O mundo das tecnologias encanta
pessoas de qualquer idade, seja uma criança de cinco anos, um adolescente de 15
ou um idoso de 65, mas a assimilação dos pequenos pelas tecnologias se dá mais
facilmente porque eles cresceram com essas inovações e as veem como parte do
seu ambiente, ao contrário dos adultos que tiveram que se adaptar.
Em função de propostas que
envolviam jogos e outras atividades eletrônicas e tecnológicas, estudantes da
turma N3F, do Nível 3 da Educação Infantil, trouxeram equipamentos eletrônicos que
estavam fora de uso em suas casas e os abriram para ver seu funcionamento por
dentro. Questionamentos sobre descarte correto do lixo eletrônico e
reaproveitamento dos materiais foram trazidos pela turma nas rodas de conversa.
Como todas essas atividades da
Educação Infantil do Marista Rosário são um convite à experimentação, eles brincaram
com as peças, montaram, desmontaram e inventaram histórias: atividades que
fazem parte de um processo de aprendizagem que coloca a criança como
protagonista, dando a oportunidade de ela imaginar, criar, brincar, compartilhar
e refletir sobre o assunto.
Uma das ações do projeto foi a visita ao laboratório de criatividade da escola, o LabCriar,
onde foram recebidos por estudantes do Ensino Médio, integrantes do Grupo
Rosariense de Inovação e Tecnologia (Grit). Os estudantes da EI separaram os materiais
e levaram os dados coletados em sala de aula para entender a funcionalidade dos
objetos. De maneira didática e adaptada para o público infantil, os jovens
compararam peças elétricas com partes do corpo, como por exemplo, a bateria
gera energia para um objeto assim como a comida gera energia para um ser
humano.
A tecnologia na
educação das crianças
Segundo as Diretrizes da Educação
Infantil, a linguagem tecnológica está intimamente articulada a significados
que produzem e geram novas formas de conhecer, de se relacionar com o mundo,
com as pessoas, provocando a criatividade tanto coletiva como individual, por
isso torna-se importante ressignificar e repensar nosso modo de ver e de propor
o uso das tecnologias na educação das crianças.
Sobre o GRIT
Lançado em 2020 e formado por
estudantes do Ensino Médio, o Grupo Rosariense de Inovação e Tecnologia (Grit) é
um grupo multidisciplinar que tem como objetivo a resolução de problemas reais
com criatividade e colaboração e o desenvolvimento do protagonismo juvenil por
meio da cultura tecnológica.Nos encontros, os integrantes
compartilham conhecimentos e decidem cada etapa dos projetos em andamento, se
dividindo em grupos menores e por áreas. Cada estudante tem a possibilidade de
trabalhar e ajudar em todas as partes do processo, não sendo necessário ficar
restrito a apenas uma parte do projeto/trabalho.O GRIT também lançou o Gritcast, um podcast feito por
estudantes para a comunidade escolar, que conta com a participação de
educadores trazendo temas que despertam a curiosidade dos alunos.
Saiba mais aqui.
Podcast: o protagonismo de estudantes dentro de uma experiência significativa na educação do século XXI
Confira o relato da professora Lídia Wotter Santos sobre outro tema desenvolvido com a turma aqui.
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