a vida.

Conhecido como a publicação que busca eternizar as memórias de cada ano letivo, o anuário Ecos Rosariense conta com as tradicionais fotos de turma e dos educadores, além dos principais acontecimentos do ano.

No dia 10/3, o Colégio lançou a 66ª edição da publicação, entregue em primeira mão aos estudantes concluintes do Terceirão 2019 durante reencontro que reuniu os agora ex-alunos e educadores no novo Espaço Champagnat.

Depois disso, foi a vez dos educadores e turmas receberem a versão de 2019 em diferentes momentos. Para tornar as entregas mais significativas, as turmas da Educação Infantil receberam a publicação  das mãos do mascote do Colégio, o Periquito Rosariense, e os Anos Finais receberam a visita dos educadores que participaram do projeto Memórias Rosarienses​, que compartilharam suas histórias. 

Números da edição 2019

•             115 turmas fotografadas

•             4 Níveis de Ensino

•             447 educadores fotografados

•             11 Grupos Representativos

•             23 Equipes Esportivas | 90 Turmas de Atividades Complementares

•             4.000 exemplares impressos em março de 2020

•             O anuário leva em média 6 meses para sua produção.

Com isso, totalizamos mais de 184 mil exemplares impressos desde 1927, completando 93 anos desde a sua criação.​

Você sabia?

•             O anuário configurou-se como um histórico do então Gymnasio Estadual do Rio Grande do Sul, em 1927.

•             A publicação esteve suspensa de 1944 a 1949 devido à Segunda Guerra Mundial que ocasionou a escassez de papel no Brasil, retornando em 1951 com o mesmo formato.

•             A partir de 1971, a publicação foi suspensa novamente e voltou a ser produzida em 1992. Neste mesmo ano, o Marista Rosário passou a produzir o Ecos em formato mais moderno, com fotos das turmas e acontecimentos do ano.

•             Na época de sua criação, nos anos 1920, seu formato era A5, impressão em preto e branco, com 158 páginas. Foi na década de 50 que a publicação assumiu o formato atual.

•             A partir da edição do ano de 1993, a diagramação passou a utilizar algumas fotos coloridas para, a partir de 1994, passar a ser produzida integralmente colorida.

Edições publicadas:

•             De 1927 a 1943 (17 edições)

•             De 1951 a 1971 (21 edições)

•             De 1992 até 2019 (28 edições)

Confira as edições digitalizadas

Sobre o anuário

O anuário Ecos Rosariense é uma publicação de estilo revista, em tamanho A4, com pouco mais de 100 páginas. Durante cada ano letivo, a Assessoria de Comunicação da escola registra por meio de fotos e textos a maioria dos eventos, e são esses registros que compõem, posteriormente, o conteúdo da publicação.

A publicação se divide por nível de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, mostrando, também, os educadores, as equipes esportivas, atividades complementares e grupos representativos como PJM e Voluntariado.

Nas páginas da Educação Infantil e Anos Iniciais EF, as professoras deixam dedicatórias para sua turma ao lado da foto e dos nomes dos alunos. No Ensino Médio, o destaque é dado ao 3º ano, com fotos individuais e em momentos marcantes do último ano de colégio dos concluintes.

A distribuição da publicação, principalmente para os alunos recém-formados, é um momento especial entre as programações do calendário letivo do primeiro semestre. Encerrado o período de vestibulares e matrículas nas universidades, o Colégio abre suas portas para receber os egressos do ano anterior em uma confraternização. Nela, eles podem reencontrar colegas, professores, assistentes e, ainda, receber o tão esperado Anuário.

O Ecos Rosariense é a revista que guarda as memórias do Marista Rosário e um dos mais consolidados canais de comunicação da escola. É o mais completo acervo histórico e fotográfico da instituição.

Alguns resultados:

Prêmio Sinepe – RS | Destaque em Comunicação 2014. Prêmio Sinepe – RS | Destaque em Comunicação 2011.

Pesquisas anteriores: cerca de 95% dos ex-alunos possuem mais de um exemplar do Anuário, 99% dos educadores concordam que o Ecos colabora para a preservação do legado histórico do Colégio e 93% deles pretendem guardar suas edições.​