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Estudantes ressignificam o Museu de Ciências Naturais do Colégio

16/11/2021
Nosso jeito de educar
Turmas do 7º ano EF criaram QR Codes para identificar as espécies expostas no local

​Em função da pandemia, alguns lugares tiveram que se reinventar para não deixar de existir. Dentre eles, estão os museus, que se adaptaram e utilizaram tour virtuais e outras tecnologias como aliadas para garantir a visitação ao seu acervo.  No Colégio Marista Rosário não foi diferente. Depois de um tempo fechado para visitação, o Museu de Ciências Naturais está de volta, com novidades. 

Os professores da área de Ciências Naturais e suas tecnologias propuseram uma sequência didática para ressignificar os exemplares do Museu. No projeto, estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental fizeram uma pesquisa sobre as características de um dos exemplares expostos no local e criaram um currículo para ele, que pode ser acessado pelos visitantes por meio de um QR Code, uma maneira de aumentar a interatividade e melhorar a experiência dos frequentadores, tornando-a mais empolgante, e aprendendo ainda mais. 

Dentro do estudo dos conceitos de taxonomia – ciência que lida com a descrição, identificação e classificação dos organismos - as turmas utilizaram o conhecimento científico para agregar e valorizar os animais empalhados do Museu da escola. Cada espécie recebeu um QR Code, onde consta uma ficha elaborada pelo estudante do 7º ano EF, indicando várias características, que poderão ser exploradas por outros estudantes durante uma visitação. Veja quais foram as orientações da atividade:

  • Ordenar os animais e as plantas de acordo com as características dos grupos a que pertencem, com as relações desenvolvidas nos ecossistemas e discutir mecanismos adaptativos e evolutivos que podem ser verificados

  • Organizar os seres vivos com base em conceitos biológicos.

  • Apropriar-se de conhecimentos das ciências como ferramenta de pensamento para leitura do mundo, compreendendo-os como um empreendimento humano.

​O estudante Artur P. diz que com o trabalho pode descobrir muito mais sobre a fauna brasileira e ver animais que nunca tinha visto. “Consegui também estudar mais sobre espécies que já conhecia, busquei em diversas fontes de pesquisa para ter um resultado melhor. O professor me mostrou um site onde se catalogam cientificamente os peixes, que achei muito interessante. Adorei esse trabalho em todos os aspectos! Agora estou muito mais curioso por novas descobertas nas Ciências Naturais!”, afirma. 

Segundo o professor Pedro Nitschke, o Museu do Colégio é um local de aprendizagens e vivências e possui um grande acervo que serve de inspiração para preservação das espécies, evidenciando as características de cada habitat em questão. “Essa ressignificação do local deu tão certo que já temos outras turmas querendo visitar e conhecer o espaço”, comemora. 


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As turmas do 1º e do 5º ano do Ensino Fundamental também estão frequentando o Museu. O 1º ano EF está estudando a relação dos animais com seus habitats (aquático, terrestre...). A proposta permite que as crianças também reflitam sobre as ações humanas para manter a conservação desses ambientes.

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​No 5º ano EF, a visita faz parte do projeto Transição (saiba mais aqui​), e está vinculado à pesquisa da Mostra do Saber, que a partir do 6º ano EF passa a ser feita em grupos e não mais um projeto por turma como é feito nos Anos Iniciais. Por isso, os estudantes estão realizando pesquisa individual sobre algum animal exposto no Museu. ​