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Como o ensino tecnológico pode ser desenvolvido na Educação Infantil

18/10/2021
Inovação
Estudantes do Nível 3 fazem experimentos com eletrônicos para descobrir como eles funcionam

​​​​O mundo das tecnologias encanta pessoas de qualquer idade, seja uma criança de cinco anos, um adolescente de 15 ou um idoso de 65, mas a assimilação dos pequenos pelas tecnologias se dá mais facilmente porque eles cresceram com essas inovações e as veem como parte do seu ambiente, ao contrário dos adultos que tiveram que se adaptar. 

Em função de propostas que envolviam jogos e outras atividades eletrônicas e tecnológicas, estudantes da turma N3F, do Nível 3 da Educação Infantil, trouxeram equipamentos eletrônicos que estavam fora de uso em suas casas e os abriram para ver seu funcionamento por dentro. Questionamentos sobre descarte correto do lixo eletrônico e reaproveitamento dos materiais foram trazidos pela turma nas rodas de conversa. 

Como todas essas atividades da Educação Infantil do Marista Rosário são um convite à experimentação, eles brincaram com as peças, montaram, desmontaram e inventaram histórias: atividades que fazem parte de um processo de aprendizagem que coloca a criança como protagonista, dando a oportunidade de ela imaginar, criar, brincar, compartilhar e refletir sobre o assunto. 

Uma das ações do projeto foi a visita ao laboratório de criatividade da escola, o LabCriar, onde foram recebidos por estudantes do Ensino Médio, integrantes do Grupo Rosariense de Inovação e Tecnologia (Grit). Os estudantes da EI separaram os materiais e levaram os dados coletados em sala de aula para entender a funcionalidade dos objetos. De maneira didática e adaptada para o público infantil, os jovens compararam peças elétricas com partes do corpo, como por exemplo, a bateria gera energia para um objeto assim como a comida gera energia para um ser humano.

A tecnologia na educação das crianças

Segundo as Diretrizes da Educação Infantil, a linguagem tecnológica está intimamente articulada a significados que produzem e geram novas formas de conhecer, de se relacionar com o mundo, com as pessoas, provocando a criatividade tanto coletiva como individual, por isso torna-se importante ressignificar e repensar nosso modo de ver e de propor o uso das tecnologias na educação das crianças. 

Sobre o GRIT

Lançado em 2020 e formado por estudantes do Ensino Médio, o Grupo Rosariense de Inovação e Tecnologia (Grit) é um grupo multidisciplinar que tem como objetivo a resolução de problemas reais com criatividade e colaboração e o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio da cultura tecnológica.Nos encontros, os integrantes compartilham conhecimentos e decidem cada etapa dos projetos em andamento, se dividindo em grupos menores e por áreas. Cada estudante tem a possibilidade de trabalhar e ajudar em todas as partes do processo, não sendo necessário ficar restrito a apenas uma parte do projeto/trabalho.​O GRIT também lançou o Gritcast, um podcast feito por estudantes para a comunidade escolar, que conta com a participação de educadores trazendo temas que despertam a curiosidade dos alunos. Saiba mais aqui.  

Podcast: o protagonismo de estudantes dentro de uma experiência significativa na educação do século XXI

Confira o relato da professora Lídia Wotter Santos sobre outro tema desenvolvido com a turma aqui.​ 

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