A pandemia nos trouxe inúmeros desafios, mas talvez o maior deles seja o distanciamento social. Este afastamento traz consigo possíveis problemas relacionados à saúde mental, principalmente em crianças e adolescentes. Neste período é muito comum experenciarmos algumas emoções como tristeza, angústia, raiva e ansiedade. Para que possamos entender “o que são as emoções”, é necessário que possamos validá-las e traduzí-las. A raiva e a ansiedade, por exemplo, são emoções importantes em nossas vidas, porém, por despertarem incômodo físico, geralmente são associadas a algo negativo.
Segundo a orientadora educacional dos Anos Finais EF Clarice Conter, é fundamental que possamos entender as emoções, falando sobre elas, nomeando-as e sabendo de fato o que estamos sentindo. “Também é necessário que possamos buscar o equilíbrio necessário para lidar com estas sensações: aceitar o que está sentindo e permitir-se sentir; falar com alguém de nossa confiança, um amigo, um terapeuta, sobre esta emoção; lembrar que sentir emoções é normal. Conviver com certas emoções é um grande desafio, mas é preciso procurar ajuda, conversar, tentar entender o que está acontecendo.”, afirma a educadora.
Neste intuito, buscando proporcionar maior compreensão sobre as emoções e pensando neste cenário de atenção com os nossos sentimentos, surge o Projeto Cuidado para os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal da atividade, é desenvolver uma proposta de intervenção que possa possibilitar a reflexão, o debate e a escuta sobre sentimentos de cuidado consigo e com o outro, empatia e cooperação, visando o fortalecimento de vínculos sociais primando pelo cuidado, essencial na pedagogia marista.
Em 2020, primeiro ano de pandemia, algumas atividades já foram desenvolvidas com o nível de ensino a fim de fortalecer vínculos com colegas e professores e ressignificar a trajetória dos estudantes que iniciavam o 6º ano do Ensino Fundamental de maneira remota. Segundo Clarice, a ideia para 2021 é ampliar as atividades e oportunizar ainda mais espaços de diálogo e escuta nos ambientes escolares, sejam eles físicos ou virtuais. Além disso, auxiliar os estudantes a entenderem seus sentimentos, suas dúvidas em relação às mudanças que ocorrem neste período escolar e as suas emoções, estimulando o sentimento de pertença de grupo, a criação de laços sociais, a escuta individual e coletiva e instigando também a cooperação, a empatia e a ajuda mútua.
Além das ações desenvolvidas no ambiente escolar, como posso incentivar o Projeto Cuidado também na minha casa? Confira abaixo algumas dicas:
Como os estudantes do 6º ano EF estão passando pela transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais é muito importante, por exemplo, que os pais ou responsáveis busquem:
1. Conhecer, junto ao seu filho, o ambiente virtual (Marista Virtual 3.0 e Microsoft Teams), para auxiliar quando necessário e/ou solicitar ajuda do Colégio quando for necessário;
2. Manter uma rotina: horário de dormir e acordar, tomar o café da manhã, almoçar, realizar as atividades da escola (como faziam no presencial);
3. Organizar o espaço onde o estudante assistirá à aula: de preferência um lugar arejado, tranquilo, claro e que também não tenha tantos ruídos evitando que ele perca o foco e se distraia facilmente;
4. Incentivar a participação na aula online: que abra a câmera, tire suas dúvidas e faça suas contribuições, anotando tudo o que achar importante;
5. Montar um cronograma organizando os horários de estudo, entregas de trabalhos e avaliações;
6. Incentivar seu filho a respeitar os horários de descanso, de fazer um lanche, ou seja, uma pausa das suas atividades de home office, assim como fazia no colégio.
7. Incentivar a realização de atividades domésticas juntos: cozinhar, colocar a mesa, arrumar o seu quarto, isso também é um momento de aprendizagem;
8. Reservar momentos para o lazer e para a família: assistir a filmes, ler livros, ouvir música, conversar, pegar um sol, praticar alguma atividade física... Brincar também é importante!
Quer saber mais sobre as ações desenvolvidas com o 6º ano EF durante o ensino remoto? Leia a matéria Aprendizagem afetiva em tempos de pandemia.