Navegar para Cima

Notícias

Diário do Cuidado incentiva o autoconhecimento

02/09/2021
Nosso jeito de educar
Estudantes do 6º ano EF receberam semente mágica para acompanhar o desenvolvimento

​​Práticas de autoconhecimento e autocuidado ajudam os estudantes a enfrentarem os desafios de cada etapa da vida escolar. Especialmente no 6º ano do Ensino Fundamental, momento em que os adolescentes dão início ao período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante, aliadas a atividades que incentivem o seu protagonismo. 

Um exemplo de dinâmica realizada para estimular o desenvolvimento socioemocional é o Diário do Cuidado, proposto pelas professoras de Filosofia, Fernanda de Oliveira, e de Ensino Religioso, Grace Paula Barreto. Para desenvolvê-lo, os estudantes receberam uma semente mágica que possui uma palavra que só é revelada quando a planta cresce. As turmas foram convidadas a plantar a semente e registrar o seu desenvolvimento. 

A ação pedagógica é fundamentada no Projeto Educativo Brasil Marista que considera que a formação humana está baseada no princípio da integralidade da pessoa. Essa abordagem considera que o ser humano é constituído por múltiplas dimensões: psicoafetiva, psicossocial, política, espiritual e técnica. Portanto, é preciso promover espaços de desenvolvimento da dimensão socioemocional para os estudantes nos diferentes momentos de sua trajetória escolar. 

Tendo em vista esses fundamentos, o Diário do Cuidado apresenta uma abordagem apropriada para os estudantes trabalharem sobre sentimentos e refletirem sobre a sua forma de ser e estar no mundo. 

A professora Fernanda de Oliveira conta que a proposta tem como objetivo propiciar uma reflexão sobre o cuidado com a vida em todas as suas dimensões, a partir do cultivo da semente. “Incentivamos os estudantes a pensarem sobre as diferentes etapas da vida, o desenvolvimento, o tempo e o valor da vida, trabalhando questões relacionadas ao projeto de vida de cada um, que é um processo contínuo de construção e reconstrução. Tanto as sementes que brotaram como aquelas que não brotaram foram objetos de análises, reflexões e questionamentos”, observa. 

Etapas do cultivo 

No início de agosto, os estudantes receberam a semente durante o Drive-thru do Projeto Cuidado realizado no estacionamento do Prédio B. A atividade, inspirada em Divertidamente, animação da Disney que aborda o tema da inteligência emocional de forma simples e didática, foi dividida em três ilhas temáticas: Projetando o 2º semestre, Cultivando sentimentos, Solidariedade e Cada um do seu jeito. 

O Diário do Cuidado foi construído em quatro etapas: a primeira consiste em preparar um espaço para a semente, elaborando ou utilizando um vaso que deve apresentar uma ideia de sustentabilidade – com materiais reciclados e/ou reutilizados. A segunda em plantar e cultivar. Já a terceira etapa é o florescer - ter uma terra de boa qualidade, um ambiente com luminosidade e quantidade adequada de água propicia um bom ciclo vital e a quarta e última etapa faz é o ponto de culminância da reflexão com o registro final da planta – tanto para as sementes que floresceram como aquelas que não cresceram. 

Para finalizar o Diário do Cuidado os estudantes responderam à questão: “Conte-nos sobre o período em que cuidou da sua semente e compare com a importância do cuidado com a sua vida, com os seus sentimentos e sobre a ideia de lidar com desafios como a planta não crescer de acordo com o esperado, não chegar ao resultado dentro do tempo que você estimou, entre outros”. Em todas as etapas os estudantes devem inserir uma imagem e responder à questão relacionada ao objetivo da atividade.

Projeto Cuidado 

Buscando proporcionar maior compreensão sobre as emoções, o Projeto Cuidado, desenvolvido no 6º ano do Ensino Fundamental e que faz parte do Projeto Convivendo, aborda a reflexão, o debate e a escuta sobre temas como sentimentos, empatia e cooperação, visando o fortalecimento de vínculos sociais e primando pelo cuidado, essencial na pedagogia marista.