Quando um estudante decide qual caminho deseja seguir após concluir o Ensino Médio, ao optar por continuar os estudos em uma universidade, os processos seletivos podem ser dos mais variados, mas há sempre uma exigência em comum: a redação. Não à toa, essa é uma das provas que costuma deixá-los mais apreensivos. É verdade que construir um bom texto muitas vezes pode parecer uma tarefa difícil, mas, seguindo alguns passos e exercitando a escrita, este processo pode se tornar um pouco menos complicado.
É importante ter em mente que a redação é, antes de qualquer coisa, uma prova de Língua Portuguesa e, por isso, a escrita correta das palavras, pontuação e acentuação adequadas, concordâncias e classes gramaticais apropriadas são tão importantes quanto o texto em si, que, por sua vez, deve ser apresentado de forma coesa e coerente a fim de testar, também, o repertório dos estudantes a respeito de temas que costumam estar em evidência, bem como sua capacidade de organização e argumentação. Para ajudar a descomplicar esse processo, convidamos a ex-estudante rosariense Larissa F., que obteve 980 pontos na prova de Redação do ENEM 2021, e o educador Fabrício de A. para darem algumas dicas de como elaborar um bom texto, levando em conta os critérios de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Fabrício enfatiza que “a redação, assim como qualquer outra disciplina, precisa de estudo e de prática. Logo, é importante que o estudante separe um tempo para produzir textos e praticar a sua escrita”. A indicação é confirmada por Larissa: “No meu processo de escrita, eu normalmente tinha um dia fixo na semana para escrever redação, em que eu lia a proposta, organizava as ideias principais e planejava como encaixá-las em cada parágrafo. Aí, então, fazia o rascunho”, relata. “Acredito que para organizar e estruturar uma boa redação, uma das partes mais importantes é a do projeto de texto, pois é o momento em que tu vais decidir tua tese e então organizar quais argumentos usará para apoiá-la. Assim, fica muito mais fácil e rápido escrever o rascunho, deixando a redação mais fluida e as ideias mais claras”, completa.
Outro aspecto destacado por eles diz respeito à importância de conhecer o gênero textual em questão. “A prova de redação do ENEM possui uma característica bastante peculiar, uma vez que requer do participante, por exemplo, uma proposta de intervenção que aponte medidas e ações voltadas a intervir na proposição de um determinado problema, de modo a amenizá-lo, ou até mesmo, saná-lo. Logo, conhecer as características e aspectos do gênero textual dissertativo-argumentativo (modelo ENEM) é fundamental para que se alcance uma boa nota na redação”, explica o educador. No mesmo sentido, Larissa conta como estar familiarizada foi importante para fazer um bom escore. “Durante a semana, eu lia algumas redações modelo da banca sobre a qual eu ia escrever, como por exemplo, redações nota 1000 do ENEM. Isso me ajudava a ver na prática que tipo de escrita alcançava uma alta pontuação. Ainda, a partir dessas redações modelo, eu acabava absorvendo vários repertórios para argumentação”, relata.
Mais um ponto para o qual chamam a atenção é sobre o conteúdo do texto, que deve ser claro e objetivo. “Na minha opinião uma boa redação é aquela em que o leitor consegue identificar facilmente o que se pretende defender e quais os recursos utilizados”, afirma Larissa. “Ela não precisa vir com muitas informações e repertórios, que acabam, muitas vezes, deixando o texto confuso e superficial, mas sim um número pequeno de ideias que serão bem desenvolvidas nos parágrafos”, completa. A opinião é corroborada por Fabrício, que sugere que o estudante evite o uso de generalizações, exageros e informações redundantes. “Essas situações, ao invés de potencializarem o texto, podem revelar certa falta de reflexão do estudante sobre determinado assunto, bem como passar a imagem de pouco domínio linguístico por parte do participante. Uma linguagem simples, precisa e direta exerce bem o papel na hora da elaboração de uma boa proposta textual”, reitera.
Para ajudar, vamos retomar estas dicas de forma mais objetiva:
1) Leia! Todo grande escritor é, antes de mais nada, um grande leitor. Por isso, é muito importante que nosso repertório esteja em constate renovação. Para isso, não é necessário optar pelos clássicos ou obras mais rebuscadas. Recorrer a livros que falem sobre assuntos de seu interesse e preferências pode ser o melhor caminho para adquirir este hábito e agregar conhecimento.
2) Pratique. Separe um tempo na sua rotina para dedicar-se à escrita. Nesta ocasião, comprometa-se a ler a proposta com atenção, fazer um projeto de texto - ou seja, organizar as ideias principais e planejar como encaixá-las em cada parágrafo - e então criar o seu rascunho.
3) Conheça a prova. Ler produções de edições anteriores que tiveram uma boa nota em ajuda a ver, na prática, que tipo de escrita atinge uma média elevada. Ainda, a partir dessas redações modelo, é possível aumentar o repertório argumentativo, especialmente aqueles mais gerais, que acabam se encaixando em diversos temas.
4) Mantenha a coerência. Procure abordar o tema sob uma única perspectiva, ainda que a proposta possibilite diversos caminhos para construir sua argumentação. Assim, as ideias ficam mais claras e o texto mais fluido e organizado, mostrando uma sequência lógica de raciocínio e propriedade sobre o assunto, o que costumam ser critérios de avaliação.
5) Informe-se. O Enem e grande parte das universidades costumam pedir redações sobre temas que estejam em pauta na sociedade. Por isso, é muito importante estar por dentro dos mais variados acontecimentos e repertórios socioculturais. A prática da escrita, nesse caso, permite que o estudante possa testar esses repertórios e estimular o desenvolvimento de diferentes argumentos a partir de distintos assuntos.
Gostou dessas dicas? Conheça outras propostas ofertadas pelo Colégio que auxiliam no aperfeiçoamento da escrita:
Produção Textual
O Marista Rosário desde o 6º ano do Ensino Fundamental, a Produção Textual é o componente curricular que foca essencialmente na produção de diferentes tipos de textos, e no Ensino Médio, ela ganha destaque devido à carga horária intensificada. A fluência, a organização de ideias e a qualidade gramatical são permanentemente exercitadas em atendimentos individuais e nas salas de aula. Os estudantes têm acompanhamento individualizado com o Setor de Redação, que disponibiliza exclusivamente professores, para o aperfeiçoamento da produção textual por meio de plantões de acompanhamento à escrita.
Redação Nota 1000
No Ensino Médio, buscando facilitar, qualificar e ampliar a produção escrita, o Colégio desenvolve outro projeto de produção textual com os estudantes. Trata-se da parceria com a plataforma Redação Nota 1000, a qual tem um suporte de tecnologia favorável e inovador para a avaliação textual e desenvolvimento da escrita. No atual contexto, sua utilização contribui com o desenvolvimento e acompanhamento das atividades online. O site possibilita a postagem e o acompanhamento das tarefas de redação de cada estudante, acompanhamento de interações dos alunos com as suas atividades, acesso a mais de 400 temas de diversos gêneros textuais e diversos recursos: envio de redações manuscritas, colocação de comentários nos textos, reescrita, relatório de desempenho detalhado dos estudantes e da turma.