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Nós na Rede: o estudante diante das aulas online

17/05/2021
Formação
Confira o conteúdo abordado no encontro realizado com as famílias do 4º ao 6º ano EF

Dando continuidade à série de conteúdos sobre as formações realizadas para as famílias nos meses de março e abril, no dia 7/4, o assunto O estudante diante do ensino remoto: uma dinâmica diferente de jogos online foi abordado com as famílias do 4º ao 6º ano EF. Antes do encontro, os participantes enviaram perguntas que foram respondidas pela psicóloga Juliana Potter. Confira as perguntas e as respostas:

Qual a sugestão para ajudar na motivação dos estudantes para as aulas online, visto que eles estão bastante cansados do ensino remoto e do luto diário que estamos vivendo?

• Além de ter uma rotina estabelecida e um espaço organizado, a criança precisa poder contar com um adulto que é solidário ao que ela está passando, alguém que valide e dê apoio ao que a ela está sentindo. 

• Às vezes os adultos esperam das crianças coisas que nem eles mesmos conseguem fazer.

• Alguns adultos estão sem paciência para lidar com as dificuldades dos filhos. Não devemos esperar coisas que vão muito além do que os jovens podem fazer e temos que lembrar que eles estão vivendo uma situação sem precedentes para lidar com o tédio, limites, tolerância. Os filhos não podem achar que estão sendo menos amados porque eles “não estão dando conta do recado”.

• A regulação emocional dos pais é o maior preditor da regulação emocional das crianças. A forma como a família enfrenta os desafios da pandemia diz muito a respeito como a criança lida com isso. 

• Quando estamos muito sobrecarregados, fica difícil ver o resultado do nosso trabalho. Temos que dar oportunidade para a criança ver a evolução dela, comparar o trabalho de um dia com o do dia seguinte. Normalmente ficamos muito focados no resultado e acabamos não valorizando o processo. Elas não podem achar que fazer o tema é importante para que os pais gostem dela, mas sim que fazer o tema é importante para o processo de aprendizagem dela, que quanto mais eu aprender, melhor será para ela.

• A criança busca o reconhecimento daquilo que ela está produzindo. É importante prestar atenção nas coisas pequenas que elas fazem: ela é pontual, ela é tolerante, ela tem bons hábitos? 

• Comunique a escola quando a criança não quer abrir a câmera nunca, não quer levantar da cama, pois os educadores podem ajudar chamando elas individualmente. Lembre-se que o Colégio está desenvolvendo o projeto Educação Socioemocional

Meu filho fica falando com os colegas no chat durante a aula. O que fazer para evitar isso?

• No momento, o app Teams é o ambiente de sala de aula deles e no presencial os estudantes também trocam, conversam. Converse com o seu filho para entender melhor o porquê de ele fazer isso durante o horário de aula.

• A criança aprende com o corpo todo, não só com o que ela escuta do professor, eles buscam outros recursos. 

• Uma sugestão é organizar momentos com os colegas depois da aula para que eles possam conversar fora do horário de aula. 

Minha filha está muito agressiva, não abre a câmera, não anota nada no caderno. O que fazer?

• Neste momento de pandemia, há uma tendência maior de ansiedade, problemas de sono, de alimentação, roer unhas, cutucar a pele, arrancar cabelo, e a agressividade é uma forma da criança expressar que as coisas estão acontecendo de uma maneira que ela não consegue dar conta. A raiva é uma emoção reativa, ela deve estar muito triste e não está conseguindo lidar com isso.

• Sentar com a criança, olhar no olho dela, ouvir e se colocar no lugar dela pra entender o que ela está querendo, porque as vezes ela não consegue colocar em palavras. 

• Quando acontece algo que foge muito do normal, temos que observar a frequência que isso ocorre, porque talvez seja hora de buscar uma ajuda profissional. 

Quando vieram as provas, minha filha ficou muito nervosa. Como podemos ajudar?

Os jovens ficam muito em dúvida do que eles realmente estão aprendendo. Deixe claro pra ela dizendo que independente do resultado, os pais estão lá para apoiar e vão continuar amando-a.

Minha filha sente muitas saudades das amigas, mas não gosta de contatar com elas online. Devo incentivar que ligue às vezes ou deixo ela à vontade? 

Pode facilitar esse caminho, porque as crianças menores nem sempre tem essa habilidade ou ficam envergonhadas. Sugiram de todas assistirem o mesmo filme para conversarem sobre isso depois. 

Nos meus dias de folga, momento que eu poderia estar mais presente nas aulas online, minha filha não deixa eu assistir as aulas com ela. Isso faz parte?

Sim, isso faz parte da pré-adolescência A partir dos 10/11 anos eles vão se voltar cada vez mais para o grupo de iguais e cada vez menos para os pais. É um afastamento progressivo e sadio para eles poderem estabelecer a própria identidade. 

Meu filho termina a aula, faz o tema rapidamente e corre para o videogame. Mesmo limitando o tempo, às vezes foge do controle. O que fazer?

O tempo de tela das crianças do mundo inteiro aumentou de 4 a 6 horas a mais na pandemia, pois é complicado tirar deles algo que vem sendo uma das únicas fontes de prazer e de socialização neste momento. Mas é importante determinar horário sim.

Este momento ficou gravado. Se quiser assistir, entre o contato com o Colégio pelo e-mail [email protected] e solicite o link da gravação.