Mostra do Saber e Salão Científico: a relevância da pesquisa

15/03/2021
Iniciação Científica
Infectologista do Hospital São Lucas, Fabiano Ramos, conversou com estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio no lançamento dos eventos

​​​A Iniciação Científica, entendida como um processo inicial da formação do pesquisador, tem o poder de despertar o interesse e incentivar uma visão multidisciplinar do mundo. Para que a construção de novos saberes ocorra, o Colégio Marista Rosário motiva os estudantes a refletirem sobre possíveis soluções para os problemas da sociedade na Mostra do Saber nos Anos Finais e no Salão Científico no Ensino Médio.

Este ano, os eventos buscam dialogar com os desafios da atualidade e a relevância da pesquisa no contexto atual. Por isso, o lançamento das atividades, realizado no sábado, 13/3, pelo app Teams, contou com uma conversa com o médico e chefe do serviço de Infectologia do Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS, Fabiano Ramos, responsável por coordenar os testes da CoronaVac no HSL, realizados em parceria com o Instituto Butantan.

O profissional falou sobre sua trajetória profissional, contextualizando a importância da pesquisa na pandemia. Fabiano foi o primeiro residente em infectologia do HSL, em 2004 e, além do combate à Covid-19, atuou anteriormente frente à epidemia de dengue.​

Depois da palestra com o médico, os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram da atividade Você sabia?, utilizando a plataforma de aprendizado baseada em jogos, Kahoot. Em seguida, o biólogo e voluntário da pesquisa da vacina, Lucas Klassmann, falou com as turmas sobre sua experiência.

Já os estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio participaram de atividade com o tema A pesquisa imita a vida, no intuito de identificar, conceituar e compreender a importância do tema e do problema no desenvolvimento de uma pesquisa. Ao longo do ano, os estudantes passam pelos processos de orientação, banca e apresentação dos trabalhos.

Novas formas de ensinar e aprender

Este ano, a Mostra do Saber e o Salão Científico​ ocorrerão no formato online. A produção dos trabalhos, orientações e apresentações serão possíveis por meio da utilização de plataformas de apoio, como o app Teams, o OneDrive e Sway. Saiba mais sobre essas ferramentas.

Saiba mais

Para o Projeto Educativo do Brasil Marista, as práticas educativas devem buscar como pressupostos a pergunta, a pesquisa, a reflexão, a contextualização e a reconstrução de saberes, e tais práticas devem ser garantidas na Educação Básica, de forma que contemplem as diferentes etapas da vida do indivíduo, no que tange aos seus aspectos cognitivos, às suas individualidades, à sua leitura de mundo e ao seu contexto sociocultural.

Os Colégios e as Unidades Sociais assumem, assim, o compromisso de preparar os estudantes para as etapas da pesquisa científica, valendo-se de conhecimentos prévios e motivações a fim de que se tornem estudantes-pesquisadores. Nesse sentido, eles poderão exercer, em diferentes momentos e áreas de conhecimento, ações de pesquisa, leitura, escrita e apresentação de resultados em uma perspectiva acadêmica, apresentando análise de dados, resultados, sistematização de ideias e referencial teórico.

Fonte: Iniciação Científica: um guia de orientação na Educação Básica, 1ª edição, Porto Alegre: Centro Marista de Comunicação, 2017. Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista.