Em maio, o Colégio Marista Rosário lançou o Núcleo de Internacionalização, iniciativa que visa proporcionar reflexões e experiências multiculturais para sua comunidade escolar por meio de iniciativas variadas, permanentes e orgânicas, direcionadas aos diferentes públicos. Umas das propostas do Núcleo é a Atividade Complementar de Língua Inglesa, que inicialmente será oferecida para turmas do 4º ano EF, chamada PlusEnglish.
Para que os estudantes possam ter um gostinho de como será o projeto, de 4 a 8/10, serão oferecidas oficinas experimentais, nas quais os inscritos poderão participar de viagens online e totalmente em inglês, para Japão, Pantanal ou Egito.
Serão oferecidas 14 vagas para cada horário e os interessados devem se inscrever gratuitamente neste link até o dia 30 de setembro.
Após a inscrição, o estudante receberá o seu cartão de embarque, com as informações como número do voo e portão, que serão o login na plataforma Zoom e a senha de acesso à reunião. Cada viagem será acompanhada por dois professores. A atividade é promovida em parceria com a escola Achieve Zona Sul.
Para a coordenadora pedagógica Vanessa Riva, a proposta é importante porque possibilita que o estudante tenha uma experiência com abordagem prática em língua inglesa, oportunizando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais.
O ensino da Língua Estrangeira
O ensino da língua estrangeira tem como objetivo permitir o contato do estudante com outras culturas, outros modos de viver e de se expressar, centrando-se na comunicação em diferentes situações da vida cotidiana.
Segundo as Matrizes Curriculares da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o processo de ensino e de aprendizagem da língua estrangeira deve ser altamente conectado e relevante para a vida dos estudantes, ajudando-os a perceberem os benefícios imediatos e de longo prazo deste estudo.
Ainda segundo o documento marista, a capacidade de falar duas ou mais línguas melhora o desenvolvimento cognitivo, bem como o raciocínio e as habilidades de pensamento criativo. Além disso, aumenta a confiança do estudante como aprendiz, contribuindo para o avanço no desempenho acadêmico.
Dentre os aspectos positivos da aprendizagem de língua estrangeira, podemos incluir:
a flexibilidade mental
a melhoria das habilidades de resolução de problemas
a compreensão dos aspectos de uma variedade de culturas
a sensibilização para as questões globais, incluindo as relacionadas ao ambiente e à sustentabilidade.