Navegar para Cima

Notícias

Como a educação marista fortalece a formação de leitores?

08/06/2022
Educação
Projetos de leitura e literatura são vivenciados em todos os níveis no Marista Rosário

​Uma das premissas da educação marista é o desenvolvimento integral. Esse horizonte permeia a rotina das atividades no Colégio Marista Rosário da Educação Infantil  ao Ensino Médio. Um desses pilares é a formação de leitores

O incentivo à leitura inicia na Educação Infantil. Nesta etapa, os estudantes dispõem de horários semanais na Biblioteca e mediações de leituras. A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, a prática é intensificada na consolidação das primeiras aprendizagens formais. Uma das atividades desse período é o projeto Ciranda de Leitura – que busca ampliar o repertório literário dos estudantes. 

Criação, escrita e imaginação

Já no 2º ano, o processo de aprendizagem é aprofundado e as turmas participam do projeto Pequenos Escritores. Criado em 1998, consiste em uma publicação de um livro, a partir de uma produção poética coletiva, com um tema único. A atividade também está vinculada ao processo de aprendizagem da letra cursiva, uma vez que toda a construção do material é escrita pelos estudantes, a mão, com ilustrações autorais.

Luiza Emmel, coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais, explica que o projeto possui diferentes etapas que têm como objetivo oportunizar uma aprendizagem integral que insere o estudante na literatura e aborda aspectos como criação colaborativa, introdução ao gênero poético e ampliação do repertório literário. “O Projeto Pequenos Escritores possibilita o encantamento e o aprimoramento de diferentes habilidades. Fomenta e desenvolve a compreensão, a reflexão, a análise e a capacidade crítica em relação à Língua Portuguesa e a seus usos", comenta Luiza. "Os estudantes são os protagonistas de todo o processo e o  resultado contempla os processos de aprendizagens desenvolvidos ao longo do ano de forma significativa e potente".​

As turmas de 2022 já iniciaram esse processo e, atualmente, estão trabalhando com leituras compartilhadas e com a compreensão da produção de letra cursiva. A inspiração da publicação deste ano já foi escolhida e eles produzirão poesias com temática de animais. 

Crescer e aprender junto aos livros

O projeto Pequenos Escritores é uma iniciativa que marca a vida escolar dos estudantes rosarienses. A jornada iniciada nos primeiros anos escolares é incentivada e aprofundada no decorrer da trajetória escolar. A partir do 4º ano, eles podem participar do Clube do Livro. Já nos Anos Finais, são incentivados a ler, resumir, debater, opinar e criar vídeos sobre três livros por trimestre. 

No Ensino Médio, além dos diversos autores trabalhados, as leituras exigidas para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul são abordadas com maior ênfase. O Seminário de Leituras Obrigatórias também objetiva esclarecer temáticas abordadas nos vestibulares.

Promovendo a Educação Integral

A formação de leitores é um dos aspectos pertencentes ao nosso jeito de educar. A partir desse incentivo, também são fortalecidas a valorização da pergunta, da pesquisa e da sistematização de conhecimentos e saberes.

O estudante experencia, desde cedo, as potencialidades da criação, da sensibilidade e da expressão. Essas vivências oportunizam ao estudante marista a capacidade de valorizar cada novo aprendizado, exercer a cidadania, enfrentar cada desafio e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor. 

Conheça os nossos diferenciais aqui.