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Como a Minecraft Education é usada nas aulas de Ciências Humanas

01/10/2021
Inovação
Plataforma permite que estudantes explorem sua imaginação criando cenário e desenvolvam novas habilidades

​​​​O Minecraft: Education Edition é um jogo de mundo aberto, que se assemelha ao brinquedo Lego, que possibilita criar cenários e elementos a partir de blocos. A atividade, além de recreativa, incentiva características como criatividade, colaboração e resolução de problemas, tudo isso em um espaço imersivo, onde a criança ou o adolescente tem liberdade para usar sua imaginação. Seguindo a matriz curricular, os educadores utilizam a plataforma em diferentes projetos de sala de aula.

Para o supervisor de tecnologias educacionais dos Colégios da Rede Marista, Ederson Locatelli, a versão do Minecraft voltada para a educação é uma tecnologia 3D que, ao oportunizar a imersão, eleva a experiência a outro nível para o usuário. “O Minecraft é uma tecnologia que os estudantes já conhecem, dessa forma, eles sabem como se movimentar, construir, destruir e programar. A plataforma é familiar aos estudantes, especialmente para os Anos Iniciais e Finais", explica.

Entre os destaques do Minecraft estão a imersão e a autoria. “Como a plataforma permite a construção de cenários e objetos, também fomenta a questão da autoria, a qual é muito importante para nós. Quando o estudante é autor, evidenciam-se as aprendizagens que ele vai construindo ali, ele não só reproduz, ele concebe, ele se coloca naquelas produções que estão sendo realizadas" comenta Locatelli.

Como o Minecraft é utilizado nas aulas?

Ao trabalhar com a plataforma, os educadores apresentam a metodologia e conduzem os estudantes, uma vez que a técnica é conhecida pelas crianças e pré-adolescentes. “Quando um educador adota, alinhando à sequência didática, por exemplo, um projeto interdisciplinar, desenvolvendo habilidades e competências previstas em nossa matriz, eles se adaptam rapidamente à ideia, pelo fato de usarem para o lazer", aborda o especialista.

No Marista Rosário, as Sequências Didáticas de Ciências Humanas dos 6º e 7º anos EF utilizaram a Minecraft Education para construir e significar aprendizagens da área. No contexto da bimodalidade escolar, foi necessário pensar em estratégias para a utilização da plataforma de maneira colaborativa. Segundo a professora de Filosofia Fernanda de Oliveira, os estudantes trabalharam em conjunto, demonstrando a integração entre os que estavam online e presencial.

Foi realizada uma oficina para o 6º ano EF com o apoio do setor de Tecnologias Educacionais. Para a realização da atividade, os estudantes trouxeram seus dispositivos e compartilhavam a tela com o seu grupo para construir de maneira colaborativa. “Foi uma experiência muito interessante de parceria e engajamento entre colegas", afirma Fernada.

Na Sequência Didática do 6º ano EF, o tema foi jogos olímpicos. Os grupos pesquisaram sobre a representação do início das Olimpíadas, na Grécia Antiga, e atualmente, as características naturais e sua relação com a prática de esportes e sobre princípios e valores que podemos encontrar na prática esportiva​. A atividade culminou na construção utilizando Minecraft para representar as ideias solicitadas. “Foi notável a elaboração criativa das ideias relacionadas ao contexto histórico, às questões geográficas e aos valores das práticas esportivas", enfatiza.

Na Sequência Didática do 7º ano EF, o tema urbanização objetiva refletir sobre uma cidade humanizada. Cada grupo deverá construir uma cidade planejada na Minecraft Education apresentando, no mínimo, quatro dos itens a seguir:

•             Energia renovável

•             Transporte coletivo

•             Cidade inclusiva

•             Saneamento básico

•             Área pública de lazer

•             Apresentação de um patrimônio histórico-cultural

•             Pedestre priorizado

•             Destino sustentável do lixo

A cidade planejada também deve apresentar a garantia dos Direitos Humanos como moradia, educação e saúde, entre outros. Os conteúdos específicos necessários para essa construção estão sendo desenvolvidos nas aulas de Filosofia, Geografia, História e Ensino Religioso, visando à reflexão e ao planejamento dos grupos para a construção da cidade humanizada.

Uma tecnologia, inúmeras possibilidades

Sendo uma plataforma interativa, os estudantes podem realizar diferentes ações enquanto jogam. Confira algumas delas:

  • Colaborar em projetos junto de colegas

  • Documentar o trabalho realizado e compartilhar com a turma

  • Personalizar o jogo

  • Transmitir os objetivos de aprendizados dentro do jogo

  • Jogar com os colegas em um ambiente seguro.

​Tecnologias educacionais no Colégio Marista Rosário

No jeito marista de educar, a tecnologia é um importante aporte pedagógico. Com os projetos e iniciativas propostos no cotidiano escolar, crianças e jovens experienciam princípios que são importantes ao longo de toda a vida, desenvolvendo autonomia e protagonismo. As possibilidades oferecidas pelos dispositivos e gadgets ampliam as formas de criar, cocriar e aprender.

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